Buscar

WladimirCourte_TICs10_CólicaNefrítica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WLADIMIR COURTE - 2 Período - 2021/2
FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos
TICs 10
	CÓLICA NEFRÍTICA
	FÓRUM DA SEMANA
Para que serve a cintilografia renal? Qual a diferença entre os tipos de exame disponíveis (cintilografia)? Como é realizada? Como habitualmente visualizamos as imagens - anterior ou posterior? O termo "tenho quatro rins" frequentemente é dito pelos pacientes. O que habitualmente ocorre, nestes casos?
R: A Cintilografia Renal Dinâmica (DTPA) nos permite avaliar a função glomerular dos rins e a perviedade das vias excretoras urinarias. Quando realizado em associação com inibidores da ECA, permite a avaliação precisa de suspeitas de hipertensão arterial de origem renovascular. A Cintilografia Renal Estática (DMSA) avalia a função tubular e a estrutura anatômica do córtex renal. É um método confiável e acurado para o diagnóstico e acompanhamento de cicatrizes renais.
 
Na DTPA, o paciente deverá esvaziar completamente a bexiga e receberá uma pequena quantidade de radiofármaco na veia. Logo em seguida serão obtidas imagens dos rins e da bexiga. Caso necessário, será administrado medicamento diurético para estimular o esvaziamento dos rins. O processo de obter as imagens dura cerca de 40 minutos. Após o exame, o paciente deverá beber bastante líquido para facilitar a eliminação do material radioativo. Já na DMSA, o paciente receberá uma dose de radiofármacos por via endovenosa e deverá aguardar de 2 a 6 horas para que a substância tenha tempo hábil de se vincular aos rins; não é necessário esperar esse período dentro da clínica; o paciente deverá ingerir bastante líquido e esvaziar a bexiga sempre que for necessário; após esse período, serão feitas imagens dos rins. A duração dessa etapa é de aproximadamente 30 minutos; recomenda-se ingestão de bastante líquido após o exame para facilitar a eliminação do material radioativo.
Ambas as imagens podem ser visualizadas no exame, de forma duplicada, tendo uma visão anterior e posterior de cada rim, o que por sua vez, passa a impressão de que o paciente possua “4 rins”. Entretanto, trata-se de uma duplicação de imagem de cada rim, direito e esquerdo.
Referências: http://www.nucleomed.com.br/cintilografia-renal-dinamica-e-estatica/
https://imeb.com.br/cintilografia-renal-para-que-serve/
	TAREFA DA SEMANA
Considerada uma das dores mais atrozes da medicina, exige atenção imediata. Por que ocorre essa dor?
R: Trata-se de uma dor aguda, oscilante e proveniente do aparelho urinário superior (rins). A mesma é causada por cálculos (pedras) no rim ou no ureter. A partir da obstrução do canal, ocorre a dilatação, ocasionando a dor na região. Além disso, a movimentação desse cálculo, pode ocasionar distensão no canal em que se encontra, proporcionando danos à parede do ureter. 
Qual o nome mais adequado? 
R: O termo médico mais adequado para essa patologia é “cólica uretral" ou “cólica nefrítica”.
Qual o tipo da dor (como o paciente habitualmente refere)?
R: A dor lombar é o sintoma principal, forte, em cólica com irradiação anterior para o abdômen e para baixo em direção ao testículo no homem ou para os grandes lábios na mulher. Se a obstrução for mais baixa em direção à bexiga pode haver dor abdominal e sintomas urinários (micções frequentes, ardência para urinar). Não há posição do corpo relacionada com a dor nem posição que a alivie. Geralmente o paciente está agitado. Náuseas e vômitos frequentemente acompanham o quadro.
Referências: https://www.abcdasaude.com.br/urologia/colica-renal/

Continue navegando