Buscar

A importância da História das Instituições Escolares para a Comunidade Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da História das Instituições Escolares para a Comunidade Escolar
A História das Instituições Escolares (HIE) é de suma importância como diretriz da instituição de ensino. Ela é a base da Instituição, e nela está impressa o motivo da instituição ter sido criada, seu propósito, sua essência. Em sua história está a marca de sua inserção nos planos da cidade, inerente ao fato de ter propósitos comerciais, políticos ou até altruístas.
Um desafio em fazer a HIE é construir espaços e não somente lugares. A instituição é referencia não só na comunidade escolar, mas também na sociedade como um todo. A base material escolar não é só tão importante para os integrantes da instituição, e não só para quem convive com ela. A escola faz parte da cidade e a cidade faz parte da escola, já que implica na vida dos moradores da cidade, mesmo que eles não tenham mandados seus filhos, netos ou nem mesmo tenham tido nenhum contato com a instituição de ensino. O ambiente escolar é um espaço público onde grande parte dos jovens e crianças passam o tempo de sua vida. Tal convívio é exercitado neste ambiente. A estrutura física da Instituição, sua organização e segurança revela muito sobre a vida que ali se desenvolve.
Nesta dimensão existe a memória da Instituição para a sociedade como um todo, assim como para a comunidade interna. Como dito acima, o tempo vivido no espaço escolar na vida das pessoas que o frequentam costuma ser grande. É comum ter memórias afetivas, posto que, esse tempo fez parte da história individual de seus alunos e professores. Assim, um lugar admite muitos relatos de espaços vistos de forma diferente em decorrência dos atores e acontecimentos. O espaço torna-se um lugar intocável e normalmente considera-se uma traição altera-lo. Mais um ponto onde a história da instituição deve ser respeitada.
Dentro da História da Instituição a diretriz da escola se revela um documento importante. Não só na a questão empresarial, de sua gestão como empresa e seus fins de sustento. No âmbito externo, fica clara a importância do estabelecimento de diretrizes organizacionais como forma de relacionamento com seus clientes e com a sociedade em geral, no intuito, de complementar os produtos oferecidos com valores agregados que extrapolem a simples experiência de uso.
 A Instituição Escolar pode seguir por vários segmentos de diretrizes, com fim de ter uma personalidade e aplicar seus conceitos a sua própria maneira. Interferindo com o modus pensandi e operandi de seus funcionários e alunos, assim como da cidade, sua imagem e seus valores. Tendo em vista que não só a comunidade interna sofre com os efeitos da diretriz institucional, mas também toda a população das cercanias.
Com isso, a força dos valores de sua diretriz interferem sim na história da comunidade escolar, com seu espectro conceitual específico altera a vida de todos ao seu redor. É possível reconhecer a personalidade da instituição em todos os envolvidos, professores, funcionários, alunos e ex-alunos.
A história de sua própria clientela é registrada no HIE, criando valores de prestígio para a Instituição, assim como de seus professores. Um exemplo concreto são seus antigos alunos, que se obtiveram sucesso, pensa-se que a instituição de ensino é a responsável por seus méritos. Com isso, seu passado, com seus alunos e professores, torna a escola uma instituição renomada ou não. Algo importante para a aceitação da clientela e seu valor na sociedade.
Na hierarquia da Comunidade Escolar os catedráticos terão a consciência de quem ocupou seus cargos outra via. Sabendo da importância de sua função, entende o peso de seu trabalho e como ele será registrado na história. A História da Instituição gera status para o profissional, algo de suma importância e incentivo na sociedade.
A importância da história em geral também é transmitir um pouco de freio ético, pois sem seu conhecimento, somos voláteis. Por isso devemos zelar pela História das Instituições, para que valores sejam agregados, para que a Escola tenha alma e sobretudo para que sua função seja reverenciada. Sem saber que os atos aqui deixados tem peso para o futuro. O conhecimento da História da Instituição pelo corpo docente e toda a comunidade escolar tem esta função também, de concretizar a escola, criar raízes, pilares e não ser vazia e volátil, algo que se perde no ar e não deixa nada como lembrança.

Continue navegando