Buscar

Relatorio Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A diferença entre os filmes “E seu nome é Jonas” e “O milagre de Anne Sulivan” é que no filme, E seu nome é Jonas, o menino sofre de mar aceitação por sua deficiencia, de sua própria familia, que insiste em se comunicar com o garoto apenas através da fala, como por exemplo na cena que seus pais vão buscar tratamento em um instituto para surdos, que tem como politica a oralização, e não é permitido o uso de sinais ou gestos, pois com esses metodos os alunos se tornam preguiçosos e tedem a não ler os labios. Por essa questão e por esta passando por dificuldades financeiras a mãe de Jonas pede ajuda a um casal de surdos para ajuda-lá a ensinar a lingua de sinais para seu filho. Já no filme O milagre de Anne Sulivan, ao contrario de Jonas a pequena Helen tem um temperamento agressivo, e cheia de malcriaçoes por vive em um ambiente familiar sem diciplina, e falta de conhecimento por parte dos pais, o que impossibilita a falta de comunicação entre a jovem e os familiares. No entanto apesar disto sua mãe buscar ajuda de um medico que tem tinha conhecimento notorio em casos parecidos. Atraves desse medico a familia conhece Anne Sulivan que foi enviada pelo mesmo para ensinar Helen a se comunicar atraves da lingua de sinais. E A semelhança entre os dois ambientes familias é que nos dois casos os pais encontram dificuldades semelhantes em saber lidar com a deficiencia dos seus filhos por falta de instrucao acabam contribuindo de forma negativa para o desemvolvimento social e intelectual dos filhos.
No filme “E seu nome é Jonas” o relaciomento de Jonas com seus pais foi motivo de varios conflitos, ate culminar na separcao do casal, o pai sentia vergolha do filho e passou a chamar o garoto de retardado, sua mãe sofreu por não saber educa-lo e ainda mais por ter que carregar essa responsabilidade sozinha , e com dificuldades financeiras após sua separação. No filme “O milagre de Anne Sulivan” o relacionamento de Helen com seus pais era no intanto conflituoso, uma vez que a menina vivia em um ambiente liberalista criado por seus pais, com isto cria-se uma barreira de comunicaçao entre a menina e seus pais, causando frustações e um sentimento de incapacidade nos mesmos fazendo-lhes pensar que a menina não pode ser educada, chegando o pai a pensar que a meniana so tem uma saida, que é ser internada, mas isso não acontece pela insistencia de sua mãe, que convence o marido a procurar um medico adequado para o caso de sua filha.
No filme “E meu nome é Jonas” O primeiro metodo ultilizado foi o metodo de anacronico do instituto que trabalhava na pratica de repeticao da fala ou seja no oralismo que visa reabilitar a crianca em uma sociedade ouvinte, consederando que é anormal quem não ouvir, e quem não falar. O outro metodo foi atraves da lingua de sinais que aprendeu com amigos do “Clube de Surdos” assim o garoto passa a estabelecer relacoes entre as coisas do mundo. No filme “O milagre de Anne Sulivan” o primeiro metodo ultilizado para se comunicar por Helen era atraves do tato, unico metodo que conhecia, com a chegada de Anne Sulivan ela tenta ensinar a Helen a lingua de sinais atraves do tato que é o unico elo entre Helen e o mundo, assim Anne Sulivan desenhada palavras na palma da mão da menina para que ela compreende-se a relacao entre as palavras, as coisas e seus significados.
Sobre as vantagens e desvantagens dos metodos utilizado nos dois filmes a varias opiniaoes diversas. Há quem acredite que se se deve valer todos os meios para se comunicar, inclusive utilizando a lingua de sinais e também há quem acredita que essa linguagem não é ideal, pois a crianca so ira se comunicar com o surdo. A crianca surda tem que desejar viver semelhante ao ouvinte, ela deve assumir sua surdez e ser quem ela é.

Continue navegando