Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Biofísica - organização das miofibrilas e sarcômeros
1. 
O tecido muscular esquelético participa de atividades como respiração, locomoção, manutenção da postura e fala. Para que essas atividades musculares possam acontecer, o tecido deve estar adequadamente organizado, garantindo a sua funcionalidade. Quanto à composição do músculo esquelético, marque a alternativa que mostra sua organização na ordem macrocelular para molecular.
Resposta correta!
A. 
Músculo → fascículos → fibras → miofibrilas → sarcômeros → filamentos de actina e miosina.
Os músculos estriados podem ser subdivididos em fascículos constituídos por fibras musculares que, por sua vez, são formadas por milhares de miofibrilas compostas por sarcômeros constituídos por filamentos de actina e filamentos de miosina organizados em disposição hexagonal.
2. 
Troponina é um complexo de três proteínas que participam do processo de contração muscular no músculo esquelético e cardíaco, mas não no músculo liso, regulando a interação da miosina com a actina. Quanto às funções dos dímeros de troponina, marque a alternativa CORRETA:
Resposta correta!
C. 
A troponina C se liga ao Ca++ liberado na contração, levando ao movimento da tropomiosina sobre o filamento de actina.
O complexo de troponinas (troponinas T, C e I) presentes em cada dímero de tropomiosina influencia em sua capacidade de inibir a ligação da actina ao filamento de miosina. A troponina T se liga à tropomiosina; a I facilita a inibição da ligação da actina à miosina pela tropomiosina; e a C se liga ao Ca++, promovendo o movimento da tropomiosina sobre a actina e expondo os sítios de ligação de miosina, levando à contração do sarcômero. O cálcio é o único ligante responsável pela ativação/inativação (em baixos níveis) da troponina C, que irá sofrer uma mudança conformacional.
3. 
Nas pontes cruzadas, acontece a interação entre os filamentos de actina e de miosina. O ciclo das pontes cruzadas promove o encurtamento do sarcômero, para a contração muscular. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA.
Resposta correta!
B. 
No estado B, a liberação de Ca++ leva à sua ligação a troponina C, desencadeando o movimento da tropomiosina sobre o filamento de actina e expondo os sítios de ligação da miosina no filamento de actina.
4. 
A hipertermia maligna é uma condição clínica que apresenta incidência de cerca 1:4.500 a 1:60.000 (por procedimento de anestesia geral). Essa condição ocorre em todo o mundo e afeta todos os grupos raciais. A maioria dos casos ocorre em crianças (um caso para cada 10.000 anestesias). Considere o apresentado nas alternativas e marque a CORRETA.
Resposta correta!
E. 
A base do tratamento é a interrupção imediata da administração de agentes anestésicos e a administração de Dantrolene aliado a medidas secundárias como resfriamento do corpo do paciente, hidratação, manutenção da diurese, hiperventilação com O2 100% e manejo de possíveis complicações como arritmias e acidose metabólica.
5. 
O sarcômero é a menor unidade presente nos músculos estriados esqueléticos; essa estrutura é formada por proteínas, principalmente, actina e miosina. Marque a alternativa associada à correta organização estrutural dos sarcômeros.
Resposta correta!
D. 
Os filamentos grossos são ancorados às linhas Zs por um citoesqueleto proteico formado por titina, estendendo-se da linha Z até o centro do sarcômero.
Os sarcômeros representam as unidades funcionais das miofibrilas. Cada sarcômero é delimitado por duas linhas escuras, as linhas Z, e representa a unidade contrátil do músculo. Ao lado de cada linha Z temos uma faixa clara, a banda I, que contém os filamentos finos, constituídos, principalmente, pela proteína actina. A área delimitada por duas bandas Is é chamada de banda A, que contém os filamentos grossos, constituídos, principalmente, pela proteína miosina. Os filamentos grossos são ancorados às linhas Z por um citoesqueleto proteico formado por titina, estendendo-se da linha Z até o centro do sarcômero. A área escura na extremidade de cada banda A representa a sobreposição dos filamentos finos e grossos. A área clara presente no centro do sarcômero representa a porção da banda A, que contém apenas filamentos grossos.

Mais conteúdos dessa disciplina