Buscar

Bioestatisctica20e20Epidemiologia20-208sem20Noturno

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação P2
Curso de Odontologia
Campus Guarulhos
	Profº: Antonio Sant’Ana Neto
	Semestre: 8º Sem.
	Curso: Odontologia
	Período: Noturno
	Disciplina: Bioestatística e Epidemiologia
	DATA: 19 / 07 /21
	Nome do Aluno:Ruthe Souza de Oliveira Nasareth
	RA:2017019063
A Epidemiologia estuda o processo saúde/doença em indivíduos e na população, analisa a sua distribuição individual e populacional, os fatores causais das enfermidades, os danos à saúde e eventos associados. Como exemplo podemos citar: índice de cárie, mal, câncer bucal.... Já a Bioestatística nos ajuda a traduzir estas informações em dados estatísticos, tabelas e/ou gráficos. De posse destas informações, faça um pequeno texto explicando como a Bioestatística e Epidemiologia podem auxiliar o cirurgião(ã)-dentista a entender melhor sua profissão.
Os levantamentos epidemiológicos são importantes para o conhecimento da prevalência e tipologia das doenças bucais, podendo-se a partir dos dados coletados, planejar, executar e avaliar ações de saúde. É necessário, no entanto, que haja rigor metodológico que garanta reprodutibilidade, validade e confiabilidade, e que haja uniformidade de procedimentos para permitir 
Bioestatística e epidemiologia são dois ramos especializados da área da saúde que têm o objetivo de analisar e fornecer uma leitura crítica sobre os fenômenos que ocorrem na população.
Ambas as áreas contribuem para elencar e selecionar novas tecnologias e soluções inovadoras relacionadas ao processo saúde-doença, tais como a formulação de novos fármacos, diferentes procedimentos cirúrgicos e identificação de fatores de risco para determinadas condições.
A ciência da estatística tem como principal objetivo realizar o planejamento, a coleta, a análise, a tabulação e a interpretação de informações, extraindo delas conclusões que permitem a tomada de decisões.
Podemos dizer, portanto, que a estatística sempre parte de alguma incerteza ou dúvida a partir de uma pergunta ou problema. Sua sequência metodológica busca dar subsídios para que essas conclusões sejam precisas e confiáveis.
E a bioestatística? O termo se refere à estatística aplicada à vida e ciências da saúde, como biologia e biotecnologia. Ela fornece caminhos para interpretar dados que não poderiam ser analisados apenas em estudos qualitativos.
Por meio dela, ainda é possível imputar e investigar informações para estudos epidemiológicos, como perfis de demografia, natalidade e mortalidade, além da incidência e prevalência de doenças.

Continue navegando