Buscar

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL2

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL 
	1a Questão (Ref.: 202203178412)
	A divisão histórica do tempo deve ser constantemente relativizada, por isso podemos pensar em muitos inícios e muitos fins para Idade Média. Pensando neste prisma, marque a alternativa que melhor define os marcos temporais deste período:
	
	
	Opção Não Respondida
	Econômico - Início- Fim do Escravismo e fim - nascimento do trabalho assalariado.
	Opção Não Respondida
	Política - Início - Coroação de Carlos Magno e Fim - Coroação de Luís XIV.
	Opção Não Respondida
	Política - Início - Desestruturação do Império Romano do Oriente e fim derrota do Império Romano do Ocidente
	Opção Não Respondida
	Religião - Início em Constantino e a afirmação do Cristianismo e fim com Tomás de Aquino e a Reforma Protestante.
	Opção Marcada
	Militar - Início - Invasões Bárbaras e fim - Invasões Turcas.
	
	
	 Questão número 2.2a Questão (Ref.: 202203808504)
	A respeito do período de transição entre a Antiguidade e a Idade Média a historiografia tem questionado alguns termos tradicionalmente utilizados. A este respeito marque a alternativa correta:
	
	
	Opção Não Respondida
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por invasões germânicas enfatizando o caráter de invasão de povos que não tinham contato com Roma e tomaram o Império a partir de violentos combates
	Opção Não Respondida
	Os termos migrações bárbaras tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter bárbaro do processo, onde muitas Igrejas católicas foram destruídas por povos sem fé ou religião
	Opção Marcada
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações germânicas buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de evitar assumir uma perspectiva romana e parcial da história
	Opção Não Respondida
	Os termos invasões germânicas tem sido substituídos por invasões bárbaras buscando enfatizar o caráter migratório do processo, além de ressaltar as características violentas dos povos do norte
	Opção Não Respondida
	Os termos invasões bárbaras tem sido substituídos por migrações bárbaras, enfatizando o caráter migratório de povos bárbaros, sem uma cultura definida e com características de violência natural
	
	
	 Questão número 3.3a Questão (Ref.: 202203178365)
	A organização visigótica no século VII é um bom exemplo de organização de reinos germânicos em que se destacam:
	
	
	Opção Não Respondida
	Guerra civil constante e ininterrupta
	Opção Não Respondida
	A busca de restituirem o Império Romano, busca de todos os monarcas germânicos
	Opção Não Respondida
	Ausência do juramento de fidelidade e crescimento urbano
	Opção Marcada
	Aproximação entre episcopado e elite local influenciando as formas políticas dos reinos
	Opção Não Respondida
	Fragilidade política e social, gerando uma intensa fuga para o campo
	
	
	 Questão número 4.4a Questão (Ref.: 202203089825)
	A Coroação de Carlos Magno por Leão III acabou por ser útil não só para a Igreja, mas para o próprio Rei. Considere as afirmativas abaixo sobre esse evento:
I. O Papa Leão III coroou Carlos como "imperador dos romanos" em Roma numa cerimônia a pedido do próprio Carlos Magno, com o intuito de cobrar antigos favores que o Império havia feito a Igreja.
II. A coroação de Carlos era uma jogada papal numa série de gestos simbólicos que vinham definindo os papéis mútuos da auctoritas papal e da potestas imperial, a cerimônia reconheceu formalmente o império franco como sucessor do romano (ocidental).
III. A coroação deu legitimidade à primazia carolíngia entre os francos, reconhecendo Carlos Magno como alguém que restaurou boa parte do território Romano e expandiu a Cristandade necessitando de um título que comportasse sua importância política.
IV. A coroação de Carlos Magno aproximou a Igreja do Império e diminuiu o afastamento que a Instituição sofria.
V. A coroação de Carlos Magno como primeiro imperador depois do fim do Império Romano Ocidental pelo Papa era uma forma de reafirmar o poder da Igreja e resgatar a imagem de Leão III.
São corretas:
	
	
	Opção Não Respondida
	Somente as afirmativas I-III-V
	Opção Não Respondida
	Somente as afirmativas I-III-IV-V
	Opção Marcada
	Somente as afirmativas II-III-IV-V
	Opção Não Respondida
	Somente as afirmativas I-II-III-V
	Opção Não Respondida
	Somente as afirmativas I-III-IV
	
	
	 Questão número 5.5a Questão (Ref.: 202203319767)
	A dinastia Carolíngia comandou os destino do mundo franco por um bom período. Sobre esse domínio é correto afirmar que: 
	
	
	Opção Não Respondida
	foram reconhecidos pelos romanos como continuadores de seu legado.
	Opção Não Respondida
	não eram conquistadores. Seu território foi todo devassado pelos muçulmanos.
	Opção Não Respondida
	foram substituídos pelos Germanos no domínio sobre o povo franco.
	Opção Marcada
	possuíam uma concepção patrimonial de poder, valorizando as relações pessoais.
	Opção Não Respondida
	seu domínio foi efêmero, pois a Igreja Católica nunca reconheceu sua liderança.
	
	
	 Questão número 6.6a Questão (Ref.: 202203129093)
	Complete a frase: "O feudalismo foi um modo de organização..."
	
	
	Opção Não Respondida
	... social e econômico baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo os palácios como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, pouco hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade).
	Opção Não Respondida
	... cultural e político baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo os metais preciosos como principal bem de riqueza, uma estrutural social com muita mobilidade social, apesar de fortemente hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade).
	Opção Marcada
	... social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando muito de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com pouca mobilidade social, fortemente hierarquizada e com uma política descentralizada (embora houvesse um rei, ele não representava uma forte autoridade).
	Opção Não Respondida
	... social e cultural baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando pouco de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, pouco hierarquizada e com uma política centralizada (o rei representava uma forte autoridade).
	Opção Não Respondida
	... social, político e cultural baseado nas relações servo-contratuais (servis), variando pouco de acordo com a época e o local e possuindo a terra como principal bem de riqueza, uma estrutural social com grande mobilidade social, fortemente hierarquizada e uma política centralizada (o rei representava uma forte autoridade).
	
	
	 Questão número 7.7a Questão (Ref.: 202203338868)
	As Cruzadas marcam a vida da Europa por um longo período. Dentre as afirmativas abaixo, a que melhor caracteriza uma das principais consequências desse movimento é:
	
	
	Opção Não Respondida
	A profunda transformação social que ocorreu no contexto europeu com a extinção total dos laços de servidão, ainda no século XII, e introdução da mão de obra escrava de origem islâmica.
	Opção Não Respondida
	A configuração de uma nova força política emergente no contexto da Europa Ocidental; a figura do soldado cavaleiro.
	Opção Não Respondida
	A reorganização política e territorial do Império Bizantino, fruto dos reforços militares enviados pela Cristandade em auxílio ao imperador e com intuito de reconquistar Jerusalém.
	Opção Não Respondida
	A definitiva reocupação das áreas da Terra Santa por tropas da Cristandade, em detrimento dos exércitos islâmicos, o que mudou a geopolítica local.
	Opção Marcada
	A grande transformação que elas proporcionaramfoi a ampliação das possibilidades de trocas no Mediterrâneo e a introdução no mundo europeu do lucrativo comércio Oriental.
	
	
	 Questão número 8.8a Questão (Ref.: 202203322492)
	As cidades medievais ganharam forte expansão a partir do século X. Podemos indicar como fatores para esse incremento:
	
	
	Opção Não Respondida
	aumento das epidemias no campo e evolução dos mosteiros.
	Opção Marcada
	aumento da produção de excedente agrícola e evolução demográfica
	Opção Não Respondida
	desenvolvimento de