Buscar

Aquecimento AV 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CAMPUS PRES. VARGAS I
CURSO DE GEOGRAFIA DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA PROFESSORA: RENATA OLIVEIRA 
ALUNO: EDUARDO DOS SANTOS PAIVA MAT. 201202367372
RESENHA SOBRE A AULA SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL - 18/05/2015
Aquecimento global: o homem é a causador ou vítima?
	A Terra passa por um processo de aquecimento global, isso é fato ou um exagero? Se estivermos sendo atingidos por um aquecimento global, quem é o causador? O homem ou a própria Terra em mais um de seus ciclos normais de aquecimento e resfriamento? Na aula do dia 18/05 tivemos a oportunidade de assistir a vídeos e de discutir esse tema, que acirram essas dúvidas e incertezas sobre a causa do aquecimento, por um lado cientistas que querem provar que os recentes fenômenos naturais fora de padrão estão ligados ao nível de intervenção do homem no meio ambiente e outros que defendem a tese que isso não passa de especulação e que o planeta está no limiar de uma nova era. 
	A corrente que culpa o homem fornece informações preocupantes sobre as quantidades de poluições que o homem emite na natureza através da produção industrial e avanços tecnológicos. Entre os principais gases que causa o efeito estufa, segundo essa corrente, é o dióxido de carbono (CO2) emitido, em grandes proporções, pelo homem na atmosfera e que é responsável por manter mais calor na baixa atmosfera, a libertação de dióxido de carbono vinda da queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra (desmatamentos e queimadas, principalmente) imposta pelo homem constituem importantes alterações nos estoques naturais de carbono e tem um papel fundamental na mudança do clima do planeta. O excesso de CO2 que atualmente é lançado para a atmosfera resulta da queima de combustíveis fósseis principalmente pelo setor industrial e de transporte. Também temos o lançamento de clorofluorcarboneto ou clorofluorcarbono (CFC) na atmosfera que é um composto baseado em carbono que contem cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo atualmente proibido seu uso em vários países.
O primeiro capítulo do relatório do IPCC (sigla em inglês de tradução: Painel Intergovermental de Mudanças Climáticas) divulgado em 2013, afirmava que há mais de 95% (extremamente provável) de chance de que o homem tenha causado mais de metade da elevação média de temperatura registrada entre 1951 e 2010, que está na faixa entre 0,5 a 1,3 grau.
O documento apontava ainda que o nível dos oceanos aumentou 19 centímetros entre 1901 e 2010, e que as concentrações atmosféricas de dióxido de carbono, metano e óxido nitroso aumentaram para "níveis sem precedentes em pelo menos nos últimos 800 mil anos".
Sobre as previsões, a primeira parte trouxe também a informação de que há ao menos 66% de chance de a temperatura global aumentar pelo menos 2ºC até 2100 em comparação aos níveis pré-industriais (1850 a 1900), caso a queima de combustíveis fósseis continue no ritmo atual e não sejam aplicadas quaisquer políticas climáticas já existentes.
Os 259 pesquisadores-autores de várias partes do mundo, incluindo o Brasil, estimaram ainda que, no pior cenário possível de emissões, o nível do mar pode aumentar 82 centímetros, prejudicando regiões costeiras do planeta, e que o gelo do Ártico pode retroceder até 94% durante o verão no Hemisfério Norte. 
Existe uma corrente que diz que o aquecimento global é uma hipótese sem comprovação científica. O professor climatologista Ricardo A. Felício, do departamento de geografia da USP, em entrevista ao Programa do Jô em 09/05/2012, diz que o aquecimento global é um exagero e que as teses de gases destruírem a Camada de Ozônio tem uma explicação mais econômica do que científica, pois tudo estaria ligado a quebra de patentes dos gases produzidos para a indústria. Quanto a concentração de CO2 na atmosfera o cientista garante que é “falácia”, pois a nossa pressão atmosférica (do planeta Terra) permite a troca de calor com o universo, diferente de Venús, por exemplo, onde a pressão atmosférica é 90x maior e por isso aquele planeta tem temperaturas mais elevadas que a nossa e aprisiona o calor da sua atmosfera repleta de CO2, além disso apenas um elemento não pode definir as variações de temperatura em um sistema tão complexo quanto é o do planeta Terra. Em outras eras o clima chegou a ter aumento de até 12 C°, portanto o aumento de temperatura e fenômenos que desconhecemos é de causa natural, e que os períodos de comparação que usamos como anos, décadas e até séculos não são tão grandes assim se comparado aos períodos geológicos da Terra. 
Bem, para esse estudante e diante desse embate, me identifiquei mais com a teoria de que estamos sofrendo a ação natural do planeta em suas constantes mudanças climáticas através das eras, pois assim como um dia não é igual ao outro, as estações do ano também não são, um Inverno pode ser mais ou menos frio que outro assim como o Verão pode também ser mais ou menos quente que outro. Aprendi em aula e pude comprovar através desse trabalho é que os Ventos Alísios que transportam a umidade pelo ar e que as barreiras naturais são potenciais impeditivos de um espaço geográfico ser mais seco que outro. Os oceanos são os maiores emissores de oxigênio para a atmosfera e não as florestas, essas assim como o homem e outras formas de vida procuram o melhor habitat para sobrevivência e não o contrario. Ou seja, as florestas estão lá pela pluviosidade e não que a pluviosidade está lá pelas florestas. Essa teoria não se diz que devemos matar as florestas, entretanto, desmente o fato de precisamos dela para manter as temperaturas do planeta dentro de uma “normalidade”. Quem determina a temperatura da Terra é ninguém menos que a própria Terra. Sendo assim o homem é vitima do sistema climático que diante o tamanho de sua complexidade, o homem não pode alterar em escala global.
BIBLIOGRAFIA DE APOIO 
https://www.youtube.com/watch?v=1gCaiCpH0Oc visto em 23/05/2015 as 14:52h.
http://www.ccst.inpe.br/wp-content/uploads/2014/10/Futuro-Climatico-da-Amazonia.pdf visto em 23/05/2015 as 15:28h.
https://www.youtube.com/watch?v=3_GPLlJv6x0 visto em 23/05/2015 as 16:03h.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/03/ipcc-alerta-que-pobres-serao-os-mais-castigados-por-mudancas-climaticas.html visto em 23/05/2015 as 16:26h.

Outros materiais