Buscar

DISCURSIVA - Direito Processual Civil - Recursos, Preced Judiciais e Tutelas de Causas Repet

Prévia do material em texto

DISCURSIVA 
Direito Processual Civil - Recursos, Preced Judiciais e Tutelas de Causas Repet
PERGUNTA: No campo da interposição de recursos, duas circunstâncias são importantes: o juízo de admissibilidade e o juízo de mérito. Para que o recurso venha a ser analisado no caso concreto pelo Tribunal, via de regra, é imprescindível o preenchimento de alguns elementos à luz dos princípios da taxatividade, singularidade e adequação recursais, dentre outros. Somente assim é que a questão submetida à apreciação colegiada poderá ser enfrentada em suas profundas razões, com o deslinde da resolução relativamente ao ato impugnado.
Considerando a disciplina jurídica dos recursos, disserte acerca do juízo de admissibilidade recursal na sistemática do Código de Processo Civil. Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Para a situação apresentada, tratamos o juízo de admissibilidade de um recurso como uma circunstância em que serão conferidos os pressupostos formais que a lei exige para que um recurso seja aceito. A partir do momento que constatado seus requisitos normativos, ele será admitido.
Caso contrário, se os seus requisitos não forem suficientes conforme legislação, o mérito do recurso não chegará a ser analisado e consequentemente não será conhecido/ admitido.
O Código de Processo Civil estabelece uma série requisitos e recursos específicos.

Continue navegando