Buscar

Av1 psi direito

Prévia do material em texto

Disc.: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
	Turma: 3001
	AV 1 – ABRIL 2022
	
	Prof.: 
	 
	
	
	 1.
	Ref.: 6111640
	
	
	Sobre personalidade, pode-se afirmar:
		
	
	 Na formação da personalidade, fatores cognitivos são determinantes, podendo-se desconsiderar os fatores ambientais e a história de vida.
	
	A personalidade não pode mudar ao longo do tempo, pois as pessoas esperam sempre atitudes previsíveis e a mudança impossibilitaria o convívio social.
	
	A palavra personalidade deriva de "persona", máscara utilizada no teatro grego, e consiste nas características estáveis de comportamento observadas.
	
	Consiste no conjunto imutável de características comportamentais de um indivíduo.
	
	Independentemente da situação e dos fatores emocionais envolvidos, as características de personalidade do sujeito são sempre constantes.
	Respondido em 29/04/2022 22:20:04
	
	
	 2.
	Ref.: 6111383
	
	
	(CPCON - 2019 - Prefeitura de Araçagi - PB - Psicólogo)  O Movimento de Reforma Psiquiátrica se iniciou na Itália em várias cidades a partir de um conjunto de práticas de intervenção psiquiátrica. Assim como na Itália, no Brasil também se verificaram tais mudanças importantes da rede de saúde mental. Desta forma, analise as assertivas abaixo sobre tais mudanças.
I- Houve efetivação de práticas focadas na convivência com as diferenças, respeitando os portadores de sofrimento psíquico enquanto cidadãos de direitos.
II- Favoreceram o surgimento de dificuldades de aceitação do modelo italiano na realidade brasileira.
III- Surgiram experiências inovadores bem sucedidas em vários municípios brasileiros, atestando a viabilidade da implantação de uma rede integrada de serviços.
IV- Favoreceram adesões de novas modalidades de recursos assistenciais e comunitários, permitindo a queda nos números de leitos e de hospitais psiquiátricos.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV.
	
	I, II, III e IV.
	
	III.
	
	IV.
	
	II, III e IV.
	 3.
	Ref.: 2525486
	
	
	Alguns comportamentos estão associados a transtornos de personalidade. Durante a adolescência é possível que tais transtornos se multipliquem como os engajamentos em alguns movimentos, ou afiliação a gangues ou subcultura criminosa. O uso de álcool e substâncias entorpecentes como crack, maconha, cocaína, entre outros, poderão estar associados a violência e o crime. O comportamento de muitos jovens a partir dessa associação resultará em situações de delitos e da criminalidade crescente entre jovens adolescentes. Marque a resposta correta ao que denominamos pra esses tipos de comportamentos
		
	
	B)Comportamentos desorganizados.
	
	C)Comportamentos antissociais.
	
	Comportamentos estereotipados.
	
	A)Comportamentos distorcidos.
	
	D)Comportamentos alienantes.
	Respondido em 29/04/2022 22:20:44
	
	
	 4.
	Ref.: 6111561
	
	
	De acordo com a professora de psiquiatria da UPE, Kátia Petribú, geralmente, a necrópsia psicológica de jovens que cometem atos com o de Suzano revela pessoas tímidas, que não se sentiam aceitas pelo meio em que estão inseridas. "Eles apresentam um isolamento, um comportamento mais estranho e de poucos amigos. Uma relação interpessoal muito restrita¿, conta. [...] Ademais, existe algo para além das causas psíquicas que merece ser levado em consideração, segundo o psicólogo [Sylvio Ferreira]. "Em uma sociedade do espetáculo, os dramas, os conflitos e as desordens psíquicas encontram formas muito atuais e específicas de expressão. A loucura adquire proporções sociais plenas."
Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/ataque-em-suzano/2019/03/14/NWS,98797,70,1407,NOTICIAS,2190-ESPECIALISTAS-DESVENDAM-MASCARAS-DOS-ASSASSINOS-SUZANO.aspx
A Psicologia Jurídica é uma possibilidade de atuação do psicólogo, que pode agir, por exemplo, na prevenção de casos como o de Suzano. Sobre o especialista nessa área, é correto afirmar:
		
	
	Busca uma aproximação com a psiquiatria forense, no sentido de chegar à verdade jurídica através de exames dos criminosos.
	
	Avalia crianças e adolescentes envolvidos em problemas com a lei, para determinar o grau de periculosidade e indicar qual a melhor pena a ser aplicada.
	
	Em casos de disputa de guarda, realiza testes psicológicos nos pais para identificar quem dispõe de melhores condições materiais para sustentar a criança.
	
	Entrevista e aplica testes em vítimas e testemunhas, para identificar se o conteúdo relatado é verdadeiro.
	
