Buscar

Sistema Reprodutor Masculino e Fluidos Biológicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fluídos Biológicos – AOL4
1. Pergunta 1 - Leia o excerto a seguir:“As aneuploidias, alterações cromossômicas numéricas, presentes nos espermatozoides podem ser o resultado direto de anomalias genéticas constitucionais ou podem ser causadas por erros durante as fases meióticas induzidos pelo ambiente testicular. Um ambiente testicular alterado pode determinar a alteração da genética testicular e controle epigenético, dando origem a uma maior disposição para erros meióticos.”Fonte: BARROS, B. M.; SANTOS, T. S.; CARVALHO, C. Infertilidade masculina de origem genética: uma revisão sitemática. Revista Ciência e Saúde On-line, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 21, 2020.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o sistema reprodutor masculino, pode-se afirmar que o gameta masculino chamado de espermatozoide:
0. é a célula inicial da espermatogênese.
1. carrega metade da informação genética do homem. Resposta correta
2. sofre mutação genética para ser capaz de nadar.
3. possuem grande quantidade de citoplasma na cabeça.
4. é responsável pela fabricação do sêmen.
2. Pergunta 2 - Leia o trecho a seguir:“A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espécies, assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese pode ser caracterizada por três etapas distintas denominadas multiplicação (mitose), crescimento e maturação (meiose), que se diferenciam em vários aspectos na espermatogênese e na oogênese.”Fonte: ARAÚJO, C. H. M. et al. Gametogênese: estágio fundamental do desenvolvimento para reprodução humana. Medicina (Ribeirão Preto), [s.l.], v. 40, n. 4, p. 551, 2007.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espermatogênese, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( ) Espermátide.
( ) Espermatogônia tipo A.
( ) Espermatogônia tipo B.
( ) Espermatozoide.
( ) Espermatócito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
0. 4, 1, 2, 5, 3.  Resposta correta
1. 3, 5, 1, 4, 2.
2. 4, 2, 1, 5, 3.
3. 3, 1, 5, 2, 4.
4. 5, 3, 1, 4, 2.
3. Pergunta 3 - Leia o trecho a seguir:“Para execução da técnica, o espermatozoide é colhido do ejaculado, do testículo, do epidídimo ou do parênquima testicular, através de biópsia. Esses gametas são selecionados individualmente com base em sua morfologia e motilidade. Para tanto, são visualizados em microscópios óticos com um aumento de 400 vezes. Após a seleção, o espermatozoide é manipulado através de microagulhas que permitem a imobilização deste.”Fonte: SARTORIO, G.; LACERDA, N. R.; LIMA, D. V. A seleção de gametas masculinos na injeção intracitoplasmática de espermatozoide fisiológica e morfológica. Revista Ambiente acadêmico, v. 1, n. 2, p. 92, 2015. (Adaptado).Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre epididimite, analise as afirmativas a seguir:
I. O enfisema é uma patologia que pode influenciar no aparecimento da epididimite.
II. A epididimite é uma inflamação que acomete uma estrutura localizada bem acima do testículo.
III. A epididimite pode ser causada por bactéria ou algum trauma local.
IV. A epididimite é de difícil diagnóstico devido à ausência de dor local. 
Está correto apenas o que se afirma em:
0. III e IV.
1. II e III. Resposta correta
2. I e IV.
3. I e III.
4. I e II.
4. Pergunta 4 - Leia o excerto a seguir:“Com relação ao fator idade, estudos demonstram que a qualidade seminal piora após os 40 anos de idade. Estas alterações podem variar desde diminuição na concentração de espermatozoides até diminuição na motilidade, parâmetros de cinética da movimentação até piora na morfologia espermática.”Fonte: PASQUALOTTO, E. B. et al. A análise seminal deve ser requisitada para homens com histórico de fertilidade prévia? Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 28, n. 11, p. 655, 2006.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre motilidade, pode-se afirmar que se classifica com boa motilidade o espermatozoide que: 
0. é produzido em menos de vinte e quatro horas.
1. tem quantidade cromossômica igual à das células somáticas.
2. possui características anatômicas perfeitas
3. nada no sentido correto em direção ao óvulo. Resposta correta
4. tem quantidade de enzimas suficientes em seu acrossomo.
5. Pergunta 5 - Leia o trecho a seguir: “A ITU é um quadro infeccioso muito prevalente entre a população mundial, e estima-se que 86% das pessoas já tenham sofrido com alguma ITU ao longo da vida, especialmente a população feminina, devido a sua anatomia uretral ser maiscurta que o comprimento da uretra masculino, e consequentemente os patógenos podem colonizar mais facilmente a bexiga e o espaço uretral.”Fonte: SILVA, P. P. A. et al. Fatores de risco para infecções no trato urinário: revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 2, 2021.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre anatomia do sistema reprodutor masculino, analise as afirmativas a seguir:
I. A uretra faz parte tanto do sistema reprodutor masculino como do sistema excretor.
II. A vesícula seminal é responsável por liberar substâncias e limpar o resíduo de urina da uretra.
III. O ducto ejaculador leva os espermatozoides do testículo para a vesícula seminal.
IV. O sêmen é formado por espermatozoide, líquido prostático e líquido vesicular. 
Está correto apenas o que se afirma em:
0. I e IV. Resposta correta
1. II e IV.
2. III e IV.
3. II e III.
4. I e II.
6. Pergunta 6 - O epidídimo é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino, de modo que participa diretamente na preparação do espermatozoide. Assim, manter essa região saudável é fundamental para que o indivíduo se mantenha fértil e possa procriar.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre epididimite, pode-se afirmar que na epididimite a inflamação pode se estender a outras áreas, como para: 
0. a próstata, classificando-se como orquiepididimite.
