Buscar

Atividade Contextualizada - Desenho Técnico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – DESENHO TÉCNICO
Surgida no período renascentista como técnica de representação sistematizada e utilizada na atividade projetual também como instrumento mediador, a perspectiva é um método de representação gráfica de um modelo imaginado que nos permite reproduzir as três dimensões numa superfície plana, fornecendo ao observador a ideia de dimensão e volume do objeto representado, sensação de distância e noção de espaço.
Essa técnica é usada em várias áreas da ciência, desde as Artes até a Matemática, Arquitetura e Engenharias. Dentre as aplicações da Perspectiva, podemos citá-las na Arquitetura Civil, na Arquitetura Militar, na Matemática e para o desenho de máquinas no século XV. Para a Arquitetura Civil, o surgimento da perspectiva era - e continua sendo - uma forma racional de construção do espaço que possibilitou aos criadores planejar e antever tridimensionalmente suas ideias, que, registradas em um papel, poderiam ser lidas por outros e estes compreenderiam a intensão do projeto.
Na Arquitetura Militar, a perspectiva destacou-se por ser utilizada para projetar topografia de terreno em mapas destinados contribuindo para as estratégias militares, além disso o uso da Perspectiva Linear tornou-se útil para que os soldados efetuavam cálculos sobre os mapas e previssem a trajetória dos projéteis. Já para a Matemática, a evolução da perspectiva permitiu o surgimento de uma nova área da geométrica: a Geometria Descritiva, onde a partir das projeções, torna-se possível determinar distâncias, ângulos, áreas e volumes em suas verdadeiras grandezas.
No contexto do desenho de máquinas foi a partir da visão sobre perspectiva que houveram os maiores desenvolvimentos nesta área. Os desenhos tinham como objetivo principal fornecer informações para a produção de qualquer peça ou engrenagem a ser construída pelos operários da fábrica, visto que este tipo de desenho era sintético e de fácil leitura.
Atualmente a perspectiva é indispensável para as ciências exatas como Arquitetura, Mecânica, Engenharia e Desenho Técnico, pois é necessário interpretar corretamente a aparência de volume dos objetos, profundidade, espaço de ambientes, e todo tipo de esquemas gráficos que busquem reproduzir as características tridimensionais da realidade.
REFERÊNCIAS
ALVES, M. C. A.; FONTES, C. L. M.; COSTA, I. F. A contribuição da geometria descritiva no projeto arquitetônico da construção civil. In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em Desenho, Cultura e Interatividade. 11., Bahia. 2015. Anais... Disponível em: < http://www2.uefs.br:8081/msdesenho/xiseminarioppgdci2015/artigos/SD031_a_contribuicao_da.pdf>. Acesso em 10 de maio de 2019.
FERREIRA, R. C.; FALEIRO, H. T.; SOUZA, R. F. Desenho técnico. Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, UFG. Goiânia, GO, 2008. (Apostila). Disponível em: < https://portais.ufg.br/up/68/o/Apostila_desenho.pdf > . Acesso em 10 de maio de 2019.
MATEUS, L. M. C. Geometria numa escola de arquitectos. Artitextos, n. 01, 2006. Disponível em: < https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/1775/1/FAUTL_13_LMateus.pdf> . Acesso em 11 de maio de 2019.

Continue navegando