Buscar

ROSANA RIBEIRO INOV EMPREE PIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
		COLÉGIO TÉCNICO DE LIMEIRA
	
	Aluno (a): PABLO RAMON DE CARVALHO R.A. 99417 Turma: TDS-1
	
	Disciplina: INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
	
 17/05/2022
	
	Professor (a): ROSANA RIBEIRO
	
ALUNOS DO TDS-1, SEGUE A ATIVIDADE PARA FAZER UM TRABALHO SOBRE PIX - MEIO DE PAGAMENTO ELETRÔNICO BRASILEIRO.
· O que é o Pix e quais são as principais características?
· Como fazer um Pix?
· Como se paga com Pix?
· Quanto custa o Pix?
· Quais são seus principais benefícios do PIX?
· Qual a diferença entre o Pix e outros meios de pagamentos?
RESPOSTAS DAS QUESTÕES SOLICITADAS.
· O que é o Pix e quais são as principais características?
Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-pago.
Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, tem como principais características o potencial de:
· Alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
· Baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
· Incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
· Promover a inclusão financeira; e
· Preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.
FONTE: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix
· Como fazer um Pix?
Basta selecionar a transação por PIX no aplicativo do banco, inserir a chave PIX de quem vai receber o dinheiro e confirmar a transferência com a senha do banco.
De acordo com o Bacen, o PIX não leva mais do que 10 segundos. Ou seja, nesse pequeno intervalo você receberá o comprovante PIX, assim como quem recebeu.
Para realizar transações pelo novo sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central, os usuários que querem transacionar (pagar ou receber) devem possuir uma conta em uma instituição (banco, fintech etc.) que aderiu ao novo sistema de pagamento instantâneo.
Como fazer um Pix passo a passo:
1. Acesse o aplicativo do seu banco;
2. Selecione a opção/área Pix;
3. No campo do destinatário, preencha a chave Pix de quem receberá o valor;
4. Insira o valor da transação e uma mensagem, caso queira informar o motivo ou objetivo da transferência;
5. Confira dos dados que do destinatário (Nome completo, identificação da conta de recebimento etc)
6. Digite a senha para autorizar o PIX e aguarde alguns segundos para gerar o comprovante
7. É possível encaminhar o comprovante por mensagem online, mas o destinatário recebe uma indicação do banco que recebeu valores na conta.
FONTE: https://www.idinheiro.com.br/pix-pagamento-instantaneo/
· Como se paga com Pix?
Para fazer o pagamento de boletos utilizando o PIX, siga o passo a passo abaixo:
1. Abra o aplicativo do seu banco para acessar sua conta
2. Acesse a área relacionada ao PIX, que normalmente está em destaque na tela principal ou na função de pagamentos;
3. Dentro da área PIX, clique na opção de Pagar, Ler QR Code, Código QR ou termo semelhante;
4. Agora, será preciso usar a câmera do celular para ler o QR Code que está disponível no boleto. O app do banco abrirá ou pode pedir permissão para abrir a câmera do seu aparelho;
5. Aponte o celular para que a câmera leia o QR Code;
6. Depois de reconhecer o código, o app do banco mostrará as informações relacionadas ao boleto, como recebedor, identificação de pagamento, valor do documento e qual conta você quer usar para pagar;
7. Se estiver tudo certo, siga com o pagamento. Pode ser necessário digitar a senha de liberação, usar biometria ou outro recurso que libere a transação.
8. Em seguida, aparecerá a confirmação do pagamento e a tela de comprovante. Pronto, o boleto foi pago com PIX!
Caso não seja possível ler o QR Code, tem como usar a opção PIX Copia e Cola, se ela estiver disponível no boleto.  O PIX Copia e Cola é um código enviado para pagamento. Na área PIX, basta acessar a opção “PIX Copia e Cola” ou equivalente, em vez da leitura de QR Code.
Nesse recurso, em vez de ler o código com a câmera, ele será transformado em uma sequência de números e letras. Basta copiar tudo isso e colar no campo solicitado pelo aplicativo do banco.
Ao pagar boletos com o método instantâneo, a compensação é imediata. Isso é diferente do pagamento comum de um boleto, que pode demorar até 3 dias úteis para ser compensado.
Também dá para usar o PIX para realizar outras formas de transferência de dinheiro além do pagamento com QR Code e PIX Copia e Cola. Um deles é a transferência com chave PIX, que permite usar telefone, e-mail, CPF/CNPJ ou um código aleatório para recebimento de recursos.
FONTE:https://www.bancopan.com.br/blog/publicacoes/como-pagar-um-boleto-pelo-pix-veja-o-passo-a-passo.htm#:~:text=Acesse%20a%20%C3%A1rea%20relacionada%20ao,que%20est%C3%A1%20dispon%C3%ADvel%20no%20boleto.
· Quanto custa o Pix?