1. a bexiga urinária, classificando-se como pielonefrite.
2. o pênis, classificando-se como apendicite.
3. a vesícula seminal, classificando-se como vesicoepididimite.
4. os testículos, classificando-se como orquiepididimite. Resposta correta
7. Pergunta 7 - Leia o excerto a seguir:“Apenas conhecendo as patologias que dão origem aos sintomas urinários baixos no homem, como é o caso da hiperplasia benigna da próstata e das prostatites, se consegue escolher alternativas para tratar com sucesso, e possivelmente prevenir os efeitos adversos destas patologias na função do aparelho urinário baixo.”Fonte: OLIVEIRA, V.; AMARAL, J.; FERRAZ, L. HBP e prostatite. Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, [s.l.], v. 21, n. 2, p. 201, 2005.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre cultura seriada de Maere e Stamey, ordene os procedimentos a seguir de acordo com a sequência em que ocorrem:
( ) Coleta de sêmen após massagem prostática.
( ) Coleta primeiro jato de urina.
( ) Lavagem correta do pênis e das mãos.
( ) Coleta de jato final da urina.
( ) Coleta de jato médio da urina.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
0. 5, 3, 1, 4, 2.
1. 3, 5, 1, 4, 2.
2. 3, 1, 5, 2, 4.
3. 4, 1, 2, 5, 3. 
4. 4, 2, 1, 5, 3. Resposta correta
8. Pergunta 8 - Após ter relação sexual é comum ficar alguns resíduos do esperma na uretra, uma vez que esse ducto é comum tanto para o sistema reprodutor masculino como para o urinário. Assim, um exame de urina pode conter alguns espermatozoides, tanto em homens como em mulheres. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, pode-se afirmar que o exame de urina após o coito pode diagnosticar patologias como: 
0. infertilidade, uma vez que se observa a incapacidade de movimento do espermatozoide.
1. ejaculação retrógrada, onde o ejaculado passa pela bexiga antes de ser eliminado. Resposta correta
2. câncer de próstata, pela liberação de células cancerosas durante a micção.
3. Síndrome de Klinefelter, pela realização do cariótipo através do exame de urina depois do coito.4. epididimite, onde a infecção é localizada na bexiga urinária. 
9. Pergunta 9 - Leia o trecho a seguir:“Estudos mais recentes em homens normais mostraram que o tempo total para produzir esperma ejaculado pode variar de 42 a 76 dias. A produção diária estimada de espermatozoides por homem varia de 150 a 275 milhões de espermatozoides. Várias estruturas e células testiculares desempenham papéis importantes durante a espermatogênese, enquanto uma ampla variedade de fatores pode influenciar sua qualidade e quantidade. Fonte: BARROS, B. M.; SANTOS, T. S.; CARVALHO, C. Infertilidade masculina de origem genética: uma revisão sitemática. Revista Ciência e Saúde On-line, [s.l.], v. 5, n. 2, p. 21, 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre espermatogênese, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características:
1) Meiose.
2) Células de Sertoli.
3) Células de Leydig.
4) Espermiogênese.
5) Túbulo seminífero.
( ) Aparecimento das características anatômicas típicas do espermatozoide.
( ) Barreira física chamada de hemato testicular.
( ) Ciclo celular que forma gametas.
( ) Local em que ocorre a espermatogênese.
( ) Secreção de testosterona.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
0. 3, 1, 5, 2, 4.
1. 4, 1, 2, 5, 3.
2. 3, 4, 1, 5, 2. 
3. 4, 2, 1, 5, 3. Resposta correta
4. 5, 3, 1, 4, 2.
10. Pergunta 10 - O sistema reprodutor masculino é responsável por produzir as células que serão capazes de fecundar o óvulo dentro do sistema reprodutor feminino, dando origem ao novo ser. Dessa forma é a procriação da espécie humana, importante para manter a descendência da nossa espécie.Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os testículos, analise as afirmativas a seguir:
I. A bolsa escrotal é responsável pela liberação dos espermatozoides.
II. O epidídimo se localiza abaixo dos testículos e é responsável pela maturação dos espermatozoides. 
III. Os testículos precisam ter a temperatura cerca de 2°C mais baixa que o corpo. 
IV. Os espermatozoides se formam dentro dos testículos.
Está correto apenas o que se afirma em:
0. I e IV.
1. I e II.
2. III e IV. Resposta correta
3. II e IV.
4. II e III

Outros materiais