Buscar

NOÇÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOÇÕES SOBRE O SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA
ATIVIDADE 3
1 Leia o trecho a seguir:
 
“Em resumo, às vésperas de completar sete meses de existência, o novo ministério constrói um legado para o futuro da segurança pública do nosso país. Mais: passa a dar um rumo à segurança, o que nunca tivemos. 
Saímos, assim, do estágio de um federalismo acéfalo para o de um federalismo compartilhado, em nome da vida, segurança e contra a violência em todos os níveis”.
 
BRASIL. Sistema Único de Segurança Pública, Política Nacional de Segurança Pública e Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social de 2018-2028. Brasília-DF: Ministério da Segurança Pública, 2018, p. 05. Disponível em: <www.seguranca.gov.br/Acesso/consulta-publica/anexos/anexos-plano-nacional-de-seguranca-publica/plano-nacional-de-seguranca-publica-e-defesa-social.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.
[1] 
Sobre o Sistema Único de Segurança Pública e as atribuições pela lei conferidas ao Ministério Extraordinário da Segurança Pública, assinale a alternativa correta:
R; Apoiar e avaliar periodicamente a infraestrutura tecnológica e a segurança dos processos, das redes e dos sistemas
2 Leia o trecho a seguir:
 
“Por polícia moderna entende-se a organização que, de um lado, garante a vigilância e, portanto, a segurança de todos os cidadãos de maneira indiscriminada; e, de outro, operacionaliza o uso legítimo e proporcional da violência e do poder disciplinador”.
 
RIBEIRO, L. O nascimento da polícia moderna: uma análise dos programas de policiamento comunitário implementados na cidade do Rio de Janeiro (1983-2012). Análise Social, Lisboa, n. 211, 2014, p. 275-276. Disponível em: <www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0003-25732014000200003>. Acesso em: 06 abr. 2019.
 
Assinale a alternativa que corresponde ao paradigma das polícias ocidentais modernas:
R; Polícia Metropolitana de Londres
3 “O período de Sir Robert Peel no governo - como primeiro-ministro e em outros cargos - foi um marco para a reforma social. A legislação de referência reduziu o horário de trabalho para mulheres e crianças, criou serviços ferroviários baratos e regulares e reorganizou o policiamento de Londres, mudando radicalmente a sociedade”.
 
UNITED KINGDOM. Sir Robert Peel 2nd Baronet. GOV.UK, [s./d.], on-line, tradução nossa. Disponível em: <https://www.gov.uk/government/history/past-prime-ministers/robert-peel-2nd-baronet>. Acesso em: 06 abr. 2019.
 
Sobre os princípios de policiamento formulados supostamente por Sir Robert Peel, assinale a alternativa correta:
R; À medida que a cooperação do público pode ser assegurada diminui, proporcionalmente, a necessidade do uso da força física e da compulsão para atingir os objetivos da polícia.
4 “Aprovado pelo Congresso Nacional depois de anos de estudo, a implantação do Susp é um primeiro e largo passo para o resgate do imenso passivo que o País construiu por mais de um século na segurança pública”.
 
BRASIL. Sistema Único de Segurança Pública, Política Nacional de Segurança Pública e Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social de 2018-2028. Brasília-DF: Ministério da Segurança Pública, 2018, p. 03. Disponível em: <www.seguranca.gov.br/Acesso/consulta-publica/anexos/anexos-plano-nacional-de-seguranca-publica/plano-nacional-de-seguranca-publica-e-defesa-social.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.
 
Sobre os fatores de aferição anual de metas da eficiência do sistema prisional, assinale a alternativa correta:
R; A aferição anual de metas de eficiência do sistema prisional será realizada com base nos seguintes fatores, entre outros: o número de vagas ofertadas no sistema; a relação existente entre o número de presos e a quantidade de vagas ofertadas; o índice de reiteração criminal dos egressos; a quantidade de presos condenados atendidos de acordo com os parâmetros estabelecidos, com observância de critérios objetivos e transparentes.
5 “Os direitos humanos são fundamentais e de inegável força, pois com uma dupla função, limitadora da intervenção penal e definidora do objeto possível, mas não necessário, da tutela penal, permite a evolução para um sistema legítimo”.
 
SALIBA, M. Justiça restaurativa e paradigma punitivo. Curitiba: Juruá, 2001, p. 95.
 
