Buscar

Questões da disciplina Introdução a Políticas Públicas

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis. (Disponível em: http://www.unisolbrasil.org.br/2015/ . Acesso em: 12 jul. 2018, adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.
PORQUE
II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a.As asserções I e II são proposições falsas.
b.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Avaliação da política pública compreende a definição de critérios, indicadores e padrões, pode receber uma conotação legal, técnica ou política; e desmitifica debates simplistas ou mitos populares relacionados com o problema ou suas soluções.
Sobre a avaliação de política pública pode-se afirmar:
a.O propósito de sua aplicação é sempre revelar os efeitos de uma política pública.
b.A avaliação examina tanto os meios utilizados, como os objetivos alcançados por uma política pública na prática.
c.É uma atividade feita sempre por agentes do Estado.
d.É uma atividade exclusivamente técnica.
e.A sua função é apontar a necessidade ou não de descontinuar uma política pública.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os Modelos de relação de políticas públicas explicam como os atores interagem, quais são suas conexões, coalizões e enfrentamentos mais prováveis. Já os modelos de prevalência de políticas públicas explicam quais os atores conseguem fazer valer suas vontades sobre os demais atores em um processo de política públicas.
Comando: Sobre o modelo Principal-Agente, analise as afirmativas:
I. O modelo enfatiza uma relação “contratual” entre dois tipos ideais de atores ou organização, o principal e o agente.
II. O principal é aquele que “contrata” uma pessoa ou organização para que essa faça coisas em seu nome.
III. Na relação de representatividade parlamentar, os políticos eleitos são os principais e os cidadãos os agentes.
É correto apenas o que se afirma em:
a.I, II e III.
b.III.
c.I.
d.II.
e.I e II.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
No Brasil, em 2017, foram mortas 63.880 pessoas, são 175 por dia. A Taxa de Mortes Violentas Intencionais é de 30,8 para cada 100 mil habitantes. A média mundial é 7,9. Na Oceania e Europa varia entre zero e dois. A taxa brasileira de homicídios de negros foi duas vezes e meia superior à de não negros (16,0% contra 40,2%). 
Decompondo o número total por tipo, são 55.900 homicídios dolosos, 2.460 latrocínios (roubo seguido de morte), 955 lesões corporais seguida de morte, 367 vitimizações policiais (morte de policiais no exercício da função ou em decorrência dela), 5.144 Letalidades Policiais (mortes resultantes de ações policiais).
Em 2017, 119.484 armas de fogo foram apreendidas. 13.782 armas de fogo legais passaram para o circuito ilegal. Isso equivale a 11,5% das armas apreendidas pelas polícias no mesmo ano. 94,9% das armas apreendidas em 2017 não foram cadastradas no sistema da Polícia Federal. Entre o início dos anos 1980 e 2016, o percentual de homicídios no país cometidos com armas de fogo subiu de 40% para 71% do total.
No Brasil, em 2017, 60.018 estupros foram registrados; 221.238 casos de violência doméstica (CP, Art. 129, § 9) lei Maria da Penha, 606 casos por dia; 1.133 feminicídios (assassinato de mulheres devido a sua condição de mulher).
No Brasil, em 2016, 729.463 pessoas estavam encarceradas. É a terceira maior população de prisioneiros do mundo. A população carcerária brasileira quase dobrou em dez anos, passando de 401,2 mil para 729.463 mil, entre 2006 e 2017. (Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2018. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/publicacoes/anuario-brasileiro-de-seguranca-publica-2018/ . Acesso em 10/02/2019)
Como pode ser constatado por indicadores, vários deles demonstram os problemas da segurança pública no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em:
a.Os casos de violência doméstica apesar de apresentarem um número elevado não é um problema público por ocorrer, em sua maioria, dentro dos lares. Portanto, se referem a esfera privada das famílias.
b.Os dados não mostram relação entre as questões raciais e a violência pública.
c.A Taxa de Mortes Violentas Intencionais no Brasil está em linha com as observadas nos demais países.
d.O encarceramento em massa não é um problema relacionado a Segurança Pública.
e.Nas últimas três décadas, os homicídios no país cometidos com armas de fogo subiram muito, colocando o debate sobre o porte e a posse de armas na discussão sobre segurança pública.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Uma cidadã preocupada com as questões relacionadas a seu município e à sua comunidade está buscando informações sobre a possibilidade de participação popular nas decisões relativas ao uso dos recursos públicos e ao controle dos gastos públicos.
