Buscar

Projeto de Vida e Formação Integral dos Sujeitos

Prévia do material em texto

1
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
PEDAGOGIA
2° SEMESTRE/2021
 
FABRICIA DA SILVA SANT’ ANA
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS 
São João Nepomuceno
2021
 FABRICIA DA SILVA SANT’ ANA
PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS
Trabalho de Curso de Pedagogia/Unopar – 5° semestre.... apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Adolescência e Juventude no Século XXI; Gestão Educacional; Pedagogia em Espaços Não Escolares; Relações Interpessoais e Administração de Conflitos.
 
São João Nepomuceno
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO......................................................5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................12
4 REFERÊNCIAS. BIBLIOGRÁFICAS...............................13
1 Introdução
A evasão escolar é um dos principais problemas da educação no Brasil. O país está em terceiro dentre os cem de maior IDH com maior taxa de evasão escolar. Dados educacionais mais recentes evidenciam que, em média, 14,1% dos alunos, não concluem o Ensino Fundamental até os 16 anos, segundo a PNAD Educação 2019, 20% das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos no país não completaram alguma das etapas da Educação Básica.
Os motivos que intensificam a “fuga” desses alunos são vários, englobando desde as dificuldades financeiras que obrigam o estudante a trabalhar, falta de estímulo da família, questões de saúde, problemas de acesso ao estabelecimento de ensino, desmotivação pelo processo de aprendizagem ,entre outros. A pandemia causada pela Covid- 19 provocou impactos em todo o mundo agravando a problemática.
Mesmo com esse cenário desfavorável, de difícil resolução, e que depende de medidas enérgicas do poder público, algumas atitudes de um bom gestor escolar podem ajudar a melhorar essa situação.
Diante do exposto, Sônia que é diretora do colégio estadual Clarice Lispector vem buscando compreender os motivos desse aumento e assim traçar estratégias para reverter essa situação. Em discussão com a equipe pedagógica decidiram implementar no colégio o trabalho de construção do Projeto de Vida por parte dos estudantes do Ensino Médio. Para tal proposta, perceberam ser importante trabalhar com metodologias ativas, que despertem o interesse desses alunos pelo método de ensino tornando- os protagonistas no processo de ensino - aprendizagem.
Essas propostas visam despertar o interesse do aluno pela aula, pelo método de ensino aplicado, busca conhecer o que esperam da comunidade escolar, o que buscam para o seu futuro, o que os motivam, contribuindo assim para o desenvolvimento de cidadãos pensantes que sejam capazes de analisar suas realidades sociais, criando possibilidades para transformá-la, conduzindo os alunos a uma maior autonomia.
2. Desenvolvimento 
A formação integral é um conceito que defende o desenvolvimento dos sujeitos para além de sua dimensão intelectual. Além dela, a formação integral considera o aperfeiçoamento de aspectos físico, social, emocional e cultural dos indivíduos, além de permitir uma reflexão sobre seus valores, escolhas, identidade.
Corrobora Costa et al (2017) a existência do ser humano é marcada pela necessidade de afirmação e de autoconhecimento e somente se realiza por meio dos projetos e das trajetórias definidas como ideais. Existir é ser e nessa medida a condição de existência está diretamente relacionada com aquilo que se faz, que se quer e também com as ações realizadas para tornar possível aquilo que define como projeto, que tem por definição “lançar à frente”, “coloca-se diante de”. Os projetos partem do autoconhecimento de cada indivíduo, de suas potencialidades e de seus limites, e estão intimamente relacionados à realidade. Os sonhos são diferentes de projetos, pois nos sonhos tudo é possível, independente da realidade. A construção do projeto de vida estabelece a conexão entre passado, presente e futuro, partindo do autoconhecimento e da compreensão das condições reais da existência para definição de objetivos a serem alcançados, sendo este um processo de desenvolvimento pessoal e social que permite maior consciência do viver. Então definir um projeto de vida no presente significa pensar um caminho rumo ao futuro e repensar as práticas atuais. 
A Base Nacional Comum Curricular(BNCC) do Ensino Médio de 2018 visa a construção de um currículo baseado na educação integral e com o desenvolvimento pleno do estudante. Entre as dez competências listadas no documento encontra-se o projeto de vida como um dos elementos para construção da formação integral. A BNCC como documento norteador dos currículos escolares busca, por meio dessa competência, reiterar o foco no estudante, no protagonismo discente e no seu projeto. (Santos,Gontijo,2020)