As regras do BC determinam que o Pix é gratuito para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais (EIs). Mas há exceções: por exemplo, quando esses clientes recebem pagamentos por uma venda comercial, observados alguns critérios. No caso das pessoas jurídicas que não são MEIs nem EIs, tanto o recebimento quanto o envio de Pix podem ser cobrados. As regras do BC não obrigam os bancos a impor tarifas, apenas autorizam as instituições financeiras a fazê-lo. Segundo especialista Araújo recomenda que os empreendedores façam uma ampla pesquisa de preços antes de fazer sua escolha, já que as tarifas podem variar bastante. “O Pix intensificou a concorrência entre as instituições financeiras. Cada uma lançou sua campanha para atrair clientes, o que beneficia os pequenos negócios.” Levantamento realizado pela Folha mostra que, dos cinco maiores bancos brasileiros, apenas a Caixa não cobra o envio de valores nessa modalidade feitos por clientes pessoa jurídica.
FONTE:https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2021/09/saiba-como-funciona-a-cobranca-de-taxa-do-pix-para-empresas.shtml#:~:text=Apenas%20o%20envio%20de%20valores,e%20m%C3%A1ximo%20de%20R%24%2010.&text=O%20banco%20cobra%20tarifa%20de,m%C3%A1ximo%2C%20de%20R%24%209.
· Quais são seus principais benefícios do PIX?
O Pix é a solução perfeita para quem busca facilidade no dia a dia para pagamentos e recebimentos, e com toda a segurança. Com pagamentos instantâneos, qualquer movimentação de dinheiro se torna rápida, prática e fácil. Descubra todos os benefícios e vantagens:  
 Mais segurança
Todo processo é digital e criptografado, isso quer dizer que o Pix é protegido pelo Banco Central.​ As mesmas medidas de segurança de autenticação e criptografia, adotadas na realização de outros métodos de pagamento, como TEDs e DOCs, são usadas para o tratamento das transações via Pix. 
As operações também são rastreáveis, o que significa que as instituições envolvidas podem, a pedido das autoridades competentes, identificar os titulares das contas de origem e de destino de toda e qualquer transação de pagamento por Pix, diferentemente de saques em dinheiro vivo. 
Para dar mais segurança, você conta com limites de transferências baseados no seu histórico de pagamento em outros métodos, como cartão de débito. Ah, e se você usa a conta Mercado Pago, fica ainda mais protegido com o nosso sistema antifraude e outras camadas de proteção, além de ter a liberdade  de ajustar o limite do Pix como achar melhor.
 Disponível a qualquer hora
Nunca mais você vai ter que passar por aquela experiência de tentar fazer um DOC ou TED no fim de semana ou fora do horário comercial e não conseguir completar a transação no mesmo dia. Porque o Pix está disponível a qualquer hora, 24h por dia e 7 dias da semana.
Ou seja, você não precisa ficar mais esperando a compensação de três dias do boleto para o andamento da sua compra na internet, porque o dinheiro é liberado na hora,isso significa que irá receber seu pedido ainda mais rápido.
 É grátis e mais rápido!
Em poucos segundos, você consegue transferir e receber dinheiro sem ter que pagar nenhum centavo a mais por isso, independente da instituição financeira. Ou seja, você não precisa mais pensar em alternativas para pagar alguém ou uma conta. É só fazer ou receber um Pix! 
Com a conta Mercado Pago, você tem acesso a vários outros serviços gratuitos. E a grande novidade é que os pequenos empreendedores  ainda têm o benefício de não pagar nenhuma taxa de venda com Pix. Taxa zero para contribuir com o crescimento do seu negócio!
 Apenas uma informação para transferir
No momento das transferências, você não perde mais tempo digitando e confirmando informações sobre a conta, agência, nome, CPF e banco. O Pix permite que você use apenas a chave cadastrada pela pessoa que vai receber a transferência, evitando o compartilhamento de vários dados.
 Pagar com QR Code
As compras físicas ficam muito mais práticas e continuam seguras, o cliente chega ao estabelecimento, escolhe os produtos, vai até o caixa e paga usando o celular. Já os lojistas só precisam de um código QR com Pix. 
FONTE: https://meubolso.mercadopago.com.br/vantagens-pix-tudo-que-voce-precisa-saber
· Qual a diferença entre o Pix e outros meios de pagamentos?
O PIX é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).
O que diferencia o PIX dos outros meios de pagamento, é que você pode fazer qualquer tipo de transferência ou realizar pagamentos, em qualquer dia da semana e qualquer horário, até mesmo em feriados. O PIX não tem janelas de compensação, ele é instantâneo.
Outra diferença importante é a questão de custo. O PIX é gratuito para pessoas físicas e pode ser cobrado para pessoas jurídicas. Nos bancos tradicionais, o PIX PJ é cobrado
FONTE https://linkerbank.zendesk.com/hc/pt-br/articles/360050300931-Qual-a-diferen%C3%A7a-entre-o-PIX-e-os-outros-meios-de-pagamento-#:~:text=O%20que%20diferencia%20o%20PIX,%C3%A9%20a%20quest%C3%A3o%20de%20custo.

Continue navegando