Logo Passei Direto
Buscar

Importância dos Jogos e Brincadeiras

User badge image
Lu

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: “Alguns jogos de tabuleiro são excelentes para o aprendizado e para o desenvolvimento cognitivo das crianças”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 187.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione corretamente os jogos às suas respectivas descrições: 1. Jogo da onça. 2. Mancala. 3. Senet. ( ) É provável que esse jogo faça parte da cultura de algumas tribos indígenas antes mesmo de os primeiros portugueses chegarem ao Brasil. ( ) É um jogo de passagem e tem origem no Antigo Egito. Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores, cada um deles com cinco peças (peões). ( ) É um jogo que tem sua origem no Antigo Egito e sua dinâmica compreende dois momentos básicos: a "semeadura" e a "colheita". Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 3 – 2.
B 3 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 3.
D 2 – 1 – 3.
E 3 – 1 – 2.

Leia o fragmento de texto: “A modalidade de ensino designada Educação de Jovens e Adultos (EJA) objetiva suprir o direito à educação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade correta”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação às práticas da Educação Física na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
A Deve-se trabalhar modalidades esportivas visando o alto rendimento.
B Deve-se criar estratégias que considerem a heterogeneidade desse grupo em suas diferentes realidades.
C Deve-se desenvolver atividades idênticas para todos os alunos e cobrar resultados homogêneos de toda a turma.
D Deve-se focar no gesto técnico das modalidades esportivas.
E Não se deve trabalhar conteúdos de caráter prático com essa modalidade de ensino.

Atente para a seguinte afirmação: “As aulas de Educação Física podem se tornar momentos oportunos para a reflexão sobre aspectos relacionados a gênero”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 169.
Nos processos de criação das personalidades das crianças, surgem preferências por brinquedos ou brincadeiras por gênero. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre as brincadeiras e a formação de gênero, assinale a alternativa correta:
A Para os professores, trabalhar com classes mistas não é um desafio para propor brincadeiras que auxiliam na formação do gênero.
B As atividades que são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada rompem com os estereótipos.
C As propostas de brincadeiras dificilmente auxiliam no rompimento de preconceitos e estereótipos.
D Os brinquedos e brincadeiras são questões que impossibilitam a formação do gênero.
E É necessário observar que determinadas atividades são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada, estimulando a segregação.

Leia o extrato de texto: “As brincadeiras são, antes de tudo, apropriações de significados. Campos, Grando e Xavante [...] retomam essa fundamentação ao afirmarem que cada sistema cultural cria teias de significados para diferentes atividades [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 199.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre o universo cultural das sociedades indígenas, assinale a alternativa que apresenta corretamente manifestações lúdicas:
A Rituais de passagem da infância para a idade adulta.
B Jogos esportivos, o brincar e a expressão de sentimentos.
C Jogos cooperativos, 0'36'' – 1'28''.
D Os jogos cooperativos não são indicados para a Educação Física escolar.
E O principal objetivo é intensificar o processo de individualidade.

Leia o fragmento de texto: “As brincadeiras são manifestações culturais riquíssimas para a promoção do desenvolvimento infantil, pois representam processos privilegiados para despertar o potencial lúdico infantil e a manutenção das raízes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 179.
Considerando ao fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione os jogos com sua descrição resumida: 1. Caçador de tartarugas. 2. A serpente. 3. A cobra. ( ) Dois alunos, os 'caçadores', ao iniciar a atividade, saem correndo para pegar os demais, os quais devem evitar ser pegos deitando-se de costas, com as pernas e os braços encolhidos. ( ) Todos os alunos ficam de mãos dadas. Uma extremidade será a 'cabeça' de um animal e a outra, o 'rabo'. A cabeça deve pegar o rabo sem que o 'corpo' se abra. ( ) Forma-se um círculo com os alunos sentados. O professor representa a 'cabeça' de um animal, andando ao redor do círculo, escolhe um participante e lhe diz: 'Ei, você aí, é uma parte do meu rabo!' Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3 – 2 – 1.
B 1 – 3 – 2.
C 1 – 2 – 3.
D 2 – 1 – 3.
E 3 – 1 – 2.

