Buscar

Prévia do material em texto

ECONOMIA E MERCADO
	Economia é uma ciência social que estuda as ações da sociedade relacionadas a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços necessários à sobrevivência e à qualidade de vida dos indivíduos. Dentro dessa ciência existem diversos modelos econômicos, podemos citar como exemplo a micro e a macroeconomia. Na microeconomia analisa-se o comportamento dos consumidores e empresas de mercados específicos. Já na macroeconomia, o estudo é global, observa-se o todo. 
Racionalidade Econômica 
Racionalidade econômica está relacionada a satisfação dos consumidores. O objetivo dessa hipótese é um pouco mais amplo do que somente a satisfação das necessidades, ela hostiliza que os indivíduos são aptos em classificar as suas escolhas por ordem de preferência, priorizando as com menor custo de oportunidade.
Equilíbrio de Mercado
	O equilíbrio de mercado acontece quando a quantidade de bens e serviços demandadas pelos consumidores é igual a quantidade de bens e serviços que uma empresa pode fornecer. Ou seja, o mercado funciona em harmonia. 
Dessa forma, podemos classificar:
· Demanda: procura por bem e/ou serviço;
· Oferta: quantidade de bem e/ou serviço que os produtores desejam produzir e oferecer para o mercado em um determinado espaço de tempo.
Políticas Macroeconômicas 
Políticas macroeconômicas consistem na estratégia e gestão de um país visando promover a estabilidade financeira, o crescimento econômico sustentável e reduzir os riscos da crise. As políticas macroeconômicas são definidas por meio de metas fixadas pelo governo, que possibilitam orientar as atividades do mercado financeiro, dos agentes produtivos e das instituições financeiras.
Política cambial: controle a taxa de câmbio da moeda local.
Política Comercial: Facilitação de Importação e Exportação.
Política de Renda: Controle de Preços e Salários.
Política fiscal: Tributando pessoas comuns e corporações.
Política Monetária: Quantidade e Disponibilidade de Moeda e Títulos.
Para comprar, inclua uma política de juros como a taxa Selic.
Desenvolvimento econômico 
O desenvolvimento econômico é a melhoria do padrão de vida dos indivíduos, ou seja, aumento da produção, geração de empregos e redução das desigualdades sociais. Ele pode ser atribuído às mudanças na economia que afetam diretamente os produtos e serviços oferecidos pelo mercado, as relações entre os agentes econômicos, as condições financeiras do país e a política monetária.	
Estrutura de Mercado
O termo estrutura de mercado refere-se à classificação dos mercados de acordo com suas características. A estrutura do mercado depende fundamentalmente de três características, tais como:
O número de empresas que compõem o mercado; O tipo de produto (se a empresa fabrica o mesmo ou um produto diferente); Se existem barreiras para novas empresas entrarem no mercado.
Assim, por essas particularidades, as estruturas são divididas em mercados perfeitamente competitivos e mercados imperfeitamente competitivos e concorrência monopolista.
De acordo com as condições que a Empresa Atento Brasil nós apresenta podemos ver que ela se trata de uma empresa com as estrutura de mercado oligopolista com 46 mil filiais de trabalho no Brasil com uma grande diferencial de suas concorrentes, a Algar Tech com aproximadamente 7.500 posições e atendimento, Almaviva com 13.000 posições de atendimento, Concentrix com 5000 funcionários no Brasil, LIQ com aproximadamente 40.000 funcionários, entre outras empresas do mesmo segmento, sendo a 2° do ranque, deixada para atrás somente pela SITEL que está presente em mais de 25 países.
Elasticidade da Demanda
É o cálculo da variação percentual da demanda em relação ao valor do produto.
Com a pandemia o ano de 2020 o impacto global afetou a economia em geral causando uma desestabilidade nos clientes da Atento, os setores de telecomunicação, financeiro e turismo, sofreram mudanças significativas nos padrões de consumo dos seus usuários.
Para corresponder às expectativas dos seus clientes nesse cenário foi criado a Atento@Home uma plataforma digital que auxilia os seus clientes com a gestão, com o controle de horas extras e outros serviços. Com essa nova implantação os negócios foram ampliados para a área de saúde, entretenimento, comércios eletrônicos e serviços de distribuições baseados em aplicações. 
Com base nas informações podemos ver que é se tanta de uma empresa inelástica, seus clientes são fiéis e são pouco sensíveis ao que acontece com os preços. 
FONTES: http://www.bwsconsultoria.com/2010/01/demanda-oferta-e-equilibrio-de-mercado_02.html?m=1

Mais conteúdos dessa disciplina