Buscar

Direito Penal II - Av1 - Sebastian Mello

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª Avaliação – Sebastian Mello
Disciplina: Direito Penal II 
Turma 3ª
Data: 08/04/2015
Questões (2,0 cada)
Evangivaldo (maior de idade) e seu irmão Tobias (menor de idade) resolvem, com emprego de arma de fogo, assaltar Edmilson. Postam-se de tocaia, e, quando a vítima se encontrava passando por um beco, fazem a abordagem. Durante a execução do crime, Edmilson reage, de modo que Evangivaldo dispara sua arma de fogo em relação a Edmilson. Ocorre que, por aberração no golpe, Evangivaldo atinge seu irmão e comparsa Tobias, vindo este a falecer. Evangivaldo, ato contínuo, pega a carteira de Edmilson e foge. A acusação afirma que houve latrocínio (roubo seguido de morte) consumado. A defesa alega que houve apenas furto da carteira. O juiz de primeiro grau condena Evangivaldo por latrocínio tentado. Neste caso, a quem assiste a razão? Ou não assiste razão a nenhum deles? Fundamente.
Marilu tinha um cachorro. Num determinado dia, o cachorro mordeu Marilu e sua vizinha Ubiraci. Temendo que sacrificassem seu animal, Marilu mentiu, afirmando que o cachorro já tivera sido vacinado. Marilu, em segredo, tomou a medicação contra a raiva, enquanto Ubiraci contraiu a doença e veio a falecer. Como Marilu responde criminalmente?
Legítima defesa simultânea e legitima defesa sucessiva. Explique o conceito e o seu cabimento em cada uma delas. 
Jacinto Leite, 19 anos, ganhou de seu irmão, Aquino Leite, um cartão magnético bancário com uma senha, que sabia ter sido roubado naquele mesmo dia, pela manhã. De posse do cartão, Jacinto Leite foi até a agência bancaria local para sacar R$500,00 (quinhentos reais). Solicitada a senha, por duas vezes, Jacinto Leite digita a senha que possuía ao que descobriu que o cartão de crédito já estava bloqueado. Assustado, Jacinto Leite desistiu do saque, e, percebendo a aproximação do segurança, jacinto Leite sai correndo, mas é perseguido e preso. Como caracterizar jurídico-penalmente a conduta de Jacinto Leite?
Considere que Alfredo, logo depois de ter ingerido veneno com a intenção de suicidar-se, tenha sido alvejado por disparos de arma de fogo desferidos por Paulo, que desejava mata-lo. Considere, ainda, que Alfredo tenha morrido em razão da ingestão de veneno. Pode-se atribuir algum tipo de responsabilidade penal a Paulo?

Outros materiais