Leia o extrato de texto: "Pensar os jogos e as brincadeiras sob uma perspectiva plural é imprescindível, ou seja, em uma concepção sociocultural e sócio-histórica". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 208.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre a influência sociocultural que os jogos populares brasileiros receberam, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três culturas que se destacam nesse contexto:
A Cultura alemã, americana e russa.
B Cultura medieval, viking e himalaia.
C Cultura espanhola, portuguesa e havaiana.
D Cultura dos ameríndios e aborígenes.
E Cultura oriental, afro-brasileira e indígena.

Leia o extrato de texto: “Em nosso país, ao fazermos um levantamento de algumas brincadeiras por regiões, encontramos uma diversidade cultural imensa.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 183.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras populares que podem ser considerados do tempo da vovó(ô), assinale a alternativa correta:
A Vídeo game e spinner.
B Uno e cama elástica.
C Cara a cara e detetive.
D Slime e cubo mágico.
E Cinco Marias e bola de gude.

Leia o fragmento de texto: “Sabemos que a Educação Física, em muitos casos, ainda é identificada como uma prática esportiva e não como um componente curricular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos jogos e brincadeiras na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
A Podem ter maior flexibilidade nas regulamentações, que são adaptadas em função de material, espaço e participantes.
B Não se pode elaborar regras coletivamente.
C As alterações na realização dos jogos e das brincadeiras não são permitidas.
D É característica da atividade o reforço à competição, disputa e enaltecimento ao resultado.
E É um conteúdo específico das séries iniciais do ensino fundamental.

Leia o fragmento de texto: “As brincadeiras e os jogos – Esportivizados ou não – sempre estiveram presentes no interior da escola, principalmente nas últimas décadas, ligados principalmente ao ‘saber fazer’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 104.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos conteúdos direcionados aos anos finais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta:
A Esporte, jogos, lutas e ginástica.
B Futebol, bola ao túnel e handebol.
C Acerte a lata, dança e atletismo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento de texto: “Alguns jogos de tabuleiro são excelentes para o aprendizado e para o desenvolvimento cognitivo das crianças”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 187.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione corretamente os jogos às suas respectivas descrições: 1. Jogo da onça. 2. Mancala. 3. Senet. ( ) É provável que esse jogo faça parte da cultura de algumas tribos indígenas antes mesmo de os primeiros portugueses chegarem ao Brasil. ( ) É um jogo de passagem e tem origem no Antigo Egito. Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores, cada um deles com cinco peças (peões). ( ) É um jogo que tem sua origem no Antigo Egito e sua dinâmica compreende dois momentos básicos: a "semeadura" e a "colheita". Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 1 – 3 – 2.
B 3 – 2 – 1.
C 1 – 2 – 3.
D 2 – 1 – 3.
E 3 – 1 – 2.

Leia o fragmento de texto: “A modalidade de ensino designada Educação de Jovens e Adultos (EJA) objetiva suprir o direito à educação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade correta”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação às práticas da Educação Física na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
A Deve-se trabalhar modalidades esportivas visando o alto rendimento.
B Deve-se criar estratégias que considerem a heterogeneidade desse grupo em suas diferentes realidades.
C Deve-se desenvolver atividades idênticas para todos os alunos e cobrar resultados homogêneos de toda a turma.
D Deve-se focar no gesto técnico das modalidades esportivas.
E Não se deve trabalhar conteúdos de caráter prático com essa modalidade de ensino.

Atente para a seguinte afirmação: “As aulas de Educação Física podem se tornar momentos oportunos para a reflexão sobre aspectos relacionados a gênero”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 169.
Nos processos de criação das personalidades das crianças, surgem preferências por brinquedos ou brincadeiras por gênero. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre as brincadeiras e a formação de gênero, assinale a alternativa correta:
A Para os professores, trabalhar com classes mistas não é um desafio para propor brincadeiras que auxiliam na formação do gênero.
B As atividades que são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada rompem com os estereótipos.
C As propostas de brincadeiras dificilmente auxiliam no rompimento de preconceitos e estereótipos.
D Os brinquedos e brincadeiras são questões que impossibilitam a formação do gênero.
E É necessário observar que determinadas atividades são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada, estimulando a segregação.

Leia o extrato de texto: “As brincadeiras são, antes de tudo, apropriações de significados. Campos, Grando e Xavante [...] retomam essa fundamentação ao afirmarem que cada sistema cultural cria teias de significados para diferentes atividades [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 199.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre o universo cultural das sociedades indígenas, assinale a alternativa que apresenta corretamente manifestações lúdicas:
A Rituais de passagem da infância para a idade adulta.
B Jogos esportivos, o brincar e a expressão de sentimentos.
C Jogos cooperativos, 0'36'' – 1'28''.
D Os jogos cooperativos não são indicados para a Educação Física escolar.
E O principal objetivo é intensificar o processo de individualidade.

Leia o fragmento de texto: “As brincadeiras são manifestações culturais riquíssimas para a promoção do desenvolvimento infantil, pois representam processos privilegiados para despertar o potencial lúdico infantil e a manutenção das raízes”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 179.
Considerando ao fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione os jogos com sua descrição resumida: 1. Caçador de tartarugas. 2. A serpente. 3. A cobra. ( ) Dois alunos, os 'caçadores', ao iniciar a atividade, saem correndo para pegar os demais, os quais devem evitar ser pegos deitando-se de costas, com as pernas e os braços encolhidos. ( ) Todos os alunos ficam de mãos dadas. Uma extremidade será a 'cabeça' de um animal e a outra, o 'rabo'. A cabeça deve pegar o rabo sem que o 'corpo' se abra. ( ) Forma-se um círculo com os alunos sentados. O professor representa a 'cabeça' de um animal, andando ao redor do círculo, escolhe um participante e lhe diz: 'Ei, você aí, é uma parte do meu rabo!' Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A 3 – 2 – 1.
B 1 – 3 – 2.
C 1 – 2 – 3.
D 2 – 1 – 3.
E 3 – 1 – 2.

Leia o extrato de texto: "Pensar os jogos e as brincadeiras sob uma perspectiva plural é imprescindível, ou seja, em uma concepção sociocultural e sócio-histórica". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 208.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre a influência sociocultural que os jogos populares brasileiros receberam, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três culturas que se destacam nesse contexto:
A Cultura alemã, americana e russa.
B Cultura medieval, viking e himalaia.
C Cultura espanhola, portuguesa e havaiana.
D Cultura dos ameríndios e aborígenes.
E Cultura oriental, afro-brasileira e indígena.

Leia o extrato de texto: “Em nosso país, ao fazermos um levantamento de algumas brincadeiras por regiões, encontramos uma diversidade cultural imensa.”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 183.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras populares que podem ser considerados do tempo da vovó(ô), assinale a alternativa correta:
A Vídeo game e spinner.
B Uno e cama elástica.
C Cara a cara e detetive.
D Slime e cubo mágico.
E Cinco Marias e bola de gude.

Leia o fragmento de texto: “Sabemos que a Educação Física, em muitos casos, ainda é identificada como uma prática esportiva e não como um componente curricular”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos jogos e brincadeiras na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
A Podem ter maior flexibilidade nas regulamentações, que são adaptadas em função de material, espaço e participantes.
B Não se pode elaborar regras coletivamente.
C As alterações na realização dos jogos e das brincadeiras não são permitidas.
D É característica da atividade o reforço à competição, disputa e enaltecimento ao resultado.
E É um conteúdo específico das séries iniciais do ensino fundamental.

