Buscar

WladimirCourte_TICs7_Amamentação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WLADIMIR COURTE - 2 Período - 2021/2
FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos
TICs 07
	AMAMENTAÇÃO
	FÓRUM DA SEMANA
Quais as dificuldades de amamentação que podem ocorrem em um parto pré-maturo?
R: O RN prematuro normalmente, irá apresentar dificuldade no ato da amamentação devido a limitação na redução da sucção, além da imaturidade fisiológica e neurológica. Outros fatores agravantes, estão relacionados a ao controle inadequado da sucção, deglutição e respiração, ocorrendo de forma mais lenta ao se comparar com outros RN. O bebe prematuro, também se caracteriza por ser mais sonolento e com isso, é necessário que estejam acordados para realizar o ato da amamentação.
Referências: 
	TAREFA DA SEMANA
Quais os estímulos necessários para uma amamentação eficaz? Quais as contraindicações para amamentação?
R: Os estímulos (tátil-cinestésicos, térmicos, olfativos, visuais, auditivos e motores) gerados durante a amamentação favorecem também o desenvolvimento da maturação neuromuscular e das funções orais mais complexas, como a mastigação, a fala e a respiração nasal. A amamentação é um exercício completo para o desenvolvimento da musculatura oral e facial. A interação mãe-bebê durante a amamentação e as experiências interativas decorrentes dessa relação são de grande importância para estimular e favorecer o desenvolvimento do córtex cerebral responsável pelas emoções e pela comunicação social, assim como o desenvolvimento neuropsicomotor (sentar, engatinhar e andar) e de funções vitais como a visão, a audição e a linguagem.
Existem condições relacionadas à criança ou à mãe ou à ingestão de certos medicamentos pela nutriz, que contraindicam a prática do aleitamento materno. São elas: 
1. Relacionadas à mãe: infecção pelo HIV e HTLV; doenças sistêmicas com risco de vida para a mãe (ICC, eclâmpsia…); Doença de Chagas na fase aguda ou quando houver sangramento mamilar evidente; abscesso mamário até que seja drenado e receba antibioticoterapia; 
2. Relacionadas ao lactente: Galactosemia; Fenilcetonúria (caso a monitorização do nível sérico de fenilalanina não seja possível); Síndrome do Xarope de Bordo (distúrbio metabólico pós-natal, caracterizado pelo acúmulo de três aminoácidos de cadeia ramificada – valina, isoleucina, leucina – nos líquidos corporais). 
3. Ingestão medicamentosa pela nutriz: Isótopos radioativos; Quimioterápicos; Amitriptilina; Lítio; Drogas de abuso.
Referências: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/3/unidades_casos_complexos/unidade12/unidade12_ft_aleitamento.pdf 
https://blog.jaleko.com.br/situacoes-especiais-e-contraindicacoes-no-aleitamento-materno/

Outros materiais