Buscar

AVALIAÇÃO II Microbiologia

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação3,00
Prova43760784
Qtd. de Questões12
Acertos/Erros12/0
Nota10,00
1As bactérias, ao contrário das plantas e animais "superiores", apresentam uma grande plasticidade metabólica. A classificação metabólica das bactérias segue normalmente alguns critérios metabólicos. Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Autotróficas. II- Heterotróficas. III- Fototróficas. IV- Quimiotróficas. ( ) São aquelas que dependem da oxidação de compostos químicos para obter energia. ( ) São aquelas que utilizam a luz solar como fonte de energia. ( ) São aquelas que obtêm seus átomos de carbono diretamente do gás carbônico. ( ) São aquelas que utilizam substâncias orgânicas como fonte de carbono. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - III - I - II.
B
I - II - IV - III.
C
III - IV - II - I.
D
II - IV - III - I.
2Em algum momento da vida, depois de aprendermos que comida que cai no chão não deve voltar à boca, aprendemos também a regra dos cinco segundos. De acordo com a lenda urbana - ou a piada que se tornou grande demais - basta recolher a comida que entrou em contato com o chão dentro de cinco segundos para que não haja tempo suficiente para que ela seja contaminada por bactérias e ela ainda esteja apta para consumo. A surpresa é que o estudo mais recente sobre o tema diz que a regra dos cinco segundos, na verdade, pode fazer algum sentido - dependendo do tipo de alimento e da superfície em que ele caiu, mas outras pesquisas apontam o contrário. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Alimento no chão é sinônimo de contaminação, e se ingeridos sempre geram doenças em adultos saudáveis.
B
A contaminação por bactérias - quando um alimento cai no chão - é a mesma, independente do tipo de alimento e da superfície.
C
Quando um alimento cai no chão é necessário fazer o controle microbiano, autoclavando-o antes de comer.
D
Se o alimento caiu no chão, melhor não comê-lo por precaução, pois sempre haverá alguma quantidade de bactérias presentes.
3Alguns microrganismos são causadores de doenças, mas também são utilizados em processos produtivos. Estes microrganismos são utilizados na produção de: I- Vinho. II- Leite. III- Gordura. IV- Queijos. V- Cerveja. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e V estão corretas.
B
As sentenças I, IV e V estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
4Quanto à classificação, os membros do reino Fungi encontram-se em quatros grupos principais ou filos: Chytridiomycota, Zygomycota, Ascomycota e os Basidiomycota. Associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Chytridiomycota. II- Zygomycota. III- Ascomycota. IV- Basidiomycota. ( ) Com hifas septadas, algumas espécies formam corpo de frutificação denominado ascocarpo. ( ) Com hifas cenocíticas, não possuem corpo de frutificação. ( ) Com hifas cenocíticas, possuem um flagelo em seus esporos. ( ) Com hifas septadas, formam esporos sexuados chamados basidiósporos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - II - I - IV.
B
II - IV - III - I.
C
III - I - II - IV.
D
I - II - IV - III.
5A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada de um mosquito. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente. Sobre a malária, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Nesta doença, os osteócitos (células da medula óssea) são as principais células afetadas.
B
O mosquito transmissor da malária pertence ao gênero Anopheles.
C
O protozoário causador da malária pertence ao gênero Plasmodium.
D
Os principais sintomas da malária são: febre, dor de cabeça, hemorragias, náuseas e fadiga.
6Bactérias causadoras de infecção com pus e que são vistas ao microscópio como grupamentos de glóbulos em cacho certamente são conhecidas por qual forma?
A
Diplococos.
B
Bacilos.
C
Estafilococos.
D
Estreptococos.
7Sabemos que os fungos são importantes para o homem. Com relação aos processos listados a seguir, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Fermentação, como na produção de bebidas alcoólicas. ( ) Fabricação de antibióticos, como a penicilina. ( ) Purificação do ar através da fotossíntese. ( ) Decomposição de organismos mortos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - F - V.
8Uma proteína extraída do veneno da cascavel, a crotamina, apresentou três efeitos inesperados em testes com camundongos na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O primeiro é que, aplicada por via oral, apresentou a mesma ação antitumoral sobre melanomas observada quando injetada por via intraperitoneal. Desse modo, se tornar-se um tratamento antitumoral, talvez possa ser administrada por via oral. O segundo efeito é que animais tratados por 21 dias com crotamina via oral apresentaram uma redução no ganho de peso em comparação com animais do grupo de controle. O estudo coordenado pela farmacêutica-bioquímica Mirian Hayashi, da Unifesp, indicou ainda que, nos animais sem tumor, a crotamina reduziu em 50% o colesterol total, aumentou em 50% o nível do colesterol de alta densidade (HDL) e diminuiu à metade as taxas de colesterol de baixa densidade (LDL) e de triglicérides, associadas a maior risco cardiovascular. Outro efeito foi a redução de gordura branca, que armazena calorias, e o aumento da quantidade de gordura marrom, que queima calorias (PESQUISA FAPESP, 2018). Considerando as informações do texto, analise as sentenças a seguir: I- A pesquisa revela os efeitos da crotamina no metabolismo de roedores, e um desses efeitos foi a redução no ganho de peso dos animais testados. II- O metabolismo e a genética dos roedores foram avaliados e a crotamina mostrou-se altamente potente no tratamento antitumoral, alterando o DNA dos roedores. III- O estudo mostra a potencial aplicação da crotamina na área farmacêutica-bioquímica, como redutora de tumores e de gorduras nocivas. IV- A crotamina é uma proteína encontrada na cascavel, uma cobra peçonhenta (venenosa) comum no território brasileiro. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/19/os-efeitos-da-crotamina-no-metabolismo. Acesso em: 30 out. 2018.
