Buscar

PROVA I DE CONTABILIDADE PUBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

01) MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público: aprovado através de portarias da Secretaria do Tesouro Nacional, frequentemente vem sofrendo alterações anuais, pois estas são necessárias, uma vez que a STN vem buscando padronizar os procedimentos contábeis e os relatórios com vistas a viabilizar a Consolidação das Contas Públicas do Brasil. No entanto, nem sempre existe unanimidade sobre determinados temas, que uma vez amadurecido seu entendimento, este volta a ser alvo de alterações. Essa padronização dos procedimentos contábeis e dos relatórios é realizada através de reuniões periódicas organizadas pela STN através dos grupos de trabalho denominados GTCON, GTREL e, recentemente, GTSIS. Esses grupos têm sua composição definida através de portarias editadas pela própria STN, tornando assim mais democrática a busca por esta padronização.O que compõe uma das partes do MCASP?
A) Parte III – Procedimentos Contábeis Aplicados as Autarquias e ao Setor Privado.
B) Parte III – Procedimentos Contábeis Gerais.
C) Parte III – Procedimentos Contábeis Específicos.
D) Parte III – Procedimentos Contábeis Mistos.
2) Considerada uma inovação no sistema orçamentário brasileiro, a LDO orienta a elaboração da LOA.Sobre a LDO, assinale a alternativa CORRETA:
A) Prevê metas e prioridades, metas fiscais, parâmetros para renúncias tributárias e programas de duração continuada.
B) Prevê metas e prioridades, mudanças na legislação de tributos, políticas de fomento das agências financeiras oficiais e formas de utilização da reserva de contingência.
C) Prevê metas e prioridades, riscos fiscais, programação de desembolsos e formas de pagamento de precatórios. 
D) Prevê condições para transferências de recursos a entidades privadas e limites para aplicação de recursos em despesas discricionárias.
3) A classificação orçamentária que permite a comparação de dotações recebidas pelos órgãos que integram o orçamento público.A qual classificação o exposto se refere?
A) Por identificador de uso.
B) Institucional.
C) Por categoria econômica.
D) Programática.
4) Na atualidade, a administração pública brasileira está centralizada em órgão públicos, onde ocorre a chamada administração direta. Porém, com a finalidade de oferecer serviços ou obras públicas de melhor qualidade, o Poder Público poderá descentralizar algumas de suas competências administrativas, delegando-as a entidades criadas por este mesmo poder. Tem-se então as entidades da administração indireta, ligadas a órgãos públicos, com maior autonomia administrativa dentro da finalidade para a qual foram criadas. Entre as entidades da administração indireta existem aquelas criadas por lei com personalidade jurídica exclusivamente pública. Executam atividades especializadas, específicas, como, por exemplo os serviços prestados pelo INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e pelo Banco Central do Brasil (BCN). Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito de qual tipo de entidade da administração indireta está se tratando:
A) Empresas públicas.
B) Fundações.
C) Sociedades de economia mista.
D) Autarquias.
5) Sociedade de economia mista é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União ou a entidade da Administração Indireta. Assinale a aternativa CORRETA que representa uma sociedade de economia mista:
A) INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social.
B) Banco Central do Brasil.
C) UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
D) Banco do Brasil.
6) Serviço público é um dos objetos de estudo do Direito Administrativo e, ao buscarmos sua conceituação, vamos nos deparar com uma gama de doutrinadores que buscam defender seu ponto de vista.Qual o conceito de Contabilidade Pública?
A) A Contabilidade Pública é a equação que permite acompanhar todo patrimônio das entidades do setor privado, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. 
B) A Contabilidade Pública é o cálculo que permite validar a evolução do patrimônio das entidades do setor privado, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. 
C) A Contabilidade Pública é o fenômeno que permite acompanhar todo patrimônio das entidades do setor privado, através do fornecimento de informações que visam auxiliar no balancete por parte dos gestores e demais usuários desta. 
D) A Contabilidade Pública é a ciência que permite acompanhar a evolução do patrimônio das entidades do setor público, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. 
7) A administração pública no Brasil é regida por três poderes. Ao poder executivo é atribuída a função administrativa de aplicar a lei e zelar pelo seu cumprimento. Considerando as figuras do poder executivo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Presidente da república e seu vice, governador e seu vice, prefeito e seu vice.
B) Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal de Justiça e Conselho Nacional de Justiça.
C) Câmara dos deputados, Senado Federal, Assembleia Legislativa e câmara de vereadores.
D) Tribunal Regional do Trabalho, Câmara dos Deputados e Senado Federal.
8) A Administração Pública, por seu caráter político e social, deve pautar suas ações com base princípios constitucionais. Conforme o artigo 37 da Constituição Federal/1988 (CF) a “administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Um desses princípios resume que nenhum indivíduo poderá ter suas demandas atendidas pelo agente público de modo exclusivo. Ainda: as ações da administração pública não devem favorecer um ou alguns indivíduos em detrimento de outro(s). Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeuto de qual princípio está se falando:
A) Moralidade.
B) Impessoalidade.
C) Legalidade.
D) Eficiência.
9) Determinadas entidades são criadas por autorização legal com personalidade jurídica de direito privado e sob a forma de sociedade anônima. Possuem controle acionário majoritário do poder público, permitindo, contudo, a participação minoritária de particulares na formação do seu capital. São criadas normalmente com a finalidade de exploração de atividades de caráter econômico, mas podem também ser constituídas para prestação de serviços. O patrimônio destas entidades é próprio, ou seja, não se caracteriza como bem público. Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse tipo de entidade:
A) Sociedades de economia mista.
B) Fundações.
C) Empresas públicas.
D) Autarquias.
10) A Contabilidade Pública é a ciência que permite acompanhar a evolução do patrimônio das entidades do setor público, através do fornecimento de informações que visam auxiliar a tomada de decisão por parte dos gestores e demais usuários desta. Qual a lei da responsabilidade fiscal?
A) Lei 101/00.
B) Lei 101/03.
C) Lei 101/01.
D) Lei 101/02.

Continue navegando