Sobre os procedimentos penais alternativos, assinale a alternativa correta:
R; A suspensão do processo destina-se a crimes com pena mínima igual ou inferior a um ano.
6 “Em razão do contexto em que se insere, o I Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social constitui uma resposta, também, à necessidade de o Estado brasileiro fazer cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (“ODS”), iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas”.
 
BRASIL. Sistema Único de Segurança Pública, Política Nacional de Segurança Pública e Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social de 2018-2028. Brasília-DF: Ministério da Segurança Pública, 2018, p. 09. Disponível em: <www.seguranca.gov.br/Acesso/consulta-publica/anexos/anexos-plano-nacional-de-seguranca-publica/plano-nacional-de-seguranca-publica-e-defesa-social.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.
 
Assinale a alternativa correta sobre os meios e instrumentos expressamente previstos em lei expressamente previstos em lei para a implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social:
R; Sistema Nacional de Informações e de Gestão de Segurança Pública e Defesa Social.
7 “O Susp tem capacidade de desenvolver essa governança através da padronização de dados, integração tecnológica, de inteligência e operacional, encontrando no Conselho Nacional de Segurança Pública um colegiado coordenativo e de validação de uma política nacional para o setor”.
 
BRASIL. Sistema Único de Segurança Pública, Política Nacional de Segurança Pública e Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social de 2018-2028. Brasília-DF: Ministério da Segurança Pública, 2018, p. 3-4. Disponível em: <www.seguranca.gov.br/Acesso/consulta-publica/anexos/anexos-plano-nacional-de-seguranca-publica/plano-nacional-de-seguranca-publica-e-defesa-social.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2019.
 
Assinale a alternativa correta sobre os meios previstos expressamente na legislação para que a integração e a coordenação dos órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública aconteça:
R; Compartilhamento de informações, inclusive com o Sistema Brasileiro de Inteligência.
8 Leia o trecho a seguir:
 
“Primeiramente, em abstrato, quando da escolha, pelo legislador, das condutas a serem criminalizadas e punidas (a chamada seletividade primária). Em um segundo momento, quando da observação do tratamento diferenciado dispensado, pelas instâncias oficiais de controle e combate à criminalidade, aos indivíduos que cometem delitos, dependendo de fatores como sua classe social (a seletividade secundária)”.
 
MOREIRA, R. D. Notas sobre a seletividade do sistema penal. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery. n. 8, jan./jun., 2010. Disponível em: <http://re.granbery.edu.br/artigos/MzU1.pdf>. Acesso em: 4 abr. 2019.
 
Sobre seus conhecimentos de desigualdade e seletividade na justiça criminal, assinale a assertiva correta:
R; Uma das formas de reduzir a seletividade é por meio da estruturação adequada das defensorias públicas.
9 “Afinal de contas, parece-me que o modelo “exclusão dos leprosos”, o modelo do indivíduo expulso para purificar a comunidade, acabou desaparecendo, grosso modo, em fins do século XVII-início do século XVIII. Em compensação, outro modelo foi não estabelecido, mas reativado. Esse modelo é quase tão antigo quanto o da exclusão do leproso. É o problema da peste e do policiamento da cidade empesteada”.
 
FOUCAULT, M. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 55.
 
Sobre a atuação policial na Inglaterra antes da instituição da Polícia Metropolitana de Londres, assinale a alternativa correta:
R; Os antigos sistemas de policiamento eram casuais ou esporádicos.
10 Leia o trecho a seguir:
 
O “direito penal liberal burguês proveniente da filosofia da Ilustraçãofoi um produto do conceito de propriedade burguês e, nesse sentido, expressão da vitória da Filosofia de Locke sobre a de Rousseau, posto que as garantias liberais e a definição de criminalidade não foram precisamente neutras com relação às classes sociais [...]”.
 
SCHUNEMANN. Apresentação. In: MARTÍN, L. G. Prolegômenos para a luta pela modernização e expansão do Direito Penal e para a crítica do discurso de resistência. Trad. Érica Mendes de Carvalho. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris, 2005, p. 12.
 
Sobre o direito penal moderno, assinale a alternativa correta de acordo com a opinião de Luis Gracia Martín:
R; O direito penal moderno opõe-se ao direito penal liberal, propondo uma expansão na quantidade de crimes previstos na parte especial especialmente pela previsão de crimes ambientais e econômicos, além de uma modernização da parte especial para se adequar ao novo contexto de igualdade material nesse ramo do direito.

Continue navegando