Buscar

AV DIREITOS HUMANOS 2019 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina: DIREITOS HUMANOS 
	AV
	Professor: ERICA SENNA ULYSSEA
 
	Turma: 9012
	CCJ0058_AV_201608147371 
	 30/10/2019 
	
 
		
	DIREITOS HUMANOS
	 
	 
	 1.
	Ref.: 2975829
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	O Direito Internacional Público (DIP) deixa de ser um direito das relações entre Estados para se tornar mais presente nos organismos internacionais, como a ONU. Tal assertiva caracteriza a seguinte tendência do DIP:
		
	
	regionalização
 
	
	humanização
 
	 
	funcionalização
 
	
	institucionalização.
 
	 
	universalização.
	 2.
	Ref.: 634556
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	
	Solidários e Individuais.
	 
	Individuais e Sociais.
	 
	Solidários e Coletivos.
	
	Políticos e Sociais.
	
	Individuais.
	
	 3.
	Ref.: 142682
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	São características do Estado Liberal acoplado à primeira dimensão dos direitos fundamentais:
		
	
	Liberdade por intermédio do Estado
	
	Busca da Igualdade material
	 
	Busca da igualdade formal e das liberdades individuais
	
	Proteção dos hipossuficientes e direito dos trabalhadores
	
	Garantia de vida digna para todos e direitos positivos
	
	 4.
	Ref.: 911694
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Tratados são, por excelência, normas de direito internacional público. No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o direito interno estatal, após a verificação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, assinale a opção correta, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro. (OAB ¿ 2008.3)
		
	
	NRA
	
	Uma vez ratificados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o direito brasileiro.
	 
	Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo presidente da República.
	
	Após firmados, os tratados passam a gerar obrigações imediatas, não podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razões de direito interno.
	
	Uma vez firmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos à União, são automaticamente incorporados visto que são aprovados por parlamento comunitário.
	 5.
	Ref.: 624106
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Considere as seguintes afirmações sobre os direitos sociais. I. A exegese literal das cláusulas pétreas indica que esses direitos fazem parte do núcleo constitucional intangível conforme texto da nossa Constituição. II. São direitos que exigem do Poder Público uma atuação positiva como uma forma de implementação da igualdade social dos hipossuficientes. III. A teoria da reserva do possível defende a possibilidade de um ativismo judicial no que tange a esses direitos para que haja uma irrestrita implementação pela via judicial. IV. Afirma-se que para sua maior efetividade a Emenda Constitucional no 31/2000, atentando para um dos objetivos fundamentais da nossa República, criou o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Estão corretas SOMENTE as afirmações
		
	 
	I, II e III.
	
	I e IV.
	
	II, III e IV.
	 
	II e IV.
	
	I e III.
	 6.
	Ref.: 232669
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	¿O ser humano é um ser social, não vive de forma isolada. Dessa necessidade primária, aliada à de autopreservação, de forma remota, tem-se a origem do Estado, sob a sistemática de um contrato social, como garantidor da ordem social em contrapartida à concessão feita pelos indivíduos de algumas de suas liberdades. O Estado, atendendo a tendências que foram surgindo nas diferentes épocas, foi assumindo ao longo dos tempos, variadas formas e foi, com isso, adotando posições em relação aos direitos a que fazem jus os indivíduos. A princípio se tem os direitos humanos, que são a eles inerentes e decorrentes da própria condição de ¿ser humano¿. Com o passar do tempo e à medida que foram sendo reconhecidos pelas ordens jurídicas dos diversos Estados, através de sua positivação em textos constitucionais, tornaram-se eles, então, direitos fundamentais.¿ Considerando o texto do enunciado, aponte qual das opções seria aquela que melhor corresponde à ideia de mínimo existencial no contexto constitucional pátrio.
		
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado ao fato do Poder Judiciário ser o órgão competente para proporcionar a concreta observância dos preceitos constitucionais, já que, não obstante tais normas tenham imperatividade, na prática social, não raras vezes, são eles, descumpridos. É um princípio aplicável somente para proteção dos direitos fundamentais das minorias socialmente discriminadas e grupos não privilegiados, que dependem em última instância da atuação do Poder Judiciário¿.
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado apenas com os direitos negativos, que somente são passíveis de tutela pela atuação do Poder Judiciário, pois a efetivação dos direitos positivos, por demandarem recursos, estariam sujeitos somente à vontade do Poder Executivo.
	
	o principio do mínimo existencial corresponde à analise de uma previsão legal para a prestação efetiva de direitos, observado os recursos materiais disponíveis para sua satisfação, motivo pelo qual, em fase judicial, defende-se que os juízes não teriam capacidade funcional necessária para garantir a efetivação das prestações dos direitos sociais, tratando-se que questão que foge dos âmbitos judiciais.
	 
	o principio do mínimo existencial está relacionado com o fato de nem a separação de poderes nem o princípio majoritário, serem absolutos em si mesmos, sendo possível excepcioná-los em determinadas hipóteses, especialmente quando se tratar de garantia dos direitos fundamentais e da dignidade da pessoa humana¿, pois esses dois subsistemas não justificam a alegada impossibilidade de se reconhecer a eficácia positiva às normas pertinentes à dignidade da pessoa humana em seu aspecto material, sendo assim possível, se reconhecer ao judiciário a legitimidade de sindicar algum efeito mediante provocação.
	
	o principio do mínimo existencial procura identificar o fenômeno econômico da limitação dos recursos disponíveis diante das necessidades quase sempre infinitas a serem por eles supridas pelo Estado. Assim, o que este princípio significa, é que há um limite de possibilidades para a concretização de direitos, independentemente da previsão legal.
	
	 7.
	Ref.: 568095
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Em relação aos remédios constitucionais, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O mandado de segurança somente pode ser impetrado quando as questões jurídicas forem incontroversas.
	 
	O particular pode figurar no polo passivo da ação de habeas corpus.
	
	O habeas data pode ser impetrado ainda que não haja negativa administrativa em relação ao acesso a informações pessoais.
	
	O mandado de injunção somente é necessário em face de norma constitucional de eficácia contida ou de eficácia plena.
	
	A ação popular pode ser impetrada por pessoa jurídica.
	 8.
	Ref.: 3115134
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	O que podemos considerar correto sobre o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos?
 
		
	
	o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos foi criado com a Convenção Americana de Direitos Humanos em 1950.
	
	o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos foi criado com a Convenção Europeia de Direitos da pessoa com deficiência em 1950.
	
	o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos foi criado com a Convenção Europeia de Direitos Civis em 1950.
o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos foi criado com a Convenção Europeia de Direitos Humanos em 1950.
	
	o Sistema Europeu de proteção de Direitos Humanos foi criado com a Convenção Europeia de Direitos Humanos em 1980.
	
	 9.
	Ref.: 160161
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	A tríade subprincipial da proporcionalidade é composta pelos seguintes subprincípios:
		
	
	adequação jurídica, necessidade meio e proporcionalidade em sentido amplo
	
	adequação, reserva fática e razoabilidade
	 
	adequação meio, necessidade fática e proporcionalidade em sentido amplo
	
	adequação, impositividade e proporcionalidade em sentido estrito
	 
	adequação, necessidade e proporcionalidade em sentido estrito
	
	 10.
	Ref.: 624189
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Considere a seguinte informação jurisprudencial: Súmula Vinculante nº 25 do STF: É ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito. Os debates no STF que levaram à alteração de sua própria jurisprudência e à adoção da Súmula acima consagraram a prevalência do Pacto de São José da Costa Rica e de sua proibição de prisão civil (Artigo 7º, item 7, do Pacto). Assinale a opção que contém a tese majoritária que fundamentou a decisão do STF.
		
	
	A natureza de lei ordinária das Convenções de Direitos Humanos, considerando que lei posterior revoga lei anterior.
	
	A natureza constitucional das Convenções de Direitos Humanos que no Brasil decorre do Artigo 5º, § 2°, da Constituição de 1988.
	
	A natureza supraconstitucional das Convenções de Direitos Humanos já que estas são universais e possuem força vinculante.
	 
	A natureza supralegal das Convenções de Direitos Humanos que faz com que elas sejam hierarquicamente superiores ao código civil e ao de processo civil.
	
	Nenhuma das respostas apresentadas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais