Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS – RESPONDA CADA QUESTÃO E FUNDAMENTE SUA RESPOSTA 
Questão 01 – Marque a alternativa verdadeira (1 ponto):
a)O recurso especial é interposto contra decisão de primeira e segunda instância que fira lei federal.
b)O recurso extraordinário é interposto contra decisão de primeira e segunda instância que fira a Constituição Federal.
c)A repercussão geral é um dos requisitos específicos de admissibilidade do recurso extraordinário, e se ausente na interposição será inadmitido pelo STF.
d)Na inadmissão do agravo interno caberá agravo de instrumento. 
A letra C é verdadeira pois é critério especial de admissibilidade do recurso extraordinário. Segundo o Novo CPC, para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo.
Questão 2 - Luana, vítima de doença associada ao tabagismo, requereu, em processo de indenização por danos materiais e morais contra a indústria do tabaco, a inversão do ônus da prova, por considerar que a parte ré possuía melhores condições de produzir a prova. O magistrado, por meio de decisão interlocutória, indeferiu o requerimento por considerar que a inversão poderia gerar situação em que a desincumbência do encargo seria excessivamente difícil. Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta. 
A) A decisão é impugnável por agravo interno. 
B) A decisão é irrecorrível. 
C) A decisão é impugnável por agravo de instrumento, porque é uma decisão interlocutória de 1 instância. 
D) A parte autora deverá aguardar a sentença para suscitar a questão como preliminar de apelação ou nas contrarrazões do recurso de apelação. 
A letra c está correta pois, todavia, duas situações peculiares, em que uma decisão que indefere a produção de prova é impugnável por agravo de instrumento. A primeira é a decisão sobre o pedido de exibição de documento ou coisa. Por expressa previsão legal, decisão interlocutória que indeferir a produção desse meio de prova é agravável (art. 1.015, VI, CPC). A hipótese será examinada mais à frente, quando da análise do inciso VI do art. 1.015.A segunda, a que se dedica este subitem, é uma hipótese de agravo de instrumento, cuja constatação exige uma sofisticação maior da argumentação.
Questão 3 - O advogado Pedro interpôs Recurso Especial contra acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Ocorre que, no corrente ano, a Vice-Presidência/Presidência do referido Tribunal negou seguimento ao recurso interposto, afirmando que o acórdão recorrido se encontra no mesmo sentido de precedente do STJ, julgado sob o rito dos recursos repetitivos. Nessa hipótese, caso deseje impugnar a referida decisão, o advogado deverá interpor 
A) Agravo de Instrumento, direcionado ao Ministro Presidente do STJ. 
B) Agravo em Recurso Especial, direcionado ao Ministro Presidente do STJ. 
C) Agravo em Recurso Especial, direcionado ao Vice Presidente do Tribunal de Justiça do Estado X. 
D) Agravo Interno, direcionado ao órgão colegiado competente para revisar as decisões do Presidente/VicePresidente do Tribunal de Justiça.
 A letra correta é a D com base legal está no art. 1.030, inc. I e §2º c/c art. 1.021 c/c art. 1.042, parte final.
Questão 4 - Maria propôs ação com pedido condenatório contra Rosana, julgado improcedente, o que a levou a interpor recurso de apelação ao Tribunal de Justiça, objetivando a reforma da decisão. Após a apresentação de contrarrazões por Rosana, o juízo de segunda instância entendeu que o recurso não deveria ser conhecido, por ser intempestivo, tendo sido certificado o trânsito em julgado. Intimada dessa decisão mediante Diário Oficial e tendo sido constatada a existência de um feriado no curso do prazo recursal, não levado em consideração pelo juízo de segunda instância, Maria deverá 
A) interpor Agravo de Instrumento ao Tribunal de Justiça, objetivando reverter o juízo de admissibilidade realizado em primeiro grau. 
B) ajuizar Reclamação ao Tribunal de Justiça, sob o fundamento de usurpação de competência quanto ao juízo de admissibilidade realizado em primeiro grau. 
C) interpor Agravo Interno para o Tribunal de Justiça, objetivando reverter o juízo de admissibilidade. 
D) interpor nova Apelação ao Tribunal de Justiça reiterando as razões de mérito já apresentadas, postulando, em preliminar de apelação, a reforma da decisão interlocutória, que versou sobre o juízo de admissibilidade. 
A letra B está correta, O novo Código Processual Civil, o juízo de primeiro grau não possui mais competência para realizar juízo de admissibilidade da apelação. Art. 1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
§ 3 Após as formalidades previstas nos §§ 1 e 2, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
Art. 988. Caberá reclamação da parte interessada ou do Ministério Público para:
I - preservar a competência do tribunal;
§ 1 A reclamação pode ser proposta perante qualquer tribunal, e seu julgamento compete ao órgão jurisdicional cuja competência se busca preservar ou cuja autoridade se pretenda garantir.
Questão 5 - Sônia e Jarbas eram casados e resolveram propor a ação de divórcio litigioso já que estavam brigando pela partilha de bens. Sônia pediu em tutela provisória que permanecesse na casa em que moravam, e que Jarbas saísse, já que ele se recusava. O juiz indeferiu o pedido de Sônia, aponte o recurso correto
a)agravo de instrumento, porque trata-se de uma decisão interlocutória de 1 instância. 
b)apelação
c)embargos de declaração
d)recurso adesivo
A letra d está correta o recurso adesivo é uma forma subsidiária de interposição de um recurso que poderia ter sido proposto de forma independente. A doutrina costuma referir-se ao recurso adesivo como “recurso subordinado” ou “recurso dependente”. Isso se dá porque há uma relação de dependência ao recurso interposto pela outra parte.
Questão 6 - Sobre recursos repetitivos, marque a alternativa falsa (1 ponto):
a) Sempre que houver multiplicidade de recursos extraordinários ou especiais com fundamento em idêntica questão de direito, observado o disposto no Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal e no do Superior Tribunal de Justiça.
b) O presidente ou o vice-presidente de tribunal de justiça ou de tribunal regional federal selecionará 2 (dois) ou mais recursos representativos da controvérsia, que serão encaminhados ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça para fins de afetação, determinando a suspensão do trâmite de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que tramitem no Estado ou na região, conforme o caso.
c) O relator em tribunal superior também poderá selecionar 2 (dois) ou mais recursos representativos da controvérsia para julgamento da questão de direito independentemente da iniciativa do presidente ou do vice-presidente do tribunal de origem.
d) Somente podem ser selecionados recursos inadmissíveis para o julgamento dos recursos repetitivos. 
A resposta d é falsa e segundo a legislação processual, cabe ao presidente ou vice-presidente do tribunal de origem selecionar dois ou mais recursos que melhor representem a questão de direito repetitiva e encaminhá-los ao Superior Tribunal de Justiça para afetação (incidente no recurso para propiciar que se decida se a questão será julgada sob a sistemática dos repetitivos ou não), devendo os demais recursos sobre a mesma matéria ter a tramitação suspensa.
 
Questão 7 - Sobre recurso especial e extraordinário, marque a alternativa falsa (1 ponto):
a) O recurso extraordinário e o recurso especial, nos casos previstos na Constituição Federal, serão interpostos perante o presidente ou o vice-presidente do tribunal recorrido, em petições distintas que conterão as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão recorrida.
b) O recurso extraordinário é usado para impugnar decisões que contrariam a Constituição.
c) O recurso especial é usado para impugnardecisões que contrariam tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência.
d) A repercussão geral é um requisito de admissibilidade do recurso especial perante o Superior Tribunal de Justiça. 
Questão 8 – Marque a alternativa falsa (1 ponto):
a) A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável.
b) A decisão de mérito, transitada em julgado, não pode ser rescindida quando for fundada em prova cuja falsidade tenha sido apurada em processo, salvo se demonstrada na própria ação rescisória
c) A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida ou, ainda, de simulação ou colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei.
d) A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando violar manifestamente norma jurídica.
1

Mais conteúdos dessa disciplina