	Atua como perito nas áreas cível, criminal e familiar, realizando avaliações e emitindo pareceres que sustentem decisões judiciais.
	Respondido em 29/04/2022 22:23:38
	
	
	 5.
	Ref.: 6111379
	
	
	Sobre a relação entre natureza e meio ambiente no desenvolvimento, podemos afirmar que:
		
	
	Ao estudar desenvolvimento, devemos considerar como fatores determinantes a relação entre hereditariedade e meio ambiente.
	
	A perspectiva inatista enfatiza os aspectos ambientais do desenvolvimento.
	
	A perspectiva empirista enfatiza os aspectos biológicos do desenvolvimento.
	
	No processo de desenvolvimento, fatores como genética e meio ambiente não interagem entre si.
	
	Para compreender o desenvolvimento humano devemos focar apenas nas mudanças universais, e não nas individuais.
	
	 6.
	Ref.: 6111642
	
	
	Neste mês de outubro, a 5ª Vara de Família e Sucessões de Guarulhos (SP) concedeu, em liminar, a guarda compartilhada de uma criança a um casal de mulheres, enquanto a ação de reconhecimento de dupla maternidade segue em andamento.
A juíza Célia Magali Milani Perini considerou que havia farta prova documental para demonstrar a plausibilidade do direito das autoras à guarda do menor. "Ao que tudo indica, ele foi muito querido e esperado pelas autoras e demais familiares, e as autoras já vêm, de fato, conjuntamente, exercendo sua guarda", ressaltou.
Também neste mês, a 1ª Vara da Família e Sucessões de Santo Amaro, em São Paulo, determinou o registro de duas mulheres como mães de uma criança. Elas viviam em união estável desde 2017 e se casaram no último mês de setembro. O filho foi planejado a partir de uma doação de gameta e gerado a partir de inseminação caseira.
"Considerada a proteção constitucional conferida à família, ao planejamento familiar, bem como tendo em vista que todos os cidadãos tem direito a serem tratados com igualdade, sem distinção de gênero, e de ter garantida sua dignidade enquanto pessoa humana, seria irrazoável, ilícito e inconstitucional permitir que apenas as crianças nascidas em famílias abastadas, que têm condições de recorrer aos dispendiosos recursos de reprodução assistida, pudessem ter reconhecida sua filiação", apontou a juíza Vanessa Vaitekunas Zapater.
Fonte: https://www.conjur.com.br/2021-out-22/definicao-dupla-maternidade-juiza-concede-guarda-compartilhada
Sobre as transformações no conceito de família, assinale a alternativa que indica as afirmações corretas:
I - A concepção de família tem sofrido um processo de desbiologização, que significa o aumento da importância dos laços afetivos nas definições de maternidade e paternidade.
II - Modelos tradicionais patriarcais, heteronormativos e monogâmicos reforçam a inferioridade da mulher e buscam garantir a sucessão de bens.
III - A Constituição de 1988 e o Código Civil de 2002 trouxeram novas perspectivas às relações de parentesco, o que abriu espaço para o reconhecimento de novos arranjos familiares.
IV - De acordo com a psicologia, filhos criados por duas mães precisam de acompanhamento especial, pois a falta da figura paterna pode provocar danos ao desenvolvimento.
 
		
	
	II e IV.
	
	I e III.
	
	II, III e IV.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, II e III.
	Respondido em 29/04/2022 22:21:31
	
	 7.
	Ref.: 6111381
	
	
	Em relação à guarda compartilhada, pode-se afirmar:
		
	
	Em casais heterossexuais, via de regra, a mãe fica com a guarda dos filhos e cuida das responsabilidades como saúde e educação, enquanto os pais desfrutam de férias e fins de semana com os filhos.
	
	Quando ocorre a separação, aguarda dos filhos precisa ser resolvida no âmbito judicial, mesmo que haja acordo entre as partes.
	
	O judiciário prioriza a guarda unilateral, com vistas a garantir maior estabilidade à criança, não prejudicar sua rotina e evitar que haja conflitos com padrastos ou madrastas.
	x
	Existem três tipos de guarda no Brasil, a unilateral, a compartilhada e a alternada, sendo esta última a mais indicada, pois a criança passa o mesmo período de tempo com os dois genitores.
	
