Buscar

Panoptico para Michel Foucault

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PANÓPTICO PARA MICHEL FOUCAULT
O conceito de Michel Foucault de "panóptico" (descrito em seu livro "Vigiar e Punir" (1975)) é baseado na ideia de Jeremy Bentham do "Panopticon". Bentham, filósofo utilitarista, ofereceu o Panóptico como um modelo altamente eficiente para uma prisão. O Panóptico de Bentham é construído com uma torre de vigia no centro e um sistema redondo de células separadas circulando a torre. As celas são construídas para que os presos não possam se comunicar uns com os outros nem saber se estão sendo vigiados. Este sistema, para Bentham, permite uma prisão altamente eficiente em que apenas um guarda pode supervisionar muitos prisioneiros, e na verdade até mesmo nenhum guarda, pois os prisioneiros agem por conta própria como se estivessem sendo vigiados.
Foucault tomou essa ideia de Bentham como o paradigma para o sistema moderno de disciplina. Para Foucualt, as ideias por trás do Panóptico e a forma como se manifestam são, na verdade, um processo pelo qual a sociedade ocidental passou, tornando-se uma "sociedade disciplinar". Para Foucault, o Panopticismo é uma teoria de como o poder funciona.
Em "Vigiar e Punir", Foucault descreve como a disciplina funciona para produzir indivíduos que agem "por conta própria" no interesse do poder. A maneira como isso é feito é elaborada e você pode ler sobre isso aqui e obter uma visão geral aqui. Para uma explicação simples, vejamos um exemplo: no exército você tem patentes e comandos, ambos servem juntos como um sistema para tornar tudo mais eficiente. Esse sistema classifica as pessoas em relação a ele e também pode julgar seu desempenho e valor com base em um conjunto de critérios. Um soldado é diferente do outro por ser julgado na mesma escala. Agora, Foucault diz que isso não acontece apenas no exército, e que essa necessidade de eficiência fez com que toda a sociedade funcionasse sob o panopticismo. Um exemplo seria o dinheiro: estamos todos separados pelo quanto temos, mas também estamos unidos e equalizados por sermos julgados na mesma escala numérica objetiva. Assim posicionados, estamos agindo de acordo com os interesses do dinheiro que nos disciplina para sermos consumidores trabalhadores.

Continue navegando