Buscar

REPUBLICA NOVA E REPUBLICA LIBERAL PCC 5 PERIODO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP
 UNIVERSIDADE PAULISTA
 INTERATIVIDADE
 PRÁTICA COMO COMPONETE CURRICULAR
 PCC
 
 REPUBLICA NOVA REPUBLICA LIBERAL
 GIRLENE CREUZA DA SILVA
 RA: 2073718
 POLO: PIANCÓ-PB
 2022
INTRODUÇÃO
A Nova República é um período histórico que teve início em 1985 e dura até a atualidade. A Nova República é um período da História do Brasil que tem início com o final da Ditadura Militar (1985) até os dias de hoje. Ou seja, este período começa com a saída do general Figueiredo da presidência do Brasil e a entrada de um civil no cargo, José Sarney.
A REPÚBLICA LIBERAL (1946-1964) 2. SOBRE O PERÍODO •Considerado um dos períodos mais democráticos da História brasileira, com alternância de partidos na presidência, fortalecimento dos sindicatos, surgimento de movimentos sociais no campo e ampliação no acesso ao voto.
Sob a chefia de Getúlio Vargas, foi instaurado um governo provisório que durou até 1934. Embora vitorioso sobre a revolução constitucionalista de 1932, ocorrida em São Paulo, Vargas viu-se obrigado a convocar uma assembleia constituinte, que deu ao país uma nova constituição (1934), de cunho liberal.
Em 1935, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) promoveu uma revolta militar, conhecida como intentona comunista. Aproveitando-se de uma conjuntura favorável, Vargas deu um golpe de estado, em 1937, fechando o Congresso e estabelecendo uma ditadura de cunho corporativo-fascista, denominada Estado Novo, regida por uma carta outorgada, de caráter autoritário. Vargas governou até 1945, quando foi deposto por novo golpe militar.
Durante seu governo, incentivou-se a industrialização, inclusive com a fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, foi estabelecida uma legislação trabalhista, reorganizou-se o aparelho administrativo do Estado, com a criação de novos ministérios, e cuidou-se da previdência social, entre outros melhora A história do Brasil republicano é de alternância entre regimes autoritários e períodos de democracia. Ela iniciou com o governo ditatorial de Deodoro da Fonseca, passou pelo período do voto do cabresto durante a República do Café com Leite, e depois a população brasileira viu Getúlio Vargas permanecer por 15 anos no poder. Em 1945, iniciou um período democrático no Brasil, quando presidentes foram eleitos legitimamente por meio de eleições. Mas isso não quer dizer que não foi um período conturbado. As disputas políticas e ideológicas acabaram com o golpe civil militar de 1964, que instaurou uma ditadura que só teria fim 21 anos depois.
EXERCICIOS
1. Dentre as relações que acompanham o populismo político, podemos citar:
A)A luta pela democracia plena.
b) A luta pelo crescimento econômico sustentável
c). O nacionalismo econômico
d) A plena divisão de poderes.
2- O governo provisório de Getúlio Vargas, criou uma estrutura:	
a) de defesa democrática.	
b) de defesa de uma nova Constituição.	
c) de defesa dos paulistas e mineiros.	
d) de concentração de poder.
CITAÇÕES BIBLIOGRAFICAS
 https://historiaunip.blogspot.com/2017/06/questionario-republica-nova
https://www.passeidireto.com/arquivo/65550621/republica-nova-e...

Mais conteúdos dessa disciplina