A
As sentenças II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II e III estão corretas.
C
As sentenças I, III e IV estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
9Entre 1808 e 1828, a Fisicatura-mor, órgão criado pelo governo central e sediado no Rio de Janeiro, naquela época a capital do Império, fiscalizava e regulamentava as "artes de cura", incluindo tanto as atividades praticadas por médicos como aquelas desenvolvidas por pessoas sem formação acadêmica. O órgão estabelecia que os médicos deveriam diagnosticar e tratar de doenças internas do corpo, enquanto cirurgiões se ocupavam de moléstias externas. Já os boticários manipulavam os medicamentos receitados por médicos e cirurgiões. "Oficialmente, sangradores e parteiras deveriam lidar com casos simples de doença e fazer apenas o que médicos ou cirurgiões mandassem. No entanto, a população recorria a eles porque partilhava de suas concepções de doença e saúde", observa a historiadora Tânia Salgado Pimenta, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. "A partir das descobertas do francês Louis Pasteur em microbiologia e do desenvolvimento da medicina microbiana, a sangria deixou aos poucos de ser recomendada". Esse procedimento (a sangria) servia para tratar doenças como cólera, além de febres, tosses e constipações, também consideradas enfermidades desde a época de Hipócrates (460 a.C. a 370 a.C.). No que se refere à importância das contribuições de Louis Pasteur para a microbiologia, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2017/11/20/a-saude-entre-dois-mundos/. Acesso em: 19 nov. 2018 (adaptado).
A
Procedimentos médicos e hospitalares foram melhor padronizados para se evitar a contaminação por microrganismos, pois foi evidenciadoque estes seres são os principais causadores de doenças.
B
Os experimentos dos frascos com pescoço de cisne foram fundamentais para explicar a origem da vida, e revelaram ao mundo que os microrganismos surgem de caldos nutritivos fechados.
C
Seus experimentos refutaram a teoria da biogênese, e comprovaram que os microrganismos surgem a partir de caldos nutritivos fervidos.
D
As substâncias que compõem o caldo nutritivo do experimento foram o diferencial deste cientista, pois dependendo da composição do caldo surgia ou não microrganismos.
10(ENADE, 2011) A hepatite C é causada por um retrovírus denominado HCV, que leva a inflamação, cirrose e câncer do fígado na sua forma crônica. A hepatite C representa hoje significativo problema de saúde pública em razão do grande número de pessoas que têm a doença evoluída para a forma crônica. Por ser uma doença transmissível, é importante que epidemiologistas entendam as características relacionadas a sua transmissão nas comunidades em geral. Considerando as formas de transmissão da hepatite C em humanos, analise as afirmações a seguir: I. A esterilização de materiais perfurocortantes representa importante ação no processo de controle da contaminação. II. A transmissão vertical do vírus representa a forma mais frequente de infecção. III. O controle de sangue, hemoderivados e órgãos para transplante tem efeito positivo no controle da transmissão do vírus. IV. A vacina contra o HCV promove imunização e evita a transmissão. É correto apenas o que se afirma em:
A
I e III.
B
I.
C
II.
D
III e IV.
11A biotecnologia é responsável pelo desenvolvimento de tecnologias que agem em diversos ramos tecnológicos da atualidade. O uso de microrganismos nas atividades econômicas humanas cresce a cada ano com o desenvolvimento de novas formas e métodos de produção otimizados por esses organismos. Sobre a biotecnologia, assinale a alternativa CORRETA:
A
As indústrias farmacêutica, alimentícia e a medicina são alguns exemplos de áreas que utilizam a biotecnologia.
B
O uso de vírus para degradar o petróleo que vaza em acidentes é uma aplicação da biotecnologia nos dias de hoje.
C
Embora utilize microrganismos, a produção de vacinas é um ramo da medicina e não é exemplo de biotecnologia.
D
Os transgênicos não envolvem biotecnologia, uma vez que sua produção depende apenas de manipulação genética.
12(ENADE, 2016) O Ministério da Saúde do Brasil tem investigado as possíveis associações entre os casos de microcefalia em recém-nascidos e o Zika vírus desde as primeiras notificações, em outubro de 2015. É comprovado que o Zika vírus atravessa a barreira placentária; o Zika vírus também já foi identificado em natimortos e recém-nascidos com microcefalia ou outras malformações do sistema nervoso central (SNC). Apesar das evidências disponíveis até o momento indicarem fortemente que o Zika vírus está relacionado à ocorrência de microcefalia, não há como afirmar que a presença deste vírus durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto. Nesse contexto, todos os profissionais de saúde, com destaque para o enfermeiro que está diretamente envolvido com a gestão e operacionalização dos serviços de saúde, devem atentar para as ações de vigilância em saúde no combate aos casos de microcefalia e demais malformações do SNC em recém-nascidos. Cabe destacar que não deve ser desprezada a investigação de outras causas, além do Zika vírus, para fins de diagnóstico diferencial e estudos da possível associação entre as infecções e o resultado fetal em discussão. Acerca de possíveis causas congênitas de microcefalia, analise as sentenças a seguir: I- Trauma disruptivo, como o acidente vascular encefálico hemorrágico, pode causar microcefalia. II- A microcefalia pode ser causada por doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose e rubéola. III- O efeito teratogênico do álcool pode provocar microcefalia. IV- Fetos de mulheres com diabetes materna mal controlada podem apresentar microcefalia. V- A microcefalia pode ser provocada pela hipertensão arterial materna. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia e/ou alterações do sistema nervoso central (SEC). Brasília, 2015 (adptado).
A
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B
As sentenças IV e V estão corretas.
C
As sentenças I, IV e V estão corretas.
D
As sentenças I, II e III estão corretas.

Continue navegando