Segundo Santos, Gontijo (2020), o projeto de vida envolve diversas áreas da nossa vida–profissional, financeira, saúde física e emocional, autoconhecimento e relações interpessoais que devem ser planejamentos a longo prazo sendo assim, esquematizar, estipular prazos e ter um fio condutor que rege nossos sonhos contribui para o êxito no projeto de vida e para a preparação para o mundo mundo fora da escola. O projeto de vida nunca termina, ele vai além da sala de aula, da escola é para toda a vida. Os jovens se inserem em um contexto mais amplo da comunidade e podem desenvolver valores essenciais ao processo de decisão sobre seu futuro, conservando sua singularidade em um projeto coletivo. Aqui a educação integral consolida-se como possibilidade de desenvolvimento pessoal e social. O aluno deve refletir sobre seu processo de aprendizagem na escola associado aos caminhos para construção do seu projeto de vida, em que medida as atividades realizadas dentro da escola irão contribuir para consecução do seu projeto. Perceber a relação de causa e consequência entre as ações realizadas no passado, como elas interferem no presente e como poderão interferir no futuro. Assim, o documento Orientação pedagógica para trabalho com Projeto de Vida como componente curricular contém elementos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico durante os três anos do ensino médio.
O projeto de vida compreendido pela BNCC tem potencial transversal cabendo sua contextualização com os demais componentes curriculares. É preciso superar as formas de fragmentação do processo pedagógico em que os conteúdos não se relacionam, não se integram e não se interagem. A articulação com as áreas do conhecimento pode mostrar a relevância dessa temática para a formação do cidadão, uma vez que atende as demandas da sociedade contemporânea e faz parte da realidade do estudante.( Santos, Gontijo 2020).
O principal objetivo do projeto de vida é fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas. Focado na formação integral do sujeito, o projeto de vida estimula o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade. Promove, em última instância, o autoconhecimento, estimulando os alunos a refletirem com profundidade sobre suas identidades e papéis na sociedade. Este mergulho interno dá ferramentas, em teoria e em prática, para decisões e planejamentos mais conscientes sobre o futuro. Nas diretrizes do novo ensino médio, este processo reflexivo inicia ainda na educação básica, respaldado por profissionais capacitados para instigar e apresentar possibilidades. (Artigo: Novo Ensino Médio. O que é projeto de vida ? Site Intersaberes. (2021)
A implementação do trabalho com o projeto de vida não é uma tarefa fácil pois exige a superação dos modelos tradicionais detrabalhar a aprendizagem. Por isso, o uso de metodologias ativas que colocam os estudantes como protagonistas do processo são eficientes nessa situação. Dessa maneira, construir espaços educativos que promovam o desenvolvimento de competências de modo ativo por meio do refletir, do fazer, do discutir, são essenciais, dando – o autonomia, tornando o aluno protagonista de sua aprendizagem. Em meio às dificuldades enfrentadas após a pandemia do Covid -19 , metodologias como o modelo de ensino híbrido e a sala de aula invertida vem sendo aliadas dos educadores para manter o interesse de seus alunos pelo processo de ensino- aprendizagem pois tem o objetivo de despertar o senso crítico dos alunos, motivando indagações, posicionamentos e abertura à diálogos que instiguem a busca de conhecimentos.
Frente às percepções da diretora Sônia em relação a desmotivação dos alunos e consequentemente um aumento da evasão escolar no colégio Estadual Clarice Lispector, foi elaborado um projeto juntamente à equipe acadêmica e decidiram implementar o trabalho de construção do projeto de vida por parte dos alunos do ensino médio. Mesmo com a incerteza de alguns educadores em relação à prática da proposta, consensuaram da importância de se trabalhar com as metodologias ativas para que o aluno se torne o protagonista de seu aprendizado.
Portanto, metodologias ativas como o ensino híbrido em consonância com a sala de aula invertida, a metodologia de projetos serão a base e auxiliarão na construção desse projeto visto que, permitem ao aluno observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitirá que o estudante perceba por si só os aspectos interessantes, que mais o intrigue.
3 Considerações Finais
Projetar a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo. O projeto escolar precisa fazer refletir sobre o sentido e significado da vida e apoiar a construção da identidade, principalmente em uma fase de descobertas, onde os jovens se deparam com as incertezas, dificuldades, conflitos. É preciso ampliar a compreensão sobre o valor das relações humanas e estimular a visão otimista sobre o futuro.
A escola tem papel fundamental de transmitir conhecimentos de forma a contribuir na formação de cidadãos críticos e conscientes. E esse foi o objetivo do trabalho proposto onde relatou a experiência da elaboração de um processo de intervenção no ambiente escolar, utilizando- se de uma metodologia fora dos padrões convencionais, apostando em métodos dinâmicas, ativos onde o estudante é o principal provedor do seu conhecimento.
Diante o exposto, entende-se que a aplicação do projeto de mediação proposto no colégio Clarice Lispector possibilitou a troca de experiências e vivências, não só transformando a forma como esses alunos assimilarão o conhecimento como também, na formação profissional e pessoal de cada pedagogo atuante neste processo, sendo possível estabelecer reflexões críticas a partir da realidade experimentada.
Referências Bibliográficas
GONTIJO,SIMONE BRAZ FERREIRA;SANTOS,KALINA SILVA; ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS 2020 Aceso em : 25/09/2021
COSTA,KERCIA MIRELY VIEIRA ET Al COMBATENDO EVASAO ESCOLAR COM PROJETO DE VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DE PSICOLOGIA ESCOLAR 2017 Acesso em : 25/09/2021
ARTIGO: NOVO ENSINO MEDIO.O QUE É PROJETO DE VIDA?2021 DISPONÍVEL EM: www.intersaberes.com Acesso em:25/09/2021

Continue navegando