Leia o fragmento de texto: “As brincadeiras e os jogos – Esportivizados ou não – sempre estiveram presentes no interior da escola, principalmente nas últimas décadas, ligados principalmente ao ‘saber fazer’”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 104.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos conteúdos direcionados aos anos finais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta:
A Esporte, jogos, lutas e ginástica.
B Futebol, bola ao túnel e handebol.
C Acerte a lata, dança e atletismo.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o fragmento de texto:
“Alguns jogos de tabuleiro são excelentes para o aprendizado e para o desenvolvimento cognitivo das crianças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 187.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione corretamente os jogos às suas respectivas descrições:
1. Jogo da onça.
2. Mancala.
3. Senet. 
( ) E provável que esse jogo faça parte da cultura de algumas tribos indígenas antes mesmo de os primeiros portugueses chegarem ao Brasil.
( ) É um jogo de passagem e tem origem no Antigo Egito. Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores, cada um deles com cinco peças (peões).
( ) É um jogo que tem sua origem no Antigo Egito e sua dinâmica compreende dois momentos básicos: a "semeadura" e a "colheita".
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 3 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 3 – 2. De acordo com o livro-base: “[1] Jogo da onça é provável que esse jogo faça parte da cultura de algumas tribos indígenas antes mesmo de os primeiros portugueses chegarem ao Brasil. [3] Senet significa ‘jogo de passagem’ e tem origem no Antigo Egito. Trata-se de um jogo de corrida entre dois jogadores, cada um deles com cinco peças (peões). O jogo consiste em retirá-las do tabuleiro antes que o adversário o faça, ou seja, vence o primeiro que conseguir retirar todos os peões. [2] A mancala é um jogo que também tem sua origem no Antigo Egito e sua dinâmica compreende dois momentos básicos: a ‘semeadura’ e a ‘colheita’” (livro-base p. 187-188).
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 3.
	
	D
	2 – 1 – 3.
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 2/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o fragmento de texto:
“A modalidade de ensino designada Educação de Jovens e Adultos (EJA) objetiva suprir o direito à educação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade correta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação às práticas da Educação Física na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Deve-se trabalhar modalidades esportivas visando o alto rendimento.
	
	B
	Deve-se criar estratégias que considerem a heterogeneidade desse grupo em suas diferentes realidades.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Isso requer a criação de estratégias que considerem a heterogeneidade desse grupo em suas diferentes realidades, ou seja, é necessário pensar em um corpo localizado tendo como base determinadas cultura, sociedade e história, definindo uma educação capaz de movimentar e refletir sobre temas que sejam relevantes às pessoas que o compõem” (livro-base, p. 136).
	
	C
	Deve-se desenvolver atividades idênticas para todos os alunos e cobrar resultados homogêneos de toda a turma.
	
	D
	Deve-se focar no gesto técnico das modalidades esportivas.
	
	E
	Não se deve trabalhar conteúdos de caráter prático com essa modalidade de ensino.
Questão 3/10 - Jogos e Brincadeiras
Atente para a seguinte afirmação:
“As aulas de Educação Física podem se tornar momentos oportunos para a reflexão sobre aspectos relacionados a gênero”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 169.
Nos processos de criação das personalidades das crianças, surgem preferências por brinquedos ou brincadeiras por gênero. Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre as brincadeiras e a formação de gênero, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Para os professores, trabalhar com classes mistas não é um desafio para propor brincadeiras que auxiliam na formação do gênero.
	
	B
	As atividades que são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada rompem com os estereótipos.
	
	C
	As propostas de brincadeiras dificilmente auxiliam no rompimento de preconceitos e estereótipos.
	
	D
	Os brinquedos e brincadeiras são questões que impossibilitam a formação do gênero.
	
	E
	É necessário observar que determinadas atividades são estruturadas de forma tradicional e hierarquizada, estimulando a segregação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Cientes de que os brinquedos e brincadeiras são espaços necessários para a formação do gênero, os professores enfrentam o desafio de criar atividades para classes mistas, na tentativa de construir opções que assegurem a igualdade de oportunidades e evitem as consequências da discriminação. [...] Para romper com as relações de desigualdade, é necessário observar que determinadas atividades são estruturadas de forma tradicional e hierarquizadas e estimulam a segregação [...] quando problematizados pelo professor, podem criar novas formas de pensar e agir, com perspectiva de rompimento de estereótipos e preconceitos” (livro-base, p. 169-170).
Questão 4/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o extrato de texto:
“As brincadeiras são, antes de tudo, apropriações de significados. Campos, Grando e Xavante [...] retomam essa fundamentação ao afirmarem que cada sistema cultural cria teias de significados para diferentes atividades [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 199.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre o universo cultural das sociedades indígenas, assinale a alternativa que apresenta corretamente manifestações lúdicas:
Nota: 10.0
	
	A
	Rituais de passagem da infância para a idade adulta.
	
	B
	Jogos esportivos, o brincar e a expressão de sentimentos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “São valores, ritos cotidianos que se apresentam no universo cultural das sociedades indígenas e que se manifestam em suas danças, cantos, pinturas corporais e em seus jogos esportivos que valorizam o lúdico, o brincar e a expressão de sentimentos. [...]” (livro-base, p. 199).
	
	C
	Caça e pesca.
	
	D
	Luta entre as tribos.
	
	E
	Nascimento e morte.
Questão 5/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia a afirmação a seguir:
“A educação por intermédio dos jogos cooperativos pode contribuir para construção de um ambiente melhor, fundamentado no autoconhecimento e na autoestima”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 161.
Considerando a afirmação e os conteúdos da Aula 5 (Vídeo 4, Tema 3 – Jogos cooperativos) sobre o objetivo dos jogos cooperativos, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os jogos cooperativos partem do princípio da competição entre os grupos.
	
	B
	Os jogos cooperativos têm regras rígidas.
	
	C
	O principal objetivo é estabelecer o fortalecimento da convivência social e da cooperação entre os participantes.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[sobre os jogos cooperativos] O principal objetivo é estabelecer o fortalecimento da convivência social e da cooperação entre os participantes. [...] a ideia não é jogar contra alguém, e sim jogar junto. [...] a gente vai ganhar juntos, todos. [...] a ideia fundamental é realmente cooperar. [...] para que haja uma ajuda coletiva” (Aula 5, Vídeo 2, Tema 3 – Jogos Cooperativos,  0'36'' – 1'28'').
	
	D
	Os jogos cooperativos não são indicados para a Educação Física escolar.
	
	E
	O principal objetivo é intensificar o processo de individualidade.
Questão 6/10- Jogos e Brincadeiras
Leia o fragmento de texto:
“As brincadeiras são manifestações culturais riquíssimas para a promoção do desenvolvimento infantil, pois representam processos privilegiados para despertar o potencial lúdico infantil e a manutenção das raízes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 179.
Considerando ao fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, relacione os jogos com sua descrição resumida:
1. Caçador de tartarugas.
2. A serpente.
3. A cobra.
( ) Dois alunos, os "caçadores", ao iniciar a atividade, saem correndo para pegar os demais, os quais devem evitar ser pegos deitando-se de costas, com as pernas e os braços encolhidos.
( ) Todos os alunos ficam de mãos dadas. Uma extremidade será a "cabeça" de um animal e a outra, o "rabo". A cabeça deve pegar o rabo sem que o "corpo" se abra.
( ) Forma-se um círculo com os alunos sentados. O professor representa a "cabeça" de um animal, andando ao redor do círculo, escolhe um participante e lhe diz: "Ei, você aí, é uma parte do meu rabo!”
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 2 – 1.
	
	B
	1 – 3 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 3 – 2. De acordo com o livro-base: “[1] Caçador de tartarugas. Dois alunos, os "caçadores", ao iniciar a atividade, saem correndo para pegar os demais, as "tartarugas", os quais devem evitar ser pegos deitando-se de costas, com as pernas e os braços encolhidos, imitando tartarugas. Enquanto estiverem nessa posição, não poderão ser pegos. Quem é capturado ajuda os caçadores. [3] A cobra. Todos os alunos ficam de mãos dadas. Uma extremidade será a "cabeça" da cobra e a outra, o "rabo". A cabeça deve pegar o rabo sem que o "corpo" se abra. Os estudantes podem ocupar todas as funções, basta revezarem: o primeiro (cabeça) vai para o fim (rabo) e assim sucessivamente. [2] A serpente. Forma-se um círculo com os alunos sentados. O professor representa a "cabeça" da serpente e, andando ao redor do círculo, escolhe um participante e lhe diz: "Ei, você aí, é uma parte do meu rabo!" Sempre que alguém for indicado, deve passar por entre as pernas da serpente [...]” (livro-base, p. 183-184).
	
	C
	1 – 2 – 3.
	
	D
	2 – 1 – 3.
	
	E
	3 – 1 – 2.
Questão 7/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o extrato de texto:
“Pensar os jogos e as brincadeiras sob uma perspectiva plural é imprescindível, ou seja, em uma concepção sociocultural e sócio-histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 208.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas sobre a influência sociocultural que os jogos populares brasileiros receberam, assinale a alternativa que apresenta corretamente as três culturas que se destacam nesse contexto:
Nota: 10.0
	
	A
	Cultura alemã, americana e russa.
	
	B
	Cultura medieval, viking e himalaia.
	
	C
	Cultura espanhola, portuguesa e havaiana.
	
	D
	Cultura dos ameríndios e aborígenes.
	
	E
	Cultura oriental, afro-brasileira e indígena.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “[...] além de enfatizar a importância da valorização dos jogos populares, abordamos a influência que eles receberam das distintas culturas que compõem o povo brasileiro, entre elas, a oriental, a afro-brasileira e a indígena” (livro-base, p. 208).
Questão 8/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o extrato de texto:
“Em nosso país, ao fazermos um levantamento de algumas brincadeiras por regiões, encontramos uma diversidade cultural imensa.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 183.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas sobre os jogos, brinquedos e brincadeiras populares que podem ser considerados do tempo da vovó(ô), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Vídeo game e spinner.
	
	B
	Uno e cama elástica.
	
	C
	Cara a cara e detetive.
	
	D
	Slime e cubo mágico.
	
	E
	Cinco Marias e bola de gude.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "[...] conhecidos como do tempo do vovô ou como brincadeiras do tempo do arco da velha, estão paulatinamente desaparecendo, como as cinco Marias, a bola de gude, o jogo de varetas, os pernas-de-pau, o telefone de latinhas, entre tantos outros" (livro-base, p. 182).
Questão 9/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o fragmento de texto:
“Sabemos que a Educação Física, em muitos casos, ainda é identificada como uma prática esportiva e não como um componente curricular”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 136.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e Brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos jogos e brincadeiras na educação de jovens e adultos (EJA), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Podem ter maior flexibilidade nas regulamentações, que são adaptadas em função de material, espaço e participantes.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Os jogos podem ter maior flexibilidade nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis e do número de participantes, entre outros [...] assim, a seleção dos jogos deve ter como base as reais necessidades dos estudantes e privilegiar aqueles capazes de provocar desafios e de conter elementos lúdicos, para que os alunos da EJA melhorem sua autoestima e sua corporeidade” (livro-base, p. 137).
	
	B
	Não se pode elaborar regras coletivamente.
	
	C
	As alterações na realização dos jogos e das brincadeiras não são permitidas.
	
	D
	É característica da atividade o reforço à competição, disputa e enaltecimento ao resultado.
	
	E
	É um conteúdo específico das séries iniciais do ensino fundamental.
Questão 10/10 - Jogos e Brincadeiras
Leia o fragmento de texto:
“As brincadeiras e os jogos – Esportivizados ou não – sempre estiveram presentes no interior da escola, principalmente nas últimas décadas, ligados principalmente ao ‘saber fazer’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LORO, A. P. Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas. Curitiba: InterSaberes, 2018. p. 104.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Jogos e brincadeiras: pluralidades interventivas, em relação aos conteúdos direcionados aos anos finais do ensino fundamental, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Esporte, jogos, lutas e ginástica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, para o terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental [...], nessa fase, os conteúdos de esportes, jogos, lutas e ginástica constituem parte de um mesmo eixo” (livro-base, p. 124).
	
	B
	Futebol, bola ao túnel e handebol.
	
	C
	Acerte a lata, dança e atletismo.
	
	D
	Caçador, futebol e dança.
	
	E
	Esportes de aventura e brincadeiras tradicionais.

Mais conteúdos dessa disciplina