Buscar

Atividade de Pesquisa (Materiais de Construção II)- FELIPE FRAGA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Materiais de Construção II
Aluno (a): FELIPE DO ESPIRITO SANTO FRAGA
Data: 27/04/2022
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa vale 10 pontos. 
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o seu nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
Atividade de Pesquisa
1 – Descreva, de forma simplificada, o processo de fabricação do cimento Portland.
O cimento Portland é o tipo de cimento mais utilizado ao redor do mundo como um dos componentes básicos de concretos, argamassas, e grautes. É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio,podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes. Como o produto formado é resistente à água, o cimento Portland ser caracterizado como um aglomerante hidráulico.
2 – Em se tratando de agregados miúdos, descreva o que é inchamento.
Inchamento de agregado miúdo: Fenômeno de variação do volume aparente provocado pela adsorção de água livre pelos grãos e que incide sobre sua massa unitária. A areia na obra apresenta-se normalmente úmida e o teor de umidade varia normalmente de 4 a 6%
3 – Explique a diferença existente entre argamassa e concreto.
Agregado de miúdo (areia), cimento e água são os três componentes básicos da argamassa. Já para o concreto, os elementos básicos são agregado graúdo, miúdo, cimento e água. Sem falar nos aditivos ou algumas outras adições. A primeira diferença entre eles, é que o concreto leva agregados graúdos que são as britas, dando mais consistência para a massa. 
 
ARGAMASSA:
As argamassas são materiais muito empregados dentro da construção civil por conta de suas propriedades de aderência e endurecimento. A argamassa permite aplicações como: 
 
Assentamento: Ela faz o papel de aderir um bloco ao outro. A Ricamix possui 5 tipos de argamassas nesta finalidade, para que você possa escolher o melhor produto para sua construção. 
 
Revestimento de paredes: A argamassa é utilizada para fazer rebocos, permitindo um acabamento uniforme. 
 
Contrapisos: Ela é utilizada para nivelar superfícies de um piso para que ele possa receber o acabamento, como cerâmicas e porcelanatos. A Ricamix possui um produto específico para esse tipo de acabamento.
 
Assentamento e rejuntamento: Adere à cerâmica ao piso ou parede construída. 
CONCRETO
A maioria das aplicações do concreto são em escalas bem maiores do que da argamassa, por isso, o agregado graúdo é essencial. A função do concreto no geral é nas armações (barras de aço), já que o material aguenta impactos e altos pesos em sua superfície. O concreto protege as barras de aço para que elas não fiquem expostas no ambiente, oxidando. Além disso, ele é a base para a construção de lajes e vigas tornando as construções mais seguras. 
4 – Defina agregado miúdo e cite exemplos.
Define-se agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante de britagem de rochas estáveis – ou a misturas de ambas –, com grãos que passam pela peneira ABNT 4,8mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075mm.
O agregado miúdo não deve conter grãos de um único tamanho. Isso significa que se deve procurar adquirir agregados com boa distribuição granulométrica.
Como a quantidade de água no concreto é um fator importante – que condiciona, inclusive, a resistência e durabilidade da estrutura –, é necessário considerar, também, a quantidade do líquido presente na areia (umidade) na dosagem do concreto.
Durante o recebimento e estocagem, a areia deve ser guardada em baias drenadas, para evitar que as parcelas dos grãos finos sejam carreada
5 – Defina agregado graúdo e cite exemplos.
Define-se como agregado graúdo o pedregulho ou a brita proveniente de rochas estáveis – ou a mistura de ambos –, com grãos que passam por umaficam retidos na peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152mm 75 mm e ficam retidos na peneira ABNTaté a peneira de 4,8mm.
No concreto usado na construção civil, podem ser usadas tanto as britas quanto os pedregulhos, dependendo da necessidade. O importante é que sejam materiais de boa resistência, limpos e com granulação uniforme, para que possam ser dosados de forma a se obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível.
Durante o recebimento e a estocagem, é necessário atentar-se para que não haja segregação. Geralmente, os grãos maiores tendem a ficar na base das pilhas.
6 – Defina aglomerante e cite exemplos.
Aglomerante é o material ativo, ligante, cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos dos agregados. Constituem o elemento ativo que entra na composição das pastas, natas, argamassas e concretos. Os principais aglomerantes são: cimento, cal e gesso.
7 – Explique o que é a “pega” do cimento Portland.
Implica na solidificação da pasta plástica de cimento. O começo da solidificação chamado início de pega marca o ponto no tempo em que a pasta se torna não trabalhável.
8 – Cite 3 vantagens e 3 desvantagens do concreto armado.
VANTAGENS:
Alta disponibilidade de mão de obra;
Processo construtivo bem difundido no Brasil;
Alta durabilidade;
Resistencia ao fogo, choques e vibrações.
DESVANTAGENS
Por conta do processo construtivo ser muitas vezes manual, os elementos estruturais costumam apresentar patologias;
Fissuração na região tracionada;
Depois de endurecido, é difícil fazer mudanças na estrutura.
9 – Cite as diferenças entre o concreto armado e o concreto protendido.
Concreto armado é aquele que possui uma estrutura de aço por dentro. Enquanto o concreto protendido, além de possuir aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando a resistência.
Vale ressaltar, também, que as resistências utilizadas no concreto protendido são de duas a três vezes maiores do que as utilizadas em concreto armado. E os aços nos cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores à dos aços usuais do concreto armado.
Conclui-se, então, que o concreto protendido é mais indicado para obras grandes e complexas, como pontes, shopping centers e edifícios que necessitem de grandes vãos entre pilares e pisos industriais, por exemplo. Isso, tanto pelo fato de o material ser mais resistente quanto pela diminuição das chances de surgirem rachaduras ou fissuras. Já para obras de fácil execução e que não sejam expostas a ambientes agressivos (caso de prédios expostos à água do mar, por exemplo), o concreto armado passa a ser uma opção interessante. Afinal, ele oferece mais economia ao projeto.
A economia ocorre porque a matéria-prima é mais barata, tem vida útil alta, acelera o processo de construção e não exige mão de obra especializada.
10 – Defina agregados de origem artificial e cite exemplos.
Os agregados na construção civil também podem ser artificiais, ou seja, eles são fabricados ou modificados com processos industriais. É o caso da areia artificial, da argila expandida e da pedra britada.

Continue navegando