Buscar

Seminários Temáticos em Educação - O pequeno principe

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a): Cristiliane Moreira Mariano
	RGM:24053007
	Curso: Pedagogia Semestre: 1º/2022 – 5º período
	Tipo de Linguagem: Linguagens Literárias
	Trabalho analisado (link ou nome da obra) :O Pequeno Príncipe
	Tutor (a):Rosana Dias
Título da sua atividade/unidade
Uma descoberta literária sempre atual
Introdução 
Muitas pessoas conheceram na infância por meio da obra literária ou pela animação gráfica a história do Pequeno príncipe. A obra de 1942 criada pelo aviador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, foi publicada em abril de 1943 originalmente em inglês e francês. Sua filosofia nos faz refletir sobre a perda da inocência no decorrer da existência humana e sua descrença relacionada ao amor e ao mundo.
Desenvolvimento 
A leitura mostra uma fábula narrativa, onde dois personagens exerce o protagonismo da história; o primeiro deles é o Pequeno príncipe, uma criança que vem do asteroide 325 (ou B-612), que viaja pelo universo conhecendo diversos planetas. Nos trás também o piloto, este vem como narrador da história. O piloto por sua vez, torna-se um adulto amargurado por ter sido desencorajado na infância pelos adultos a sua volta a realizar seu sonho de ser um artista. 
Vários outros personagens são apresentados ao longo da história trazendo reflexões sobre amor, sabedoria, ignorância e até sobre a morte. Apesar dos 80 anos da obra, o seu contexto expõe reflexões extremamente atuais, como valorizar a inocência infantil e permitir que as nossas crianças aproveitem essa fase da vida como crianças de fato, e não como jovens adultos.
Considerações Finais 
	O senso de respeito é algo visível durante todo o enredo. Na frase "É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.", é possível abordar conceitos como o perigo de julgar, ou avaliar alguém pelo passado que carrega. Outros conceitos são tratados com o decorrer da leitura, porém o ponto mais bem colocado, certamente é o que mostra que apesar de tudo, dentro de todo adulto existe uma infância inconsciente, por mais dura que a vida possa ter sido.  	Aos olhos dos conceitos pedagógicos, este belíssimo livro apresenta inúmeras maneiras de trabalhar as emoções e reflexões de carinho, amor, respeito, compreensão, assim como também as frustrações que acontecem com todos no decorrer da vida, ensinando também o senso de responsabilidade em suas relações desde a infância até a vida adulta, todos estes pontos vistos em uma leitura leve e envolvente.
Referências  
FRANTZ, Maria Helena Zancan. O Ensino da Literatura nas Séries Iniciais.3. ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Tradução de Dom Marcos Barbosa. 48ª ed., 18ª impr. Rio de Janeiro: Agir, 2005. 96p.

Continue navegando