Buscar

Avaliação III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:745210)Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
Prova46304025
Período para responder16/04/2022 - 16/05/2022
Parte superior do formulário
1 Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerado empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, assinale a alternativa CORRETA:
A)  Exercer atividade intelectual, manufaturada e profissional.
B)  Exercer atividade individual, com até um empregado e registro profissional.
C)  Exercer atividade econômica, organizada e profissional.
D)  Exercer atividade organizada, profissional e/ou intelectual.
2 Para que o sujeito possa ser tido como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira contempla aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes afirmativas: I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município. II- Prefeito e Presidente da República. III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. IV- Governador do estado e prefeito. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A)  As afirmativas III e IV estão corretas.
B)  Somente a afirmativa II está correta.
C)  As afirmativas II e IV estão corretas.
D)  As afirmativas I e III estão corretas.
3 O Supremo Tribunal Federal, ao desempenhar sua atividade de interpretação do texto constitucional, estabeleceu o entendimento de que, no texto da Constituição Federal, existem cinco espécies de tributo: imposto, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e as contribuições. Com base nisso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  V  ) O empréstimo compulsório para atender as despesas extraordinárias, decorrente da calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência. No caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, a aplicação dos recursos provenientes de empréstimos compulsórios será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
( V   ) As contribuições possuem destinação específica e, por isso, são classificadas como tributos afetados à execução de uma atividade estatal ou paraestatal específica, que pode, ou não, beneficiar diretamente o contribuinte.
( V   ) O imposto e o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
(  F  ) As contribuições de melhoria, em razão do exercício do poder de política ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou posto a sua disposição.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A)  V - V - F - F.
B)  V - V - V - F.
C)  V - F - F - V.
D)  F - V - V - F.
4 Na condição de uma LINHA TEMPORAL DA RELAÇÃO JURÍDICA TRIBUTÁRIA temos a seguinte sequência:
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Hipótese de Incidência - Fato gerador - Obrigação tributária - Crédito Tributário.
B)  Fato gerador - Hipótese de Incidência - Obrigação tributária - Crédito Tributário.
C)  Crédito Tributário - Fato gerador – Crédito - Hipótese de Incidência- Obrigação tributária.
D)  Obrigação tributária - Crédito Tributário - Fato gerador - Hipótese de Incidência.
5 A Imunidade Musical, prevista constitucionalmente, é prevista no artigo:
Assinale a alternativa CORRETA:
A)  Está disposta no art. 150, inciso V, alínea “b”, da Constituição Federal, trata-se de uma desoneração de impostos objetiva, que incide sobre o objeto de imunidade.
B)  Está disposta no art. 150, inciso VI, alínea “e”, da Constituição Federal, trata-se de uma desoneração de impostos objetiva, que incide sobre o objeto de imunidade.
C)  Está disposta no art. 151, inciso VI, alínea “a”, da Constituição Federal, trata-se de uma desoneração de impostos objetiva, que incide sobre o objeto de imunidade.
D)  Está disposta no art. 151, inciso VI, alínea “e”, da Constituição Federal, trata-se de uma desoneração de impostos objetiva, que incide sobre o objeto de imunidade.
6 Com relação à forma de interpretação da legislação tributária, nos casos de concessão de suspensão ou exclusão do crédito tributário, de outorga de isenção ou de dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias, esta deverá ser feita de forma literal. Esse princípio está determinado em qual artigo?
A)  Art. 111 do Código Tributário Nacional.
B)  Art. 114 do Código Tributário Nacional.
C)  Art. 102 do Código Tributário Nacional.
D)  Art. 110 do Código Tributário Nacional.
7 O Código Civil expressa que "celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício da atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados" (BRASIL, 2002). No Brasil, é possível encontrar diversos tipos de sociedade. A respeito da Lei de Sociedade por Ações, analise as assertivas abaixo e assinale a CORRETA:
I - as ações nesse tipo de sociedade, divide-se em duas espécies mais utilizadas: Ações Ordinárias e Ações Preferenciais. /
II - é permitida a emissão de ações por preço inferior ao seu valor nominal.
III - as ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais ou de fruição. 
IV - tem como característica a constituição de pessoa jurídica de direito público.//
A)  Somente a assertiva II está correta.//
B)  As assertivas I, III e IV estão corretas.//
C)  As assertivas II e IV estão corretas.//
D)  As assertivas I e III estão corretas.
8 Empresário e empreendedor muitas vezes são tidos como sinônimos, contudo, uma diferença básica percebida é que o empreendedor arrisca, inova, já o empresário age com mais cautela, conservadorismo. O ideal seria ser um empresário empreendedor, atingindo o equilíbrio. Para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
A)  Sede própria.
B)  Somente pessoa física.
C)  Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
D)  Atividade econômica não organizada.
9 O conceito de tributo encontra-se descrito no artigo 3º do Código Tributário Nacional (Lei no 5.172/1966), o qual traduz que tributo é toda prestação pecuniária compulsória, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Essa arrecadação ocorre de que forma?
A)  Em emissão de títulos de débitos.
B)  Em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir.
C)  Em emissão de títulos de crédito.
D)  Em créditos da dívida pública.
10 Conhecidas também como acessórias ou mediatas, são aquelas que podem somente detalhar regras introduzidas pelas fontes primárias. Exemplo: decretos, regulamentos, instruções normativas, portarias ministeriais. A que estamos nos referindo?
A)  Fontes formais primárias.
B)  Leis.
C)  Emendas constitucionais.
D)  Fontes formais secundárias.
11 (ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015.
A)  Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
B)  A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramentoda falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
C)  A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
D)  A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando