Buscar

teclado popular, módulo 1

Prévia do material em texto

TECLADO POPULAR.
Módulo 1. 
Professor: Cauê Silva. 
Professor Cauê Silva, professor de música,artes é matemática. 
Aula de instrumento: teclado. 
Público alvo: adolescentes e adultos.
Introdução ao teclado popular.
O teclado é um instrumento de teclas, que possui vários sons, uma vez que são inseridos timbres, no qual são os registros, pelos quais são instrumentos harmônicos, pois transmitem acordes e é um piano com uma infinidade de sonoridades (Desde a bateria e vários instrumentos). Contudo, embora o teclado seja um instrumento de harmonia, assim como o violão, ele tem uma versatilidade, ou seja, faz a transmissão da melodia e do ritmo, assim como os de corda, nos quais emitem sons, uma vez que as escalas são estudadas.
O teclado é um instrumento que está presente nos ritmos dançantes, por exemplo, o forró, brega entre outros.
Continuação. 
O teclado é um instrumento que proporciona um retorno financeiro na casa dos R$1000 em diante. Contudo, nesse slide, ele será estudado na forma popular, a partir da leitura de cifras, desenho das teclas e até mesmo as partituras com cifras. 
O teclado é um instrumento que é o mais procurado, quando se fala em canções para dançar, por mais que seja caro, ao passo que estudar ele, é treinar o ouvido interno no estudo de percepção musical e percepção harmônica.
Essa ferramenta de trabalho já tirou muito artista da miséria e, seu aprendizado nos ajuda no estúdio, além dos palcos e das salas de aula. 
Tipos de teclado.
Existem 4 tipos de teclado, os quais são:
Arranjador;
Controlador;
Workstation;
Sintetizador;
Teclado Arranjador
É um teclado que arranja, cujo próprio nome já diz, sendo capaz de armazenar ritmos e timbres, o que contribui para ele possui uma memória para este armazenamento. Porém, existem dois tipos de arranjadores, que são:
Arranjador eletroritmo ou Profissional;
Arranjador amador;
Continuação. 
O profissional ou eletroritmo é aquele que possui armazenamento externo/interno ou somente externo ou vice versa.
O amador é aquele que é usado no ensino e aprendizagem do instrumento no ensino básico, nas práticas corais, nas aulas de canto, percepção musical, percepção harmônica, no estudos de teclado, na musicalização entre outros (as) funções. 
Controlador
São aqueles que estão presentes nos estúdios (estúdios profissionais) e home Studios (estúdios caseiros), uma vez que seu funcionamento se dá quando liga o computador em que sua alimentação é feita pela conexão "to host”, sendo o mesmo cabo da impressora, ligados a uma porta USB do computador ou notebook, com a função de tomada, só que direto no computador, sem a tomada, como a da televisão e outros equipamentos eletrônicos, o que acarreta a presença do computador para o seu funcionamento. 
Ele toca as notas dos instrumentos vituais, na daw, na gravação. Sua função é controlar os instrumentos que não são de linha (Reais) na produção musical, garantindo rapidez no trabalho do produtor e do artista.
Workstation.
São instrumentos muito mais complexos, pelos quais são completos, os quais envolvem sínteses sonoras e sequenciadores para composições, arranjos de parte de uma música ou peças de músicas completas. Seu uso está ligado aos estúdios, contudo são, também, perfeitas máquinas para serem usadas nos maiores palcos. 
Sintetizadores 
São instrumentos de teclas, de nível mais avançado que o arranjador. Sua função, como instrumento de teclas, é fazer a produção sonora de sons gerados artificialmente, usando diversas técnicas e, ao invés de ser voltado aos ritmos, como o arranjador, é voltado aos timbres e, sua utilidade está em bandas. 
Um dos gêneros musicais, por exemplo, no qual possui este instrumento, é o Tecnobrega, isto é, um gênero paraense que surge nos anos 2000 para modernizar o brega, com a queda do brega calipso ou brega pop. 
Exercício. 
Pesquise e escolha um gênero dançante e faça um texto, incluindo a história do ritmo dançante com o que está sendo estudado neste slide, no que tange ao teclado. 
Pesquise sobre teclados aarrnjadores profissionais e, escolha uma marca desse teclado, isto é, marcas como holand; casio; yamaha; korg, ou seja, qualquer marca, mais apenas uma, contudo que seja arranjador. Quanto ao korg, não pode ser pa 4x, 3x e nem muito menos 2x, pois são workstation, em outras palavras, só pode ser do pa50 até o pa700, aí pa700 pode. 
O teclado é um instrumento harmônico. Por quê?

Continue navegando