Buscar

economia urbana e regional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considere a situação hipotética: você foi contratado pela prefeitura de Belém para indicar ações de redução do déficit habitacional da cidade. Escreva quais ações você indicaria e porque. Utilize as estatísticas da Fundação João Pinheiro como referência.
Danilo Nelson Santos Miranda 201605340071
Jeanilson dos Santos Mota Junior 201605340073
Sobre a situação da habitação, a projeção do déficit habitacional no Estado do Pará é de mais de 403 mil unidades em 2014, segundo a Companhia de Habitação do Pará (COHAB-PA) e, dentre os municípios do estado, Belém é o município que apresenta a maior demanda, com um déficit de mais de 72 mil unidades habitacionais segundo a Fundação João Pinheiro (FJP, 2013)1. Ainda segundo os dados preliminares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para Belém em 2019, revelam que para uma população estimada de 1.492.745 habitantes residentes em 406.512 domicílios, cerca de 55,49%, isto é 225.577 domicílios, se encontram em localizações consideradas como aglomerados subnormais.
A política de Habitação de Interesse Social deve promover o acesso à moradia digna e de qualidade com soluções variadas e adaptadas às características ambientais de Belém e às condições sociais das famílias, especialmente àquelas em condições mais, vulneráveis, fortalecendo a participação popular na construção da política de habitação de interesse social, devendo ser orientada pela qualidade e sustentabilidade dos projetos habitacionais. É necessário ampliar e diversificar as formas de atendimento da demanda habitacional e das condições de direito à moradia digna e à segurança na posse; priorizar o atendimento de famílias chefiadas por mulheres; promover a modernização e a adequação da estrutura institucional e da base legal municipal relativa à política de habitação social. Além de recursos do erário municipal, será buscada para a habitação de interesse social a articulação com programas dos governos estadual e federal para garantir um aporte maior de recursos e ampliar o número de famílias a serem beneficiadas.

Outros materiais