Buscar

atividade 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Banco de Dados I – Marcos Alves Mariano - UNIGRAN
DISCIPLINA DE BANCO DE DADOS I
Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio – ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRANET. 
ATIVIDADES DA AULA 05
01- Explique com suas palavras, e dê dois exemplos de cada um dos graus de relacionamentos (um para um - 1:1), (um para muitos - 1:n) e (muitos para muitos n:n)
No relacionamento de Um para Um (1:1) ele acontece quando cada ocorrência de uma entidade se liga com apenas uma ocorrência de outra entidade. Seria o exemplo que, um gerente gerencia apenas um departamento, logo um departamento possui apenas um gerente.
No relacionamento Um para Muitos (1:n) é onde um elemento de uma entidade se relaciona com muitos elementos de outra entidade. Ex: Um fornecedor pode enviar vários produtos, mas cada produto possui apenas um fornecedor.
E no relacionamento de Muitos para Muitos (n:n) é quando as ocorrências de uma entidade se relacionam com várias ocorrências da outra entidade. Ex: o aluno estuda várias matérias, e uma matéria tem vários alunos.
02- Defina o que são chaves primárias e qual a sua finalidade em uma tabela do banco de dados
Chave primária são aqueles atributos que representam valores únicos que identificam a entidade dentro do domínio e não podem se repetir.
A chave primaria tem a finalidade de proporcionar informações exclusivas, ou seja, ela identifica cada instancia dentro da entidade.
03- Qual a função de uma chave estrangeira em uma tabela? De um exemplo da ligação de duas tabelas através da chave estrangeira.
A Chave Estrangeira tem a função de proporcionar relacionamentos entre tabelas. Nada mais é que o mecanismo que permite a implementação de relacionamentos em um Banco de Dados relacional. 
EX:
Tabela Produtos
- Codigo_produto (chave primária)
- Produto- Categoria
- Preço Data
- Quantidade
- Descrição
Tabela Itens do Pedido
- Numero_pedido
- Codigo_produto (chave estrangeira)
- Quantidade
O codigo_produto consta nas duas tabelas. Em Produtos ele é o campo identificador, ou seja, cada produto deverá ser exclusivo, portanto, uma chave primária. Já em Itens do Pedido o campo codigo_produto poderá constar várias vezes e como ele já é chave primária em Produtos, aqui ele será uma chave estrangeira.

Outros materiais