Buscar

1651090158208_Atividade Contextualizada de Biologia Molecular

Prévia do material em texto

Faculdade Maurício de Uninassau
Atividade Contextualizada
De
Biologia moléculas
Aluna: Robéria Leite Maurício
Curso: Farmácia
Matrícula: 01416730
Diagnóstico Molecular
 O diagnóstico Molecular é uma metodologia comumente e mais rápida que as técnicas ditas gold standard, com referência e altíssima qualidade em seus campos investigativos, permitindo atingir precisão elevada devido a especificidade e sensibilidade desenvolvidas nos kits de detecção, com características vantajosas na investigação de infecções.
 Com resultados acertivos utilizados rapidamente para a conduta de tratamento dos pacientes, o diagnóstico Molecular tem a capacidade de detectar quantidades baixíssimas dos alvos de interesse, além da exatidão e rapidez, esse teste RT-PCR é padrão ouro no diagnóstico da covid-19, onde a confirmação é obtida através da detecção do RNA ( da molécula do SARS-COV-2 na amostra analisada, retirada do raspado da nasofaringe, Utilizado também nas redes públicas para diagnóstico rápido da tuberculose (TB), detecção translocações com gene oncológico BCR /ABL, associados a alguns tipos de leucemia, por se tratar de uma técnica de alta complexidade esse teste necessita de estrutura laboratorial especializada para sua realização. Podendo ir além na infectologia desde que haja investimentos governamentais em laboratórios dando acesso a um diagnóstico rápido como investigar patógenos relacionados ao processo de transplante, com alvos interessantes para o monitoramento como o CMV, EBV, e BKV, e vários outros tipos de infecção, com interesse para obter conhecimento da carga viral presentes através do DNA no organismo para controle e eficiência do transplante e no combate de demais doenças.
 O diagnóstico Molecular precisa ser difundido para que mais pacientes tenham acesso, e que deixem ir além a amplitude de identificar doenças infecciosas de um todo, com intuito de obter descobertas e conhecimentos que leva a cura da humanidade.
· Faça um fluxograma ou um mapa mental evidenciando(destacando) todas as etapas de um diagnóstico Molecular para a covid-19
· Identifique os sintomas, passe pela coleta, acondicionamento e método de detecção até a liberação de resultados.
O novo corona vírus, o SARS-CoV-2, responsável pela covid-19, pode causar vários sintomas diferentes que, dependendo da pessoa pode variar desde uma simples gripe até uma pneumonia grave. Podendo ser classificadas em caso leve; caso moderado; caso grave; caso crítico a complicações.
Normalmente os primeiros sintomas da covid-19 aparecem de 2 a 14 dias após uma possível exposição ao vírus, e incluem :
· Tosse seca e persistente;
· Febre acima de 38 °C;
· Cansaço excessivo;
· Dor muscular generalizada;
· Dor de cabeça;
· Garganta inflamada;
· Coriza ou nariz entupido;
· Alterações do trânsito intestinal, principalmente diarréia;
· Perda de gosto e olfato;
Os testes rápidos sorológicos, por indenoensaio enzimático (teste Elisa) e por imunoensaio quimioluminescente (teste CLIA) tem o objetivo de detectar anticorpos específicos contra a Covid-19 que o nosso organismo produz em resposta a infecção viral, visando controlar e eliminar tanto o vírus como células infectadas. Esse teste é indicado a partir do sétimo dia de doença e os resultados negativos não descartam o contato prévio com o vírus, que deve ser repetido após uma semana para confirmação a liberação de resultados é de 2 a 3 dias úteis.
O teste Molecular detecta o material genético do vírus, é uma molécula de ácido ribonucleico (RNA) convertido a ácido desoxirribonucleico (DNA) no laboratório para facilitar o teste molecular por reação em cadeia da polimerase (PCR). Esses teste Molecular deve ser realizado entre o terceiro e sétimo dia de sintomas para aumentar a chance de detecção RNA viral e um teste negativo não descarta a infecção, apenas indica que naquele momento dia carga viral é indetectável, o prazo para a entrega do resultado do exame é de até 3 dias úteis, a depender da região.
O serviço de saúde pública ou privado de cada cidade tem a obrigação de avisar, no prazo de 24 horas, se há casos ou morte com suspeita ou confirmação da doença.
Pacientes com um quadro leve, a chamada síndrome gripal, deve ser preenchida a ficha em um sistema na internet chamado e-sus-ve, criado por causa da pandemia. Quando o caso é mais sério onde o paciente tem dificuldades para respirar, é registrado em outro sistema. O sivesp-Gripe, sistema de vigilância criado na época da pandemia do H1N1, tem uma vigilância de síndrome respiratória aguda grave, são quadros gripais que evoluem para insuficiência respiratória, para pessoas que precisam internar, precisam de oxigênio, precisam ir para UTI. Servindo também para registrar as mortes por covid-19.
 Transporte e acondicionamento de amostras biológicas para a identificação laboratorial de SARS-CoV-2
· Amostras de aspirador nasofaríngeo (ANF);
· SWABS combinado (nasal / oral);
· Amostra de secreção respiratória inferior: escarro, lavado traqueal ou lavado branco alvolar.
O procedimento de coleta de amostras respiratórias dos casos suspeitos de covid-19 BB deve seguir o protocolo de coleta da influeza. Se tratar de um novo vírus ou novo subtipo viral em processo pandêmico, a amostra deverá ser coletada até o 8° dia dos sintomas, presencialmente até o 3° dia.
As amostras são mantidas refrigeradas (4-8 °C) e devem ser processados dentro de 24 a 72 horas da coleta, se não ouver a possibilidade de envio nesse período, recomenda-se congelar as amostras a -70 °C até o envio, assegurando a manutenção da temperatura.
Para o transporte de amostras de casos com suspeita de infecção por SARS-CoV-2 a embalagem deve seguir os regulamentos de remessa para substâncias biológicas UN 3373, categoria B.
Para coleta de amostras em situação de óbito
Pacientes que evoluíram para o óbito deverá ser realizada a coleta das seguintes amostras para o diagnóstico viral e histopatológico:
· Tecido da região central dos brônquios (hilar), dos brônquios direito e esquerdo e da traquéia proximal e distal;
· Tecido dos parênquima pulmonar direito e esquerdo;
· Tecido dos tonsilas e mucosa nasal.
As amostras frescas coletadas para o diagnóstico Viral devem ser acondicionados individualmente, em recipientes estéries e imersas em meio de transporte viral ou solução salina tampomada ( PBS ph 7.2), suplementadas com antibióticos. Após a coleta, os espécimes identificados com sua origem tecidual devem ser congelados e transportados com gelo seco.
A coleta de amostras para diagnóstico histopatológico, deve ser feito observando-se os protocolos em vigência, nos serviços locais de patologia, acondiciona em frascos de vidro com boca larga com formalina tampomada a 10%. Utiliza parafina sem compostos adicionias (por exemplo: cerca de abelha, cerca de carnaúba etc.) No processo de parafinização dos fragmentos.
 
Fluxograma das Vantagens do diagnóstico molecular 
 Diagnóstico molecular
Transforma o DNA do vírus em CDNA
O CDNA é amplificado, utilizado fitas de DNA fluorescente e enzima taq DNA polimerase
Detecção do material genético do vírus nas amostras
Emissão do diagnóstico laboratorial 
Vantagens?
 Sim
Alta sensibilidade 
Especificidade 
Ensaio multiplex 
Desvantagens ?
 
Custos elevados
Mão de obra especializada
O
Fim
Infraestrutura específica 
Referências bibliográficas:
https://crbio04.gov.br/noticias/os-testes-no-diagnostico-da-covid-19-e-suas-etapas/#:~:text=Os%20testes%20sorol%C3%B3gicos%20identificam%20a,ap%C3%B3s%20quinze%20dias%20dos%20sintomas 
https://bioemfoco.com.br/noticia/diagnostico-molecular-o-que-e-para-que-serve/
https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/SINTOMAS
https://g1-globo-com.cdn.ampproject.org/v/s/g1.globo.com/google/amp/jornal-nacional/noticia/2020/06/26/entenda-como-e-feita-a-coleta-de-dados-da-covid-19-em-todo-o-pais.ghtml?amp_js_v=a6&amp_gsa=1&usqp=mq331AQKKAFQArABIIACAw%3D%3D#aoh=16503336019112&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=Fonte%3A%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fg1.globo.com%2Fjornal-nacional%2Fnoticia%2F2020%2F06%2F26%2Fentenda-como-e-feita-a-coleta-de-dados-da-covid-19-em-todo-o-pais.ghtmlhttps://www.vs.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Anexo-B.pdf
http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/685-covid-19-testes#:~:text=ZV%3A%20Os%20testes%20r%C3%A1pidos%20sorol%C3%B3gicos,o%20v%C3%ADrus%20como%20c%C3%A9lulas%20infectadas
https://www.somdiagnosticos.com.br/posts/183
https://www.maededeus.com.br/teste-covid-19/
https://kasvi.com.br/importancia-biologia-molecular/
https://labtest.com.br/atualizacoes-no-diagnostico-molecular-da-covid-19-2/
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_92791_1/outline/scorm/launchFrame?toolHref=https:~2F~2Fsereduc.blackboard.com~2Fwebapps~2Fscor-scormengine-BB5d2e2e7dd5953~2Fdelivery%3Faction%3DlaunchPackage%26content_id%3D_5226724_1%26course_id%3D_92791_1%26from_ultra%3Dtrue&courseId=_92791_1&contentId=_5226724_1 unidade 4 acessado dia 21/04/2021 Biologia Molecular

Continue navegando