	A guarda compartilhada garante que os filhos não sejam afetados pela perda da convivência com os genitores após a separação, além de evitar os danos provocados por esta.
	 8.
	Ref.: 6111382
	
	
	Um novo estudo publicado na revista The Lancet nesta quarta-feira (16/02/2022) indica que 27% das mulheres de 15 a 49 anos sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos durante a vida. Destas, 13% foram violentadas nos últimos 12 anos de pesquisa (em 2018).
Veja os números do estudo:
· Globalmente, estima-se que 27% das mulheres de 15 a 49 anos tenham passado por algum tipo de violência doméstica pelo menos uma vez na vida desde os 15 anos;
· Em 2018, até 492 milhões de mulheres de 15 a 49 anos sofreram violência de parceiros - 13%;
· 24% das mulheres entre 15 e 19 anos já foram violentadas pelos parceiros [...];
· Países de alta renda apresentaram menores prevalências estimadas de violência de parceiros ao longo da vida;
· Pesquisadores alertam que os números devem ser maiores, já que as estimativas são baseadas nas experiências de mulheres e questão é estigmatizada
Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/02/16/27percent-das-mulheres-de-15-a-49-anos-sofreram-violencia-domestica-durante-a-vida-diz-estudo-da-the-lancet.ghtml
Sobre violência doméstica, assinale a opção correta:
		
	
	As penas aos agressores podem ser amenizadas se constatado que agiram sob efeito de álcool ou outras drogas.
	
	A Lei Maria da Penha caracteriza um retrocesso no combate a esse tipo de violência, pois prevê penas alternativas como doação de cestas básicas.
	
	A agressividade é constitutiva do ser humano, mas a violência só é mantida quando legitimada (mesmo que pela omissão) socialmente.
	
	Através do casamento, o homem passa a ter direito de punir a mulher caso ela não cumpra com suas obrigações domésticas.
	
	Abusos sexuais e maus tratos contra crianças são cometidos principalmente por estranhos.
	Respondido em 29/04/2022 22:22:15
	
	
	9 - A procrastinação, ou a "proc", como algumas pessoas carinhosamente a chamam, é "o atraso intencional e frequente no início ou no término de uma tarefa que causa desconforto subjetivo, como ansiedade ou arrependimento", de acordo com Joseph Ferrari, professor da Universidade DePaul, de Chicago, nos EUA, considerado uma das maiores autoridades no assunto.
Em alguns casos, a proc é sintoma de um transtorno psiquiático. "Adiar tarefas pode ser um sinal da depressão, do transtorno obsessivo-compulsivo, do TDAH [transtorno do déficit de atenção com hiperatividade]", diz Ivo Emílio Jung, psicólogo cognitivo-comportamental e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O fato é que o sofrimento dos adeptos do "deixa para depois" não é suficiente para fazê-los mudar de comportamento. Ou seja, o arrependimento não funciona como mola propulsora da mudança de hábito.
Fonte: https://super.abril.com.br/comportamento/a-ciencia-da-procrastinacao/
O psicólogo da reportagem é de uma linha específica da psicologia, que tem muita proximidade com a psiquiatria e a neurologia, pois relaciona processos mentais ao comportamento. No entanto, existem outras formas de compreensão do ser humano. Sobre elas, é possível afirmar:
		
	
	O Behaviorismo consiste no estudo do condicionamento. Através da compreensão de como se dá tal processo, é possível prever e controlar o comportamento. Desconsidera os processos mentais como determinantes, e entende-os como eventos privados, regidos pelas mesmas leis.
	
	As teorias humanistas em geral, dentre elas a Gestalt, foram as responsáveis pela descoberta do inconsciente. Sua maior contribuição prática foi a compreensão do desenvolvimento humano a partir do direcionamento da libido desde a infância.
	
	As contribuições da Psicanálise se dão principalmente em treinamentos de empresas; na educação, através da elaboração de estratégias de aprendizagem; e na publicidade, servindo como orientação de pesquisas sobre como elaborar anúncios que gerem maior retorno.
	
	A Psicanálise é um ramo da psicologia em geral, e da psicoterapia em particular, surgiu como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ensinando que o ser humano possui em si uma força de autorrealização, que conduz o indivíduo ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável.
	
	A Gestalt é um método terapêutico empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.
	 10.
	Ref.: 6111475
	
	
	Uma teoria bastante popular no século XIX, a Frenologia, alegava ser possível avaliar a personalidade e a propensão à criminalidade de uma pessoa através das dimensões do seu crânio. Tal popularidade remete à necessidade que as ciências humanas e sociais tinham, nesse momento, de utilizar os mesmos métodos das ciências naturais.
Nesse sentido, assinale a alternativa que contém apenas as afirmações verdadeiras:
I - O conhecimento científico requer um objeto de estudo bem definido, utiliza métodos e técnicas rigorosos para analisá-lo de forma objetiva, passíveis de verificação e refutação.
II - Nas ciências humanas, dentre elas a Psicologia, a objetividade é mais difícil de ser alcançada, por existirem diferentes concepções acerca do ser humano.
III - É mais correto falar em ciências psicológicas em construção do que em uma Psicologia com um único objeto de estudo.
IV - Existem diferentes referenciais teóricos e metodológicos na psicologia, porém todos têm o mesmo objeto de estudo: a mente humana.
		
	
	Apenas III e IV.
	
	I, III e IV.
	x
	I, II e III.
	
	II, III e IV.
	
	Apenas I e II.
	Respondido em 29/04/2022 22:22:36

Continue navegando