Buscar

APOL Filosofia da linguagem

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Filosofia da Linguagem
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em segundo lugar, a axiomatização cumpre menos do que promete na busca dos indefiníveis. Construindo seus sistemas axiomáticos, Frege e Russell necessitaram admitir certas constantes lógicas como primitivas, a negação e a implicação, por exemplo, todos os outros conectivos sendo definidos a partir delas”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Wittgenstein, L. Tractatus Logico Philosophicus. São Paulo: Biblioteca Universitária, 1968, p.38.
Ludwig Wittgenstein desenvolveu uma teoria pragmática da linguagem em oposição à teoria tradicional da referência proposta por Frege e Russel. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem sobre a visão de Wittgenstein acerca da linguagem, leia as alternativas a seguir:
I. Por meio das Investigações Filosóficas o significado de algo pode ser identificado com seu uso;
II. Nega a visão universalista proposta por Frege e Russell.
III. Concorda com o caráter descritivista da Teoria da referência de Russell e Frege.
Está correta ou estão corretas:
	
	A
	a afirmativa I. 
	
	B
	a afirmativa II.
	
	C
	a afirmativa III.
	
	D
	as afirmativas I e II.
	
	E
	as afirmativas I e III.
Questão 2/5 - Filosofia da Linguagem
Observe os seguintes versos:
“Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas Que já tem a forma do nosso corpo E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares É o tempo da travessia E se não ousarmos fazê-la Teremos ficado para sempre
À margem de nós mesmos”
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PESSOA, Fernando. Travessia. Disponível em: <http://www.ebc.com.br/cultura/2013/06/conheca-mais-sobre-o-acervo-e-obra-de-fernando-pessoa>. .Acesso em: 24 de ago. 2016.
A linguagem tem desempenhado ao longo dos séculos muito mais do que apenas servir como uma forma de comunicação oral ou escrita. De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem e a partir dos versos acima, qual é a função da linguagem no poema Travessia, de Fernando Pessoa?
	
	A
	A linguagem no poema é metonímica e visa comunicar os sentimentos do poeta. 
	
	B
	A linguagem no poema possui uma função interrogativa, proporcionando o questionamento aqueles que lêem os versos.
	
	C
	A linguagem no poema possui uma função negativa, proporcionando o questionamento aqueles que leem os versos.
	
	D
	A linguagem no poema é metafórica e tem como função proporcionar uma reflexão sobre a mudança.
	
	E
	A linguagem no poema não é metafórica. O poeta fala de forma direta e clara sobre a necessidade do ser humano romper com o comodismo.
0:01:57
Questão 3/5 - Filosofia da Linguagem
Leia atentamente a citação a seguir:
“Acreditavam firmemente que a essência de tudo, quer na geometria, quer nas questões práticas e teóricas da vida do homem, podia ser explicada através das propriedades dos números inteiros e/ou das suas razões (números racionais) e, assim, se entendessem as 3 relações entre os números, entenderiam os segredos espirituais do Universo, estando assim, mais próximos dos deuses (SINGH, 2000 apud GOMES).”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, C.R. Pitágoras de Samos:seu mito e sua herança científico-cultural. p.2-3. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh3/trabalhos/Carla%20Regina%20Gomes.pdf Acesso em: 20-10-2016.
O sucesso da teoria dos números foi o que lançou um insight sobre os pensadores da antiguidade, como Pitágoras, por exemplo. Este insight trouxe as condições necessárias para uma produção rigorosa do conhecimento. Sobre este insight durante o período de surgimento da Filosofia poderíamos afirmar que:
	
	A
	O insight sobre os pensadores da antiguidade não fez da Filosofia algo novo, pois algo semelhante já era feito a milênios pelos chineses.
	
	B
	As condições necessárias a uma produção rigorosa do conhecimento tem como base o pensamento mitológico dos gregos.
	
	C
	As condições de logicidade, sistematicidade e de racionalidade do pensamento tem influência da matemática no pensamento grego.
	
	D
	Mitologia e a Filosofia pré-socrática são elementos que construíram efetivamente as bases do discurso racional no Ocidente.
	
	E
	A produção do conhecimento matemático pelos gregos não manteve quaisquer contato com os povos do norte da África, como o Egito por exemplo.
Questão 4/5 - Filosofia da Linguagem
Observe a citação a seguir:
“A compreensão que Russell faz acerca do significado é diferente da que Frege admitia. Para Russell, o significado é justamente aquilo a que ele se refere. De outro modo, o significado de um termo está relacionado, em última instância, ao objeto a que o termo se refere”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRASTANOV,Stefan Vasilev.  Filosofia da linguagem.Batatais: Claretiano, 2013, 159.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem, para além da Teoria de Russell e Frege, na perspectiva pragmática da linguagem o significado diz respeito a um:
	
	A
	idealismo semântico.
	
	B
	reducionismo semântico.
	
	C
	formalismo semântico.
	
	D
	modo de compreender aspectos da fala e da comunicação.
	
	E
	nominalismo.
Questão 5/5 - Filosofia da Linguagem
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Com certeza, o objeto central de estudo da lógica é a relação de consequência entre um conjunto de proposições e uma outra proposição. Essas proposições não precisam estar descritas em uma língua como o português: podemos usar ao invés disso fórmulas de uma linguagem artificial como temos na matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MORTARI, C.A. Introdução à lógica. São Paulo. Unesp, 2001, p.26.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Uma introdução à Filosofia da Linguagem a linguagem artificial desenvolvida por Frege, no que diz respeito à Sintaxe do cálculo de predicados de Primeira Ordem, é correto afirmar que:
	
	A
	x, y e z são constantes individuais.
	
	B
	não existe diferença entre constantes individuais e variáveis quantificáveis.
	
	C
	as letras maiúsculas (com exceção de x,y e z) são letras predicativas.
	
	D
	os símbolos →→  e v são variáveis lógicas.
	
	E
	os símbolos →→e v são constantes individuais.

Continue navegando