Buscar

PESQUISA ÈMILE DURKHEIN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMILE DURKHEIN
BIOGRAFIA
Nasceu em Èpinal , na França, no dia 15 de abril de 1858.Nasceu numa família de judeus na qual os homens das antigas gerações foram rabinos, esse também seria seu destino se não tivesse abandonada a escola rabínica. Aos 21 anos se formou em na Escola Normal Superior de Paris.
Escreveu milhares de estudos acerca de temas como educação, crimes, religião e suicídio. Suas obras mais estudadas são "Regras do método sociológico" e "O suicídio". Faleceu em Paris, em 15 de novembro de 1917.
TEORIA
Afirmava que “os fatos sociais deveriam ser tratados como coisa”, colocava o objeto sociológico como objeto científico. Considerava que só a ciência poderia conduzir a respostas acertadas frente às mudanças sociais cada vez mais rápidas. Resumindo, sua obra constitui uma “teoria da coesão social”, para responder como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna.
SOCIABILIDADE
Acordando com Durkhein , o homem seria um animal bestial que só se tornou humano quando se tornou sociável. "Socialização" por Durkheim, é o fator basilar na construção de uma “consciência coletiva”. Assim, a vida na cidade e sob o capitalismo, retiraria do ser humano suas referências identitárias para criar seres sem esperança. Somente seria possível superar esse impasse com a construção de uma escola laica e de valores morais 
FATOR SOCIAL
Uma de suas principais contribuições à sociologia foi determinar o "fato social", os quais nos ensinam como devemos ser, sentir e fazer. Fato social é a realidade que já encontramos quando nascemos: escola, governo, religião, ritos sociais, ou seja, tudo aquilo que temos que cumprir por obrigação social. Suas 3 propriedades são: generalidade, exterioridade e coercitividade. O ser humano não é responsável pelos fatos sociais. Sua teoria ficará conhecida como Funcionalista, uma vez que faz uma analogia com as funções do organismo.
INSTITUIÇÃO SOCIAL E ANOMIA
A instituição social seria o conjunto de regras e artifícios uniformizados socialmente para conservar a organização do grupo. Já a anomia, seria uma situação onde a sociedade ficaria sem regras claras, sem valores e sem limites.
FONTE:
www.todamateria.com.br
Sofia Galante Gonçalves

Continue navegando