Buscar

FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA E POLÍTICA DO BRASIL -A 2 - QUESTÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GRA160 -FORMAÇÃO SÓCIO HISTÓRICA E POLÍTICA DO BRASIL- ATIVIDADE 2
1-)Com a instituição do Estado Novo, Vargas estabelece uma relação próxima com os trabalhadores, criando medidas para beneficiar o operariado e constituir uma base de apoio ao seu governo. Em 1942, é criada a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), somando-se às demais leis já criadas por Vargas, a partir de 1930. A CLT representou uma nova guinada da política brasileira em direção às questões sociais, e era resultado de intensas reivindicações dos trabalhadores.
A CLT passou a abranger direitos básicos, selecione a opção que NÃO CONDIZ com esses direitos.
Resposta: Micro Empreendedor Individual (MEI)
EBOOK - A CLT passou a abranger direitos básicos, como salário-mínimo, férias, restrição das horas de trabalho, segurança, carteira de trabalho, justiça do trabalho e a formação dos sindicatos. A CLT, em suma, expressou o atendimento das demandas históricas dos operários, mas também, por outro lado, significou um maior controle da classe trabalhista pelo Estado, reduzindo a autonomia dos trabalhadores. Isso ocorria na medida em que, para ganhar os benefícios, era necessário ter a carteira de trabalho, que atribuía a cidadania aos trabalhadores (D' ARAÚJO, 1997).
2-)Sob a ótica de Florestan Fernandes (1973) o desenvolvimento de uma revolução burguesa se processou sob um modo específico de _________. A verdadeira revolução burguesa no Brasil teria se consolidado somente, a partir do _______ de 1964, momento em que o poder da burguesia, vinculado ao capitalismo dependente, se manifesta sobre as diversas dimensões da sociedade.
Resposta: Capitalismo - gol pemilitar
3-)De 1889 até 1930, a política de sucessão presidencial da república seráchamada de “política café com leite”. Como funcionava esse modelo? 
Resposta :Alternância no poder, negociada entre os cafeicultores de SãoPaulo e os produtores de leite de Minas Gerais, ambos, osmaiores centros econômicos do país. Com esse grande acordopolítico, o poder se concentrava nas mãos daqueles quedetinham também o controle da economia, garantindo osinteresses das classes dominantes em primeiro plano.
EBOOK - De 1889 até 1930, a política de sucessão presidencial da república será chamada de “política café com leite”, devido à alternância no poder, negociada entre os cafeicultores de São Paulo e os produtores de leite de Minas Gerais, ambos, os maiores centros econômicos do país. Com esse grande acordo político, o poder se concentrava nas mãos daqueles que detinham também o controle da economia, garantindo os interesses das classes dominantes em primeiro plano (VARES, 2012).
4-)As diversas mudanças nos âmbitos político, social e econômico, começaramcom o golpe militar em 1964. Mas, em 1963, um plebiscito elegeu o regimepresidencialista, com João Goulart como presidente. Seu governo passoupor grandes problemas políticos que o desestabilizaram, culminando nogolpe de 1964. Os militares ficaram no poder até 1985, quando se deu i nícioà redemocratização do Brasil, com a eleição de Tancredo Neves. Esseperíodo ficou conhecido como: Resposta - Modernização conservadora
5-)Como presidente, já em 1930, Vargas fechou o congresso, restringiu asliberdades públicas e os opositores, e se tornou um líder popular e estadista.Vargas se aliou a diversos segmentos, sobretudo os militares, no entanto, oEstado de São Paulo, considerado como o grande motor da nação, nãoestava satisfeito com tal projeto político e exigia novas eleições. Essainsatisfação resultou na luta armada e 1932. Como ficou conhecida essaluta? 
Resposta : Revolução constitucionalista
6-)De 1926 a 1930 o paulista Washington Luís assumiu a presidência, mastambém enfrentou uma crise. Em 1930 no momento das eleições, eleindicou o também paulista Júlio Prestes, como seu sucessor, causando umacrise na política do café com leite, já que se esperava que o próximopresidente fosse de Minas Gerais. O confli to abriu e spaço para outrascríticas e para um desejo de mudança, fazendo aflorar a existência deoutros grupos. Os mineiros, não aceitando o rompimento do pacto,estabeleceram uma aliança com o Rio Grande do Sul e a Paraíba elançaram o nome de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência. Esta união ficou conhecida como: 
Resposta: Aliança liberal
7-)A Primeira República é vista, então, como o momento da história do Brasil,no qual o poder político tem, como expressão, a dominação do latifúndio. Osistema é marcado por três fases, respectivamente: 
Resposta: Implantação, consolidação e crise da primeira república
8-)A monarquia no Brasi l, diante de instabilidade, foi derrubada por um golpemilitar e a proclamação da república se caracterizou por um movimentovindo das elites, resultado da aliança entre os altos setores dos militares doexército e os fazendeiros de café do oeste de São Paulo. Essas ideiasrepublicanas são motivadas pelo movimento teórico intitulado: 
Resposta :Positivismo
9-)Chegadas as eleições de 1894, Prudente de Moraes assumiu o governo. Dequal classe social pertencia? 
Resposta: Elite Cafeicultora Paulista
10-)Selecione a alternativa que preenche as lacunas corretamente: O poder político no Brasil, no período entre 1894 e 1930, ficou restrito aodomínio das grandes _________ que dominavam a cena política. Numprimeiro momento, de 1894 a 1909, vemo s a _ ______ do poder oligárquico.E, logo depois, entre 1909 e 1919, ocorrem os primeiros conflitos dessesistema político, que entra em ____ a partir de 1919 até 1930.
Resposta:Oligarquias – hegemonia - crise

Outros materiais