Buscar

Aspectos do Direito Constitucional- Avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aspectos do Direito Constitucional – Avaliação II
1 - As Constituições, em relação à extensão e finalidade, podem ser classificadas em analíticas (dirigentes) e sintéticas (negativas, garantias).Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA:
C - As sintéticas contam somente os princípios e as normas gerais de regência do Estado, organizando-o e limitando seu poder, por meio da estipulação de direitos e garantias fundamentais.
2 - O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático". Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. ( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. ( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. ( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
D - F - V - V - V.
3 - Dentre as manifestações da democracia, podemos citar a liberdade de expressão, a dignidade humana e o direito de defesa. Acerca da temática Poder e Divisão de Poderes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se apenas aos brasileiros a inviolabilidade do seu direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. ( ) A base do conceito de Estado Democrático e, consequentemente, a base do conceito de princípio democrático é a noção de governo do povo revelado pela própria etimologia do termo democracia do grego "demos", povo e "kratos", poder. ( ) A Constituição da República Federativa do Brasil aborda, de forma clara, a igualdade formal e a material. Quando utiliza a expressão "todos são iguais perante a lei", observamos a igualdade formal e a aplicação da lei a todos de forma indiscriminada. ( ) O princípio da igualdade pressupõe que as pessoas colocadas em diferentes situações sejam tratadas de forma desigual: "dar tratamento isonômico às partes significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - V - V - V.
4 - Podemos dizer que, desde o início do processo de afirmação do constitucionalismo moderno no século XVIII até os dias de hoje, toda e qualquer Constituição do mundo, seja qual for o seu tipo, liberal, social ou socialista, contém sempre como conteúdo de suas normas estes dois elementos: normas de organização e funcionamento do Estado, distribuição de competências e, portanto, limitação do poder do Estado e normas que declaram e, posteriormente, protegem e garantem os direitos fundamentais da pessoa humana. Segundo o entendimento de Baracho (1986) sobre o constitucionalismo moderno, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BARACHO, José de Oliveira. Teoria geral do constitucionalismo. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 23, n. 91, 1986.
A- Uma Constituição rígida, protegida contra as arbitrariedades do poder, ou seja, cujos procedimentos de reforma sejam especiais e dificultados.
5 - Os direitos e garantias fundamentais estão dispostos na Constituição Federal de 1988, em seu Título II. Enquanto os direitos fundamentais se referem aos direitos propriamente ditos constantes na Constituição, as garantias fundamentais se referem a medidas previstas, e visam a proteção desses direitos. Assim, são exemplos de direitos fundamentais o direito à vida e à liberdade. Acerca do tema dos direitos à existência, organização e participação em partidos políticos, analise as sentenças a seguir: I- Fazem a regulação dos partidos políticos como necessários à preservação do Estado Democrático de Direito, preservando a autonomia e a plena liberdade de atuação para a concretização do sistema. II- Encontram-se regrados na Constituição Federal. III- Os partidos políticos não têm autonomia e completa liberdade. IV- Encontram-se regrados na Constituição Estadual. Assinale a alternativa CORRETA:
 B- As sentenças I e II estão corretas.
6 - No artigo 1º da Constituição temos a consagração dos princípios materiais estruturantes que constituem diretrizes fundamentais para toda a ordem constitucional. Sobre as características determinadas no artigo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Trata-se de uma federação (forma de Estado). ( ) Trata-se de uma república (forma de governo). ( ) Adota o regime político socialista. ( ) Constitui a limitação do poder e a restrição das garantias de direitos fundamentais aos particulares. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
B - V - V - F - F.
 7 - Os direitos fundamentais, em geral, estabelecem direitos, faculdades, poderes, e não deveres, obrigações, para seus titulares. Esses direitos impõem deveres ao Estado e a particulares outros, que não os próprios titulares do direito. Sobre a temática da renúncia aos direitos fundamentais, analise as sentenças a seguir: I- O constitucionalismo moderno admite, diante de um caso concreto, a renúncia temporária e excepcional diante do direito fundamental. II- Cada pessoa é livre para escolher, há o direito à liberdade de crença, o de não ter religião, o direito à reunião e o de não se reunir e, ainda, de se associar e não querer se associar. III- É assegurada a faculdade de fruir a posição jurídica decorrente de uma norma constitucional que estabeleça uma liberdade fundamental. IV- O direito à liberdade de crença religiosa (art. 5º, VIII) implica o direito de não possuir religião; o direito de reunião (art. 5º, XVI) assegura, também, o direito de não se reunir; o direito de associação (art. 5º, XVII) implica, igualmente, o direito de não se associar. Assinale a alternativa CORRETA:
D - As sentenças I, II e IV estão corretas.
8 - Hoje em dia, o Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Sobre a temática Estado de Direito e conceito de Estado Democrático, analise as sentenças a seguir: I- Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático". II- Os poderes públicos devem assegurar a todos uma igualdade material, ou seja, condições materiais mínimas necessárias a uma existência digna. III- O poder Público deve atuar concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos e controlando os atos dos órgãos públicos. IV- O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. Nele, todos devem respeitar a lei, ou seja, ele vale para todos os tipos de pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
B - As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
10 - A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos. Sobre os direitos fundamentais individuais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os direitos individuais correspondem aos direitos diretamenteligados ao conceito de pessoa humana e de sua própria personalidade, como o direito à vida, à dignidade e à liberdade. ( ) O direito individual, também chamado de direito de defesa, liberdade pública ou direito negativo. ( ) Os direitos individuais, estão previstos nos incisos XVI (direito de reunião), XVII, XVIII, XIX e XXl (direito à associação) e LXX (mandado de segurança coletivo). ( ) Os direitos individuais estão previstos nos incisos XVII, XVIII, XIX e XXl (direito à associação) e LXX (mandado de segurança coletivo). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
C - V - V - F - F.

Continue navegando