A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Apresentação (3)

Pré-visualização | Página 1 de 1

Genoma digital
Nome: Eveline Waleska de Barros
Ev:
Disciplina: Informática 
O QUE É GENOMA?
Genoma é a sequência completo de DNA (ácido desoxirribonucleico) de um organismo, ou seja, o conjunto de todos os genes de um ser vivo. Estudar o genoma é como estudar a anatomia molecular de uma espécie.
O que é dados digitais?
Um sistema digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos. 
 Então que seria genoma digital?
Como é quando tudo começou?
O genoma humano demorou 14 anos, de 1989 a 2003, para ser completamente sequenciado. O governo norte-americano investiu US$ 3 bilhões na Celera Genomics, do biólogo Craig Venter,para que o projeto andasse mais rápido, interligando os principais laboratórios dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Alemanha, Japão, China e Índia.
Como é feito o sequênciamento de DNA?
A fila interminável de máquinas do tamanho das de lavar foi substituída por equipamentos de nova geração como a Personal Genome Machine, da Ion Torrent, que mais parece um scanner ou uma impressora. O aparelho começa a ser comercializado pela Life Technologies no Brasil nesta segunda-feira pelo preço de US$ 70 mil, o mais barato do mercado, um décimo do que custam os seus principais concorrentes. Ela funciona com um chip de silício produzido nas mesmas fábricas do Xbox. Medindo 1 x 1 cm, ele é mais poderoso que a sala inteira de Venter e seus colegas, completando uma rodada de sequenciamento de DNA em duas horas.
Quais mudanças tem gerado?
A mudança não aconteceu na intensidade que se imaginou e ainda é distante para a maioria das pessoas, mas a área já tem gerado transformações notáveis em setores como o tratamento do câncer (identificação de padrões de doenças e mutações mais comuns), agricultura (aprimoramento de espécies e adaptação em ambientes hostis), criação de gado (melhoramento de raças e combate a predadores) e, principalmente, na tecnologia. 
Previsões futuras
Graças a esse tipo de avanço — que deve acontecer depois de 2060 —, será possível identificar doenças hereditárias antes que os sintomas apareçam, ou quem sabe teremos a possibilidade de ter descendentes perfeitos. É evidente que esse tipo de tecnologia custará muito caro, mas será algo que garantirá uma vida mais duradoura aos humanos.
Até que essas novas gerações “perfeitas” cheguem, teremos a medicina presente em nossas vidas constantemente. A ideia de usar chips para monitorar a saúde de órgãos vitais e do cérebro é recorrente e não é tão difícil de acontecer. Você teria acesso a todos os detalhes do seu corpo no seu smartphone.
Exames seriam cada vez mais dispensáveis, visto que todas as informações sobre seu corpo seriam facilmente detectadas com os chips e alguns pequenos sensores. Esse uso da tecnologia poderia garantir que as pessoas evitassem a obesidade, a diabetes e outras tantas doenças.
Curiosidades
Pesquisadores da Universidade de Washington já conseguiram sequenciar 98% do genoma com a saliva dos pais de um bebê.
Europa cria "genoma digital" para formatos de mídias de dados
o biotécnologo Artur Luiz Silva, da Universidade Federal do Pará, o primeiro a adquirir a PGM por aqui.
O Fórum Econômico Mundial, que reúne anualmente 18 especialistas para responder a esta questão, listou dez inovações que podem mudar nossas vidas, transformar indústrias e proteger o planeta.
Limitações 
 Falta de informação: O papel da maioria dos genes no genoma é ainda desconhecido. Assim, uma grande quantidade de informações que podem estar presentes no genoma de Tracker é ainda inutilizável.
Técnicos e pessoal médico inexperiente:Mesmo em países com assistência médica avançada, a maioria do pessoal médico e técnicos é treinada no seqüenciamento do genoma e está cientes de como interpretar dados genomic. A tecnologia utilizada na obtenção das informações do genoma é bastante complexa.
Política de privacidade: Um teste de sequência de genoma pode fornecer uma riqueza de informações sobre um indivíduo. Embora os testes estão sendo realizados, ainda carece de políticas para manter a privacidade e a segurança dessas informações.
Os riscos do excesso de informações: Às vezes o genoma testes eles não podem fornecer informações que não é necessárias. Por exemplo, Quando uma pessoa realiza testes de seqüência do genoma para determinar um tratamento eficaz para sua doença existente, pesquisadores descobrem sobre um risco aumentado de doença para a qual tratamento ainda não está disponível no processo de. Estudos preliminares mostram que muitos pacientes preferem preferem não saber essa informação. Este é um dos aspectos integrantes do sequenciamento do genoma para a qual nem os pesquisadores nem os políticos estão dispostos a dar recomendações claras ainda.
Conclusão 
BIBLIOGRAFIAS 
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dados_digitais&ved=0ahUKEwil0qHHz_DVAhXEl5AKHbISDCwQFggzMAE&usg=AFQjCNFPdEJ41w1OPM1B-i-ov8JoQiE8hg
http://m.brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-genoma.htm
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150305_dez_tecnologias_promissoras_rb&ved=0ahUKEwiey6Sc0_DVAhUMFZAKHf6fAZwQFghsMBI&usg=AFQjCNFNDkixSwuk9o0JqnIuniRSSk6wyg
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://m.tecmundo.com.br/amp/futuro/47100-7-previsoes-tecnologicas-para-os-proximos-100-anos.htm&ved=0ahUKEwiey6Sc0_DVAhUMFZAKHf6fAZwQFgh_MBU&usg=AFQjCNFcqOwP_Z-f85QPKHgylNoVlNp8eA&ampcf=1
https://www.elblogdelasalud.info/pt/beneficios-de-la-secuenciacion-del-genoma-entero/13282 
http://link.estadao.com.br/noticias/geral,projeto-genoma-para-todos,10000039752.amp

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.