Buscar

Desafio - Evolução histórica do HTML

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desafio
Por muito tempo, as formas mais comuns de se ter players de músicas em sites era utilizando o recurso em flash, ou por meio de plug-ins específicos de programas instalados no computador do usuário, como o Windows Media Player, o Real Player ou o Quick Time, por exemplo. Até então, havia um grande problema na utilização dos plug-ins citados: a impossibilidade de customização do player, já que sua aparência iria seguir o padrão do software instalado no computador do usuário.
Algumas soluções alternativas poderiam ser usadas para burlar esse problema. A tecnologia Flash é um bom exemplo disso, já que não sofria com esse tipo de problema de customização, mas tinha os seus próprios. O Flash nunca teve um desempenho muito bom fora do Windows e esse tipo de problema ultrapassa o universo dos computadores desktop, chegando a acontecer também no mundo móvel. Além disso, o Flash não está presente em todos os dispositivos móveis. O iOS, por exemplo, nunca ofereceu suporte. Já o Android tem em algumas versões da plataforma, mas não é algo tão indicado para um smartphone, pelo alto consumo de recursos de CPU, bateria, etc. Outra opção mais recente e interessante é o HTML5, que traz consigo a possibilidade de adicionar músicas e vídeos nas páginas sem a necessidade de plug-ins, deixando a responsabilidade de reproduzir os arquivos por conta do browser. A vantagem é que os esforços podem ser focados no desenvolvimento do restante do escopo, deixando todo o resto com o browser.
Nesse contexto, analise o seguinte cenário:
Padrão de resposta esperado
Um exemplo básico do uso da tag <audio> é apresentado a seguir. Nela está sendo setado autoplay e controls, que servem para tocar automaticamente e habilitar os controles do player, respectivamente. Será reproduzida a mídia jingle.mp3 definida na tag <source> dentro da tag <audio> pela propriedade “src”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando