Buscar

SAE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
CURSO DE ENFERMAGEM – 4° FASE
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PROFESSOR: JOEL MORSCHBACHER
ESTUDO DE CASO BASEADO NO ARCO DE MAGUEREZ 
LETÍCIA PAULA CANEI
MAICON ANTÔNIO RIBEIRO BARBOSA
RAMONI KEMPER
SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
2021
	OBSERVAÇÃO DA REALIDADE: 
E. M. A., 2 anos e 2 meses, sexo masculino. Mãe adolescente (16 anos) moradora de bairro classe média, frequentando a escola regular, não tem mais contato com o pai da criança, teve um pré-natal inadequado. A criança frequenta a creche e possui babá no contraturno. O quadro vacinal está incompleto, mas a mãe afirmar levar a criança regularmente a Unidade Básica de Saúde do seu bairro. Na casa convive a mãe da criança, seus avós maternos e dois gatos de estimação. Possui um histórico de internação hospitalar por quadro respiratório de repetição. A principal queixa relatada pela mãe e motivo da consulta é que a criança se recusa a comer regularmente e não interage com familiares como antes, além de apresentar choros constantemente. 
Ao Exame Físico da cabeça apresenta face simétrica, rubor facial, olhos lacrimejantes, pupilas isocóricas e fotorreagentes, presença de rinorreia, pele da face apresenta-se com vesículas. Na boca as mucosas apresentam-se hiperimeadas e tonsilas palatinas inflamadas e com presença de placa. Ao examinar tórax e pulmão: simétrico, circular; som claro pulmonar durante percussão; ausculta pulmonar normal, FR 27mrpm. No aparelho cardiovascular: pulso rítmico, perfusão periférica normal; e normocardico FC 100bcpm. Hipertermia 38,5°C. Presença de acesso venoso em membro superior direito. Peso adequado para mais. 
2-PONTOS CHAVES:
	Família conturbada;
	Histórico de doenças de repetição;
	Falha na Atenção Primária (pré-natal e puericultura);
3-TEORIZAÇÃO:
Família conturbada: De acordo com a Revista BBC NEWS uma recente revisão de pesquisas internacionais sugere que, a partir dos seis meses de vida, crianças expostas a conflitos tendem a ter batimentos cardíacos mais acelerados e níveis mais altos de estresse. Conflitos interparentais severos ou crônicos podem provocar consequências como interrupções no desenvolvimento cerebral, distúrbios do sono, ansiedade, depressão, indisciplina e outros problemas graves em bebês, crianças e adolescentes.
Histórico de doenças de repetição: Conforme a farmacêutica multinacional Pfizer, as doenças que afetam o crescimento infantil podem comprometer uma série de questões relacionadas ao desenvolvimento físico, sexual e emocional das crianças. Ainda podem trazer consequências até a vida adulta, caso não sejam diagnosticadas e tratadas adequadamente. 
Falha na Atenção Primária (pré-natal e puericultura): Conforme os autores Cabral, Ressel & Landerdahl 
definem a assistência pré-natal como a atenção que acolhe a mulher desde o início
da gestação, para que o nascimento de uma criança saudável e o bem-estar da mãe
e da criança sejam garantidos.
Dessa forma, percebe-se a importância de se prestar uma assistência de
qualidade às mulheres gestantes o mais precocemente possível, prevenindo, assim,
possíveis complicações inerentes à gestação e à saúde da criança.
4-HIPÓTESES DE SOLUÇÃO: 
DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM: 
	Hipertermia relacionado a doença evidenciado por pele avermelhada, pele quente ao toque, taquicardia e taquipneia.
	Deglutição prejudicada, relacionado a condição respiratória, evidenciado por febres de etiologia desconhecida e recusa do alimento. 
	Integridade da pele prejudicada, relacionado a alteração na pigmentação evidenciado por alteração na integridade da pele.
	Paternidade ou maternidade prejudicada, relacionado a cuidado pré-natal insuficiente, pais muito jovens, evidenciado por doenças frequentes, manutenção inadequada da saúde, pai da criança não envolvido e mãe solteira.
	Conforto prejudicado relacionado a sintomas relativos a doença evidenciado por sensação de desconforto.
5-APLICAÇÃO A REALIDADE: 
Intervenções para hipertermia: 
Monitorar a temperatura com a frequência adequada. Monitorar a cor e a temperatura da pele. Administrar medicação para tratamento da causa da febre, conforme apropriado. Instituir dispositivo de monitoramento contínuo da temperatura central, conforme apropriado. Monitorar a cor e a temperatura da pele. Monitorar a pressão sanguínea, pulso e respiração, conforme apropriado. Monitorar a diminuição do nível de consciência. Monitorar quanto à atividade convulsiva.
Intervenções para deglutição prejudicada:
Oferecer alimentos à temperatura mais agradável. Alimentar o paciente sem pressa/lentamente. Postergar a alimentação se o paciente estiver fatigado. Verificar a boca em busca de resíduos ao final da refeição. Lavar o rosto e as mãos após a refeição. Estimular os pais/familiares a alimentarem o paciente. Oferecer alívio adequado à dor antes das refeições, conforme apropriado. 
Intervenções para integridade da pele prejudicada: 
Examinar a pele e as mucosas quanto a vermelhidão, calor exagerado, edema e drenagem. Observar as extremidades quanto a cor, calor, inchaço, pulsos, textura, edema e ulcerações. Monitorar cor e temperatura da pele. Monitorar a pele e as mucosas quanto a áreas de descoloração, contusões e distúrbios. Monitorar a pele quanto a exantemas e abrasões. Monitorar a pele quanto a ressecamento e umidades excessivas. 
Intervenções para paternidade ou maternidade prejudicada: 
Identificar os papéis usuais no sistema familiar. Determinar as alianças na família. Identificar as áreas de insatisfação e/ou conflitos. Ajudar os membros da família a ter uma comunicação mais eficiente. Ajudar a família a melhorar as estratégias positivas de enfrentamento existentes Ajudar os membros a priorizar e selecionar a questão familiar que necessita de tratamento mais imediato.
Intervenções para conforto prejudicado: 
Usar abordagem calma e tranquilizadora. Esclarecer as expectativas de acordo com o comportamento do paciente. Tentar compreender a perspectiva do paciente em relação à situação temida. Permanecer com o paciente para promover segurança e diminuir o medo. Encorajar a família a permanecer com o paciente, conforme apropriado. Oferecer objetos que simbolizem segurança. Escutar o paciente com atenção. Orientar o paciente sobre uso de técnicas de relaxamento.

Continue navegando