Considerando a situação hipotética apresentada sobre o que é facultado à cidadã, é correto apenas o que se afirma em:
a.instituir métodos e ferramentas de controle social, que é um tipo de controle interno por possibilitar o acesso direto e irrestrito às contas públicas, desde que autorizado pelo Poder Judiciário, para registro de atos e fatos da gestão pública.
b.atuar diretamente no controle externo como voluntária, na condição de representante partícipe do Poder Legislativo, dado o direito assegurado a todo cidadão no regime democrático de direito.
c.participar diretamente do chamado controle interno, uma vez que é permitido que qualquer cidadão adentre as instalações públicas e tenha acesso irrestrito aos arquivos e às contas municipais, dado o entendimento da transparência como dever da gestão pública.
d.participar das audiências públicas e reuniões do Legislativo, propondo, de forma indireta, ações de acompanhamento e controle dos gastos públicos e, ainda, fazer parte de algum conselho municipal, como o de saúde, por exemplo.
e.
aguardar o convite de alguma autoridade para participar do controle dos gastos públicos, obrigação e dever do Poder Legislativo democraticamente constituído e dos tribunais de contas, instituídos exclusivamente para esse fim.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Modelo Triângulos de Ferro Combina aspectos de predomínio e relações de apoio mútuo entre: grupos de interesses, políticos parlamentares e burocratas membros dos órgãos públicos. Nesse esquema, a relação entre esses três atores é considerada fundamental para a definição de políticas públicas, especialmente nas áreas de regulamentação, políticas abrangentes no tempo e no espaço, dedesenvolvimento econômico e de segurança nacional.
Analise a afirmações:
I. Os políticos aprovam os aumentos de salários dos servidores e, em troca, recebem dos burocratas a implementação de políticas públicas, que atenda aos seus interesses.
II. Os empresários financiam as campanhas eleitorais dos políticos e, em troca, os eleitos aprovam legislações que beneficiam os negócios dos empresários.
III. Os burocratas defendem medidas que interessam um setor econômico, em troca, recebem dos grupos de interesse relacionados ao setor a valorização de imagem (entrevistas, prêmios, palestras etc.), que exalte a qualidade de órgãos específicos (ou categorias da burocracia).
Alternativas: É correto apenas o que se afirma em:
a.I.
b.III
c.I, II e III.
d.II
e.I e III.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“De modo geral, pode-se afirmar que as políticas públicas são instrumentos ou um conjunto de ações de intervenções do estado na sociedade com intuito de possibilitar o alcance de certos resultados, impedir outros, ou ambas as coisas.” (AVRITZER, Leonardo. Sociedade civil e participação social no Brasil. DCE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.p. 37.)
Sobre as políticas públicas, analise as afirmativas:
I. As escolhas entre políticas públicas universais ou focalizadas, de modo geral, influenciam nos resultados que se deseja alcançar; este fator está relacionado à concepção de Estado e de mal-estar social;
II. Universalização e focalização são termos que podem ser utilizados tanto para as políticas públicas quanto para os programas, projetos, benefícios e serviços que compõem essas políticas;
III. As políticas públicas são vistas como respostas (decisões ou ações) do sistema político para apoios ou pressões fornecidas a, ou exercidos sobre, ele pela sociedade de acordo com o modelo sistêmico.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a.I, II e III.
b.II e III, apenas.
c.Nenhuma.
d.I e II, apenas.
e.I, apenas.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os governos ampliaram sua esfera de atuação vários assuntos novos e mais complexos, que envolvem o saber técnico cada vez mais especializado, tais como: estabilidade monetária, geração de empregos, estímulos ao desenvolvimento econômico, políticas de saúde e educação, controle da poluição e mobilidade urbana. 
O envolvimento dos burocratas com a tomada de decisão é visto como um processo inevitável no mundo contemporâneo. Eles atuam não apenas na administração ou na execução de programas ou políticas de governo, mas também participam dos processos de tomada de decisão do Poder Executivo.
Por outro lado, os políticos, em sua boa parte, não são pessoas completamente leigas em assuntos técnicos. Eles têm formação profissional ou se “especializam” em determinadas matérias de políticas públicas: Assuntos financeiros ou fiscais do governo, políticas sociais, temas de infraestrutura etc. sobre as quais se informam ou até mesmo desenvolvem suas próprias capacidades técnicas.
Todas as políticas públicas contém aspectos técnicos e políticos simultaneamente. Esses dois componentes alteram a sua prevalência dependendo da característica da política pública, das instituições e atores envolvidos e da fase do ciclo de políticas públicas.
(Adaptado de PIRES, Roberto; LOTTA, Gabriela; OLIVEIRA, Vanessa Elias de (orgs). Burocracia e políticas públicas no Brasil. Brasília: Ipea: Enap, 2018.)
É correto apenas o que se afirma em:
a.O mundo da técnica é apolítico, afastada das lutas que definem o sentido geral das políticas públicas.
b.As decisões políticas e administrativas possuem natureza distinta: a ação técnica tem status de neutralidade.
c.Hoje, há a sobreposição entre papéis e práticas dos políticos e dos técnicos no ciclo das políticas públicas.
d.Existe a separação nítida das funções política e técnica, na elaboração e implementação das políticas públicas. 
e.A organização burocrática é somente técnica, na relação com os políticos e no trato com a sociedade ou os usuários de serviços públicos.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base no texto da questão anterior, vários indicadores demonstram os problemas da segurança pública no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em:
a.Os números mostram que não há fluxo entre os circuitos de posse legal de armas de fogo para o ilegal.
b.A violência atinge a sociedade de forma igual.
c.A violência contra a mulher é um dos principais problemas de segurança pública do país. Isso fica evidenciado nos registros de estupros, casos de violência doméstica e feminicídios em 2017.
d.Os dados mostram que o cadastro de armas de fogo legais espelha a realidade da posse desse armamento.
e.Sendo o Brasil o quinto país mais populoso do mundo, a sua população carcerária é proporcional a sua participação na população mundial.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Economia Solidária expressa formas de organização econômica – de produção, prestação de serviços, comercialização, finanças e consumo – baseadas no trabalho associado, na autogestão, na propriedade coletiva dos meios de produção, na cooperação e na solidariedade. São diversas atividades econômicas realizadas por organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas por trabalhadores em regime de autogestão, grupos solidários informais, fundos rotativos etc. Nos últimos anos, a Economia Solidária tem experimentado expansão no Brasil, em especial, dentre os segmentos populacionais mais vulneráveis. (Disponível em: http://www.unisolbrasil.org.br/2015/ . Acesso em: 12 jul. 2018, adaptado).
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. O fomento de atividades econômicas orientadas pelos princípios da Economia Solidária deve ser objeto de atenção no âmbito da gestão pública e requer políticas voltadas para essa área de atuação.
PORQUE
II. A destinação de recursos públicos para empreendimentos fundamentados na Economia Solidária viabiliza a inclusão de diversos segmentos sociais na economia e promove a valorização de práticas e saberes construídos coletivamente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a.As asserções I e II são proposições falsas.
b.A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d.As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os Modelos de relação de políticas públicas explicam como os atores interagem, quais são suas conexões, coalizões e enfrentamentos mais prováveis. Já os modelos de prevalência de políticas públicas explicam quais os atores conseguem fazer valer suas vontades sobre os demais atores em um processo de política públicas.
Comando: Sobre o modelo Principal-Agente, analise as afirmativas:
I. O modelo enfatiza uma relação “contratual” entre dois tipos ideais de atores ou organização, o principal e o agente.
II. O principal é aquele que “contrata” uma pessoa ou organização para que essa faça coisas em seu nome.
III. Na relação de representatividade parlamentar, os políticos eleitos são os principais e os cidadãos os agentes.
É correto apenas o que se afirma em:
a.II.
b.I e II.
c.III.
d.I.
e.I, II e III.

Continue navegando

Outros materiais