Buscar

6a Aula de Ciência Política & Teoria Geral do Estado

Prévia do material em texto

6a Aula de Ciência Política & TGE – Profo Fernando Alvarenga
Data: 28/03/13
Obs.: Continuação da aula 05.
Aula 05
Elementos Essenciais do Estado
Ilhas Malvinas
Sendo a soberania uma qualidade do poder, ela não pode ser mensurada mas poderá ser aplicada ao território descontínuo desde que a lei, ou melhor, a constituição do País conquistador seja lá aplicada.
Formas de Estado
Estado Simples > Estado Unitário
(Centralização do Poder)
Estado
Povo
Território Delimitado
Governo Soberano
Aula 06
Elementos Essenciais do Estado - II
Estado Perfeito > São aqueles que reúnem os elementos constitutivos do Estado, tendo plena personalidade jurídica internacional: Povo, Território, Governo Soberano E Finalidade.
Estado Imperfeito > Quando falta um dos elementos constitutivos deste Estado, mesmo que temporariamente. Em razão disso, é o povo que responde pelo princípio da continuidade de Estado.
Estados Compostos
Ocorrem com uma união de dois ou mais Estados apresentando duas esferas distintas de poder governamental obedecendo a um regime jurídico especial.
Estado Composto Por Coordenação
União Real
Forma de Estado definitiva com conservação de suas diferentes organizações nacionais com união fundada na personalidade jurídica de Direito Internacional. 
Ex.: Suécia e Noruega, Áustria e Hungria, Irlanda, Escóssia e Inglaterra.
Estado Composto Por Coordenação
União Pessoal
Forma de Estado temporária com conservação de suas respectivas soberanias, com união fundada na pessoa do soberano. É uma forma própria de monarquia que ocorre quando dois ou mais estados são submetidos ao governo de um só monarca.
Ex.: Jorge I > Inglaterra e Honover
Felipe > Espanha e Portugal
Estado Composto Por Coordenação
Confederação
É uma reunião permanente e contratual de Estados independentes, que se ligam, para fins de defesa interna e externa, não há restrições da soberania interna, nem perda da personalidade jurídica de Direito Internacional Público. Pode ser considerada como entidade supra-estatal.
Estado Composto Por Coordenação
Federação
É uma forma mais sofisticada de organizar o poder dentro do Estado. Ela implica em uma repartição delicada de competências entre o orgão do poder central, chamado “União” e as expressões das organizações regionais conhecidas como Estados-Membros, podendo ser chamada de Província.
Como a União é o administrador da Federação, ela exerce o poder soberano, e tem competências muito próprias do administrador geral, no Brasil previstas no Art. 22 da CF/88.
Os Estados-Membros ou entes da federação tem autonomia administrativa em sua região, sendo o poder soberano exercido pela República.

Continue navegando