Buscar

10 - Bacteriófagos e príons

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10- ESTUDO DIRIGIDO- BACTERIÓFAGOS E PRÍONS 
· A parede celular da bactéria impede que o fago entre na mesma.
1. Bacteriófagos são vírus? Sim ou não? Explique. 
Sim, são vírus que atacam as bactérias, conhecidos como fagos.
2. Em relação aos tipos material genético, como podem ser os bacteriófagos? Qual o tipo mais comum? 
4 combinaçoes de ácidos nucleicos, RNA fita simples e fita dupla, DNA fita simples, e fita dupla. O acido nucleico mais comum é o DNA fita dupla(encontra-se a família T(cauda), o mais estudado é o T4 pois ataca a esterichea coli) (fdDNA).
3. Qual a importância ecológica dos bacteriófagos em ecossistemas como o solo e os oceanos? 
Levando em consideração que os bacteriófagos matam bactérias, eles ajudam a controlar a população bacteriana, para que essa população não exploda, não se multiplique demais. Isso é importante porque as bactérias são muito mais eficientes em captar nutrientes, agua, oxigênio e outras coisas do meio ambiente, então se houvesse uma explosão da população bacteriana, as outras formas de vida não conseguiriam sobreviver ou teriam muita dificuldade e isso causaria um desequilíbrio ecológico muito grande em solos, oceanos...Então os bacteriófagos ajudam a manter a população bacteriana em níveis que não prejudique as outras populações presentes nesse ecossistemas.
4. Qual a diferença entre um bacteriófago virulento e um bacteriófago temperado? 
Virulento: Nome dado aos bacteriófagos que produzem o ciclo lítico
Temperado: Bacteriófagos que produzem o ciclo lisogênico. 
 
5. Explique com detalhes como é o ciclo lítico e o ciclo lisogênico, indicando as diferenças entre eles. 
Virulento: Nome dado aos bacteriófagos que produzem o ciclo lítico, esse ciclo provoca a morte do hospedeiro após a infecção. O bacteriófago virulento entra na bactéria, se multiplica e mata a bactéria. Nesse ciclo lítico, o genoma do fago não se integra ao do hospedeiro. Fago t4 leva 25min pra fazer todo o ciclo. O fago t4 insere seu material genético e enzimas e começa a replicação e produção das partes virais, tem o RNAm precoce= produz proteínas precoces usadas no começo do ciclo, depois proteínas intermediarias e proteínas tardias(fianl do ciclo) depois de uns 20min começa a montagem e la para os 25min ele produz a enzima lisozima que degrada a parede da bactéria, a parede da mesma se rompe e o fago sai.
Temperado: Bacteriófagos que produzem o ciclo lisogênico. Esse ciclo é oposto ao ciclo lítico, o bacteriófago nesse ciclo não provoca a morte do hospedeiro após a infecção, além disso, o genoma do fago se integra ao do hospedeiro. Esses vírus fazem na bactéria o que alguns vírus animais fazem nos seres humanos. Fago lambda: o fago se adsorve einsere seu material gnetico, esse material se integra ao genoma do hospedeiro e então ele se chama de profago( genoma do fago está integrado ao genoma do hospedeiro), quando a bactéria ta com a condição do profago aderido ao seu genoma, ela não sofre nenhum problema então ela vai se dividinido ate o momento em que essa célula lisogena sofra uma influencia do ambiente que desperte esse vírus ai a partir disso o vírus sai da forma profago e volta a ser um material genético sozinho e vai iniciar então o ciclo lítico, é nesse ciclo que o bacteriófago produz novas copias de si mesmo, partículas virais, virions e depois esse virions são liberados para infectar novamente uma bactéria. O bacteriófago quer faz o ciclo lisogênico tem que fazer o lítico pq é no lítico que novas partículas virais são formadas.
O bacteriófago temperado pode fazer o ciclo lítico direto
6. Por que é importante o desenvolvimento do ciclo lítico depois do ciclo lisogênico?
Porque é nesse ciclo que o bacteriófago produz novas copias de si mesmo, partículas virais, virions e depois esse virions são liberados para infectar novamente uma bactéria. O bacteriófago quer faz o ciclo lisogênico tem que fazer o lítico pq é no lítico que novas partículas virais são formadas.
O bacteriófago temperado pode fazer o ciclo lítico direto
7. Explique o que é “profago” e “célula lisógena”. 
Profago: É quando o genoma do fago está integrado ao genoma do hospedeiro.
Célula lisógena: É a célula que tem o genoma no fago incorporado ao seu genoma. É a célula que o vírus invadiu.
8. Explique o que é e dê um exemplo de “conversão lisogênica ou fágica”. 
Quando a célula ta em lisogenia, que é quando ela tem o genoma no fago incorporado ao seu genoma, acontece a conversão lisogênica(fágica), ou seja, a célula ganha algumas características por conta daquele gene viral inserido em seu genoma, com isso pode acontecer uma alteração do fenótipo da bactéria. Exemplo: algumas bactérias quando estão em lisogenia(profago aderido ao seu genoma) ela fica imune a outros fagos. Vibrio cholerae e shigella precisam estar em lisogenia para desenvolver a doença porque a toxina que elas produzem não estão codificadas no seu genoma e sim no profago(genoma vrial).
9. Explique a importância dos fagos (bacteriófagos) na evolução bacteriana. 
A partir da transdução, o fago contribui com a variabilidade genética das bactérias e quanto maior a variabilidade genética de uma espécie, maior são as chances de sucesso em sua perpetuação.
10. Explique o que é e para que serva a “fagoterapia”. 
É uma terapia antibacteriana. Quando o antibiótico não consegue resolver, a ideia que as pessoas tiveram foi de tirar a bactéria da pessoa, cultivar e ver qual bacteriófago que mata essa bactéria, produzir esse bacteriófago e injeta dentro do corpo da pessoa e ai o bacteriófago atacaria só a bactéria que está causando a doença.  A técnica consiste em inocular no paciente estes bacteriófagos, que acabam matando as bactérias causadoras de doenças.
PRIONS
Não são vírus. É uma proteína infectiva, ela causa doenças do sistema nervoso central. E isso acontece pois existe uma modificação conformacional na proteína. Em relação a estruturas das proteínas, no príon celular (normal) existe uma predominância da alpha-hélice e no príon patogênico existe um número maior de folhas beta. Então a alpha-hélice muda sua configuração pra folha beta e isso deixa a proteína infectiva, é o gatilho pra essas doenças.
São muito pequenos como os vírus. Causam doenças em humanos e animais, são encefalopatias (afetam o cérebro), causam demência e perda de coordenação. A morte é inevitável mas nem todos desenvolvem a doença.
Doença da vaca-louca(causada por príons). BSE (Reino Unido). Algumas pessoas consumiram essa carne contaminada e morreram.
Natureza dos príons:
 A forma que a proteína se organiza está diretamente ligado a sua função e se isso muda, ela pode perder aquela função ou assumir outras funções. Modificaçao confromacional modifica as propriedades
Na medida que os príons envelhecem eles vao sendo degradados pela enzima proteinase k. Mas os príons que sofreram essam modificação conformacional passam a ser resistentes à proteínase K, so tem uma digestão parcial então esses príons velhos se acumlam na célula e isso dificulta o funcionamento daquela célula e ela eventualmente morre e outras vao morrendo em sequencia.
Prion celular normal= PrPc
Prion defectivo do gado ovino(Scrapie)= PrPSc
Prion defectivo resistente a proteinase= PrPres
Como os príons se multiplicam? Replicaçao dos príons. Não se sabe ao certo como acontece. Acredita-se que 1 prions defectivo pode influenciar/converter outros príons celulares a se tornarem defectivos também.
Problema dos príons: Extremamente resistentes a calor, radiação, produtos químicos. A forma de se proteger do frio é evitando ele. Inativar é complicado
Como surgem as doenças por príons? Espontaneamente(do nada=raro), geneticamente herdadas ou adquiridas( produto contaminado com o príon, doença da vaca-louca/tse). Scrapie= doença que dá no gado ovino e caprino (ovelha e cabra), coceira. BSE(vaca louca) BSE= afeta o gado bovino. A vaca perde a capacidade de coordenar os movimentos, essa doença em humanos é o jacob. Tem a versão espontânea, herdada(insônia familiar fatal) e adquirida(kuru= carne contaminada).

Outros materiais