Buscar

Gestão por Processos e Produtividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No contexto da estruturação da gestão por processos, a principal função da APE (Aperfeiçoamento de Processos Empresariais) é permitir que os processos se tornem:
  
eficazes, eficientes e adaptáveis
 
 Os processos são diferenciados pelo seu objetivo final, e a compreensão dessa hierarquia é fundamental para selecionarmos os processos críticos da empresa. Quais são os grupos de processo? Assinale a alternativa correta:
  
processos de gestão, processos primários e processos de apoio
  
Quais são os requisitos que devem existir na organização para gerir a cadeia de valor? Assinale abaixo a alternativa correta:
  
coordenação e colaboração / recursos humanos / cultura organizacional / estilo e liderança / processos organizacionais / uso de tecnologia da informação
 
O termo produtividade está presente em todas as indústrias e significa alcançar a utilização produtiva por meio dos recursos disponíveis e dos processos claros e definidos da empresa. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta referente esse tema:
  
a produtividade é uma medida da efetividade na utilização dos recursos de uma organização e o termo utilizado para avaliar o desempenho (da empresa em termos gerais ou da seção em termos específicos) de modo a auxiliar na tomada de decisão sobre as melhorias a serem aplicadas
 
Conforme descrito no Dicionário Michaelis (2000, p.584), produto é “aquilo é produzido, resultado ou rendimento do trabalho físico ou intelectual, resultado útil do trabalho”. Sabendo-se que todo produto tem um ciclo de vida, assinale a alternativa que ordena as fases desse ciclo de vida, desde sua criação:
   
desenvolvimento / introdução / crescimento / maturidade / declínio
 
 De acordo com Paim et al. (2009, p. 124-131), a gestão de processos, conforme a atuação do gerente, é comumente classificada em três tipos. Marque a alternativa que indica esses três tipos:
   
gestão completamente funcional, gestão funcional para processos transversais e gestão completamente processual
 
Desejando atender às expectativas de valor do cliente, os processos organizacionais devem ser (re)vistos e entendidos como parte agregadora ao negócio organizacional. Caso se observe a necessidade de alterar algum deles para contemplar essa premissa, Johansson et al. (1995, p. 55) apresentam três razões que darão início a essa modificação organizacional. Assinale abaixo a alternativa que indica essas razões:
   
redução de custos, renovação da competividade global e maior domínio competitivo
 
Quando falamos em funcionalidades requeridas para soluções BPM, podemos descrever sete recursos para a otimização e flexibilização da operação do processo. Assinale a alternativa correta que indica quais são esses recursos:
  
flexibilidade para a alteração de softwares conectados; monitoramento das ocorrências de problemas nos ambientes computacionais; interação humana na operação do processo; flexibilidade para a alteração do fluxo de atividades; manuais e instruções on-line que empregam os diagramas operacionais; gerenciamento de versões operacionais de processos; assinalamento de casos reais para análise posterior;
 
 Quando falamos em desenvolvimento de produtos ou serviços dentro de uma empresa, é importante que se atendam aos requisitos e as necessidades dos clientes? Assinale a alternativa que responde de forma completa a pergunta:
   
Sim, é importante que as necessidades e requisitos sejam atendidos e esses devem ser traduzidos em parâmetros desde o processo de criação até a produção do bem ou serviço. As necessidades ou requisitos do cliente, deverão ser os padrões de controle da qualidade do processo como um todo.
 
 
De maneira geral e simplificada a produtividade pode ser indicada pela razão entre as saídas (outputs) e as entradas (inputs). Em processos existem diversos tipos de inputs e Assinale a alternativa que indica somente exemplos de inputs:
  
energia empregada / capital investido / materiais / mão de obra / uso da máquina
 
Quais são os principais objetivos das técnicas de mapeamento de processos? Assinale abaixo a alternativa correta:
  
 
representar por meio de fluxogramas, diagramas ou gráficos o mapeamento dos processos, indicando entradas, saídas, atividades de internos/externos e com isso tem-se uma visão geral, objetiva e simplificada de um processo e suas principais atividades
 
A solução BPM (Business Process Management), está relacionada ao gerenciamento de oito atividades que são inerentes ao ciclo de vida de um processo (Sousa Neto; Medeiros Junior, 2008, p. 12-13). Quais são essas atividades? Assinale a alternativa correta:
descoberta, projeto, implantação, execução, interação, monitoramento e controle, análise, otimização
 
 O mapeamento do fluxo de valor apresenta alguns princípios que ajudam as empresas a se tornarem mais flexíveis e capazes de responder às necessidades do cliente. Analise as afirmativas a seguir:
I. É necessário definir o que é valor. Não é a empresa, e sim o cliente que o define.
II. É preciso especificar o fluxo de valor, que consiste em identificar os processos que geram valor, aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade e, por fim, os que não agregam valor e que devem ser eliminados.
III. Não é necessário determinar o fluxo e nem se deve determinar a fluidez para os processos.
IV. Adotar o princípio da produção puxada que sugere a conexão entre os processos através de sistemas puxados.
V. Deve-se investir na busca do aperfeiçoamento contínuo em direção a um estado ideal que deve nortear todos os esforços da empresa.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II, IV e V estão corretas
 
 Quais são as principais atribuições de um líder de uma equipe APE (Aperfeiçoamento de Processos Empresarias)? Assinale a alternativa correta:
  
é responsável por monitorar o desempenho da equipe e assegurar que ela promova o aperfeiçoamento contínuo do processo crítico selecionado
 
 
As organizações são sistemas dinâmicos que sofrem constantes mudanças. Com base nessa afirmação e com relação ao mapeamento de processos, qual das alternativas abaixo é verdadeira?
os mapas de processos de negócio devem sempre ser atualizados
 Quais são os tipos de gestão empregado nas organizações? Assinale a alternativa correta:
gestão funcional e gestão por processos
 
Quando falamos em recursos para soluções BPM, sabemos que são divididos em oito categorias. Assinale a alternativa correta que indica quais são esses recursos:
identificação de gargalos; sugestão de potenciais pontos de melhoria; apontamento do caminho crítico e demais dados da operação em tempo real; análise dos recursos alocados no processo; identificação de recursos necessários; apuração de custos; atribuição de metas; painel de controle;
 
Assinale abaixo a alternativa que completa corretamente as lacunas na seguinte afirmação: a forma mais correta de se agregar __________ a um processo, de modo que seja percebido pelo __________, é o entendimento do conceito de gerenciamento de processos, o qual, segundo Pinto (1999, p.2), [...] é o conjunto de pessoas, equipamentos, informações, energia, procedimentos e materiais relacionados em atividades para produzir resultados específicos, baseados nas necessidades e desejos dos ____________. Tudo isto num compromisso contínuo e incessante que é promover o aperfeiçoamento das organizações, trabalhando com atividades que agregam valor ao produto / serviço.
valor / cliente / consumidores
 
Quais são os critérios de valor do cliente externo? Assinale a alternativa correta:
qualidade, serviço, custo e tempo de ciclo
 
O Bizagi é um software de modelagem de processos de negócios. Dentre as opções de exportação das modelagens, qual dos formatos abaixo não é exportável através do Bizagi?
 
Assinale a alternativa correta:
  
Microsoft Excel

Continue navegando