Buscar

Etapa 2 - Projeto de Ensino em Educação -Ana e Silvana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
 Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC
 Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
ETAPA 2:
METODOLOGIA E RESULTADOS E DISCUSSÃO
Autoras: Ana Caroline Leandro de Souza, Silvana dos Santos[footnoteRef:1] [1: Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia; E-mail: anafelipecarol@gmail.com e silvanasantosadm@gmail.com ] 
Prof. Orientador: Joel Luís Corrêa
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (2946/8) – Projeto de Ensino em Educação
05/05/22
3 METODOLOGIA 
 Para a elaboração desse artigo, busquemos por matérias aconteceu em sites, periódicos, artigos, livros, sites, através de conversas online com profissionais da educação. Foi interessante buscar na teoria as políticas públicas educacionais e a garantia do ensino de qualidade na educação infantil, e ouvir dos profissionais como essas ações e programas funcionam na prática.
 Como as escolas públicas e privadas ou empresas ou instituições de campo de estágio, estão com uma organização diferenciada durante esse momento de pandemia, esta etapa do estágio curricular obrigatório que seria realizado presencialmente através da observação e entrevista dos profissionais da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e da Gestão Educacional da escola, Aconteceu através da investigação e elaboração de um produto virtual.
 Após construir a temática do estágio, utilizando a BNCC, Temas Transversais e Áreas de Concentração e de acordo com as diretrizes de estágio, foi realizada a construção do Roteiro de Observação Virtual.
 Na produção do nosso trabalho, contatemos a secretaria municipal de educação de Schroeder, para que eles nos dessem autorização de enviar um e-mail às unidades escolares da nossa escolha, para assim desenvolver nossos roteiro de observação.
 Para a construção do Roteiro de Observação Virtual foram utilizadas informações das instituições de ensino Jardim de Infância Pingo de Gente, Localizado na Rua: Paulo Jahn, 185- Centro, Schroeder - Santa Catarina e na Escola Municipal Professor Emílio da Silva, que está localizada Rua: Paulo Jahn, 215 - Centro, Schroeder - SC, 89275-000. Estas informações foram coletadas através de sites ou blogs das escolas, Secretaria Municipal ou Estadual de Educação, Censo Escolar (MEC), perfil das instituições em redes sociais (facebook). (Fizemos contato com as instituições através de e-mail de modo informal, com os diretores das instituições). Os Gestores das unidades escolares foram bastante solícitos e nos ajudaram prontamente, respondendo, as informações necessárias para a construção dos nossos roteiros de observação e a elaboração de 3 produtos virtuais sendo (2 Informativos) e (1 Cartilha), foi definido o Programa de Extensão (Educação em direitos Humanos) e o Projeto de Extensão (Infância como palco de direitos humanos) que estão relacionados à área de concentração (Educação, Escola e Políticas Públicas).
 Para a composição deste Projeto de Estágio, fizemos um analise e observação dos demais projetos que havíamos elaborados. Para um maior embasamento foi realizado o levantamento, leitura e seleção de bibliografias sobre nossa área de concentração.
Como exercício da prática docente foi elaborado um Roteiro de Entrevista com os profissionais da Gestão Educacional da Escola (Coordenadores Pedagógicos e Gestor), buscando relacionar a área de concentração e o tema de pesquisa.
 Durante a construção do artigo, apuramos minuciosamente através das pesquisas e junto às redes de ensino pública como funcionam as políticas públicas educacionais. Foi extremante importante entender que para chegarmos ao ensino que temos hoje, as políticas públicas educacionais, precisaram evoluir de forma significativa e de acordo com as necessidades que foram surgindo, constatamos que ela tem muito a agregar se for atrelada ao plano de ensino. 
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 
 Conclui-se que para que haja uma educação de sucesso é necessário que as políticas públicas educacionais, tanto na educação infantil quanto nos iniciais do ensino fundamental sejam aplicadas e desenvolvidas visando o garantir ao aluno o acesso à educação de qualidade. Com isso compreendemos a importância das políticas públicas voltadas a gestão educacional, no qual elas proporcionam condições, e autonomia ao gestor.
 Como objetivo geral, tínhamos: Captar o máximo e informações de formas de trabalhar os planos que as políticas publicas asseguram na educação infantil. Nosso propósito com este estágio era compreender as relações existentes entre a formulação das políticas públicas e o planejamento educacional. Conseguimos analisar e entender, como funcionam e como são criadas as políticas públicas educacionais e quais são seus intuitos.
 É de máxima relevância, considerar que o sucesso das políticas públicas na educação infantil, e o que elas asseguram, dependem muito da unidade escolar em colocar em prática o que é exigido, da gestão municipal, a fim de fiscalizar e promover as ações, leis e programas que são criados.
Compreendemos que as políticas educacionais no Brasil são programas ou ações, estudadas e criadas a partir de leis que são votadas pelos integrantes do Poder Legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) em cada uma das esferas de governo: federal, estadual e municipal. São elaboradas pelos governos para colocar em prática ações que garantam o acesso à educação para todos os cidadãos. Para Azevedo “políticas pública é tudo o que um governo faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas ações e de suas omissões” (SERGIO DE AZEVEDO 2003, p. 38).
 Sena ressalta que para o desenvolvimento do processo educacional com a qualidade esperada por todos, necessariamente o gestor e sua equipe, que está frente do processo, deve ter uma formação de qualidade que lhe favoreça uma análise de suas funções e práticas cotidianas de acordo com o esperado. “Só será possível exigir qualidade se a equipe gestora for composta de pessoas capacitadas, uma vez que a gestão de uma escola não depende exclusivamente do diretor, mas da equipe envolvida.” (SENA, 2014 p. 13).
 Ainda de acordo com Sena, o gestor tem inúmeras funções dentro da instituição de ensino, dentre elas a autora destaca em seu estudo as seguintes: cuidar das finanças da escola; prestar contas à comunidade do uso dos recursos; conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação; identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação; prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável; assegurar-se de que a escola esteja limpa e organizada; garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos; conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP); mobilizando toda a comunidade escolar para esse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim; acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos; ser parceiro do coordenador pedagógico na gestão da aprendizagem dos alunos; incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessário para seu desenvolvimento; gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários e manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.
 É relevante considerar que para o funcionamento das políticas públicas educacionais, dependemos que pais, professores, gestores e comunidade fiscalizem e cobrem medidas do governo.
O bom desempenho dos alunos, depende dascondições que a eles são fornecidas tanto em casa como na sala de aula.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. Dos (et. al.). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.
SENA, Crystiane Meneses de. O Gestor Escolar como Articulador dos Processos de Ensino e de Aprendizagem. 2014. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9154/1/2014_CrystianeMenesesdeSena.pdf> Acesso em: 30 Agost 2021.
4

Continue navegando