Buscar

RESENHA CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O currículo é um dos aspectos mais complexos da educação. Para compreender-se os conceitos de currículo é necessária uma análise aprofundada do seu contexto histórico e de seu desenvolvimento no decorrer dos anos, desde o século XIX, no qual o currículo passou a ser um campo de estudo específico da educação. O currículo é a organização de todas as experiências que a escola proporciona em forma de conteúdos. O conceito de currículo atual relaciona-se com a capacidade do indivíduo de adquirir conhecimentos socialmente válidos.
No decorrer dos anos, a necessidade de reforma do currículo foi-se tornando um dos processos mais importantes e necessários dentro da área, a partir das necessidades escolares que surgem constantemente no meio educacional. Com isso, a Constituição Federal de 1988, apresenta-se como fator determinante para a criação da Lei mais importante que rege e determina as metas da educação básica no Brasil: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB nº 9394/1961.
No Brasil, a educação primária iniciou-se a partir de 1830 com a criação da primeira escola básica nacional. Em 1955, o Imperador Pedro II determinou o currículo com os conteúdos necessários a serem ensinados no nível elementar e no nível superior, o que hoje considera-se o ensino fundamental II e ensino médio respectivamente. Nesse currículo estava determinado para o primeiro nível o ensino de leitura, escrita, gramática e medidas. No nível era determinado pelo currículo o ensino de línguas como o Latim e o francês. Esse modelo de currículo permaneceu durante toda a evolução da sociedade, e foi modificada de acordo com cada contexto a que pertencia à época até chegarmos ao modelo de currículo atual.
Os PCNs são divididos em caracterização da área, objetivos, conteúdos e critérios de avaliação. A caracterização as área diz respeito a como a disciplina era ensinada posteriormente e como ela precisa ser ensinada hoje; os objetivos tem como visão a formação integral do aluno, orientando o professor a desenvolver as capacidades do aluno; os conteúdos contém uma série de sugestões de blocos temáticos para atingir os objetivos propostos; e os critérios de avaliação, referem-se à orientação da prática pedagógica.
A educação é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento da humanidade. O percurso educacional do Brasil, desde a chegada dos portugueses, constitui-se como construtor cidadão do indivíduo e, portanto, transformador de competências e habilidades para que ele seja capaz aplicar seus conhecimentos socialmente. A partir disso, a construção do currículo no decorrer da história educacional no Brasil, vem moldando-se com o intuito de garantir a qualidade da educação. 
Compreende-se um dos processos mais importantes para a educação no cenário brasileiro, a Constituição Federal de 1988, que não só abriu espaço para que a educação se tornasse uma educação no qual todos pudessem ter acesso, mas foi a chave de entrada para a construção de planos e programas para a melhoria da qualidade da educação e de sua autonomia.
A LDB constitui-se como um dos mais importantes planos da educação já desenvolvida em junção a concepções de currículos, para as transformações e avanços ocorridos desde então. Sabe-se que a educação no Brasil, ainda está longe de alcançar as metas estabelecidas pela Lei nº 9394/1996, mas reconhecem-se as expressivas colaborações da LDB na educação nos últimos 20 anos, principalmente em relação a autonomia da escola e da garantia de educação gratuita para todos.
Destaca-se o currículo, portanto, como parte constituinte e necessária dentro do processo educacional organizada a partir da LDB, sendo de suma importância para o planejamento do docente e para o desenvolvimento pleno de habilidades e competências ao aluno. A partir disso, ressalta-se que o currículo não deve ser elaborado em forma de matérias ou disciplinas isoladas, ele deve ser capaz de promover relações culturais e sociais, integrando toda a comunidade escolar, incluindo professores, pais e funcionários. 
Quanto a BNCC, ressalta-se a importância de um aprofundamento por parte dos professores para a compreensão e entendimento desse importante documento dentro da educação básica. Diferentemente dos PCNs, a BNCC é obrigatória por lei para todas as intuições de ensino público ou privado no Brasil, no qual devem construir seus currículos a partir dela. Com isso, cabe ao professor conhecer a fundo a Base Nacional Comum Curricular e desenvolver práticas pedagógicas que visem o alcance das propostas nela determinadas.
Por fim, é de suma importância que os professores e a escola em geral, conheçam todos os documentos que norteiam a educação, para que um dia possa-se alcançar a metas determinadas tanto pela LDB nº 9394/1996, quanto pelo Plano Nacional de Educação (PNE). É necessário não apenas que ele conheça, mas que ele seja capaz de aplicar as diretrizes curriculares determinadas, desenvolver práticas pedagógicas capazes de desenvolver as competências e habilidades esperadas que o aluno aprenda, e que ele seja capaz de desenvolver com plena sabedoria os documentos em que a escola tem autonomia, como o Projeto Político Pedagógico, para que assim possamos ter uma educação com qualidade e democrática.

Outros materiais