Buscar

Estudo de Caso - Paz e justiça Nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Caso: Paz, justiça e instituições eficazes .
Sabrina Debora Zdanuk de Arruda.
Escola Superior de Educação Centro Universitário Internacional UNINTER 
2022
Segundo a revista digital (Pisco de Luz) os 17 pontos incrementados pela ONU para um desenvolvimento sustentável, são: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água limpa e saneamento, energia limpa e acessível Trabalho de decente e crescimento econômico, inovação infraestrutura, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsável, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida na terrestre, paz justiça e instituições eficazes e parcerias e meios de implementação. Este projeto é sublime permitindo a construção de uma melhor qualidade de vida e de um ambiente mais igualitário e ecologicamente saudável contudo cheio de desafios pois esbarra com questões financeiras, econômicas, politicas, burocrática e de gestão pública. 
Uma experiência bem-sucedida acerca da representatividade que ampliará esse processo de inclusão, democracia e equidade e que será refletido de forma direta nas empresas e instituições, aconteceu em pequim, Segundo as Nações Unidas (2021) Reuniram-se 26 países, com o intuito de enfrentar barreiras e de igualdade de gênero em todo globo. Tendo o intuito de proteger os direitos iguais das mulheres e revogar leis discriminatórias, permitir os mesmos direitos legais e de propriedade, promoção e inclusão econômica das mulheres com remuneração igual, planos contra a violência da mulher, créditos direcionados a investimento, e cursos para a integração ao mercado de trabalho, entre outras propostas. 
 A escola tem um papel significativo na criação de medidas democríticas que devem agregar esses indivíduos historicamente excluídos. Tendo um importante papel social que reflete na mediação da sociedade. Para Lopes (2013 p.1324) Discorre acerca da importância de criação de politicas pedagógicas que proporcionam uma participação efetiva dessa comunidade, proporcionado vivências e tomada de decisões . Com o uso de discussões de modo a pontuar as prioridades ,objetivos e problemas a serem superados, refletir sobre a realidade do cotidiano agindo de maneira multidisciplinar e vinculados com a realidade dos indivíduos envolvidos. 
Em uma análise sobre o período discente da autora foram organizados alguns projetos democráticos, contudo entende-se a necessita de uma abrangência maior no campo da democracia e rodas de conversas que se mostram superficiais, Sendo os mesmos grêmios estudantis, grêmios durante gincanas escolares, votação quanto ao uso de uniformes, teatros organizados pelos alunos, projetos científicos, aulas práticas, Gincanas organizadas prioritariamente pelos alunos e um grêmio que representava os direitos e dever da turma. 
 As principais iniciativas nas escolas em minha região de São Paulo- Piraju são a projetos gratuitos de canoagem, grêmios estudantis, aulas de informática e jogos como pingue-pongue, aulas artísticas durante os finais de semana, gincanas escolares, projeto guri, com o propósito de promover uma autonomia dos estudantes.
Alguns projetos que podem ser implantados para um melhor funcionamento e democratização desses alunos A partir da perspectiva de (Zinet, 2016) são: “Caminho escolar” que visa ensinar o preparo de alimentos tendo o publico alvo de crianças de 8 anos, “Escolas feitas por alunos, professores e familiares ” junção de linguagens gráficas, pictóricas e de manipulação de modelas e maquetes, “Aprendizagem em um dialogo com a aprendizagem infantil” visa a aprendizagem, dialogo e respeito às etapas do desenvolvimento infantil, onde todos os atores são construtores do saber. Entre muitos outros projetos
Referencias
Nações Unidade. Em fórum no México, ONU pede fim de leis e medidas que discriminam as mulheres. 2021 Disponível em: < https://news.un.org/pt/story/2021/03/1746002 2021. Data de Acesso 26/04/2022. 
Revista Digital Pisco de Luz. Objetivos do Desenvolvimento sustentável, 17 objetivos para transformar o mundo. Disponível em: < https://www.piscodeluz.org/desenvolvimento-sustentavel?gclid=CjwKCAjwsJ6TBhAIEiwAfl4TWDAXnL_Def3BXqB3K5yuGvYhIfLCyixec6GYY6MUpENrG8g7l2KKIRoCgjcQAvD_BwE. Data de Acesso 26/04/2022
LOPES, A. R.R. Gestão democrática: Reflexões acerca da representatividade no espaço escolar. 2013. PUCPR. Curitiba. 
Zinet.C. 18 experiências que promovem a autonomia e protagonismo de estudantes . 2016. Rev. Centro de referência em educação integra. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/18-experiencias-promovem-autonomia-protagonismo-dos-estudantes/. Data de acesso:08/05/2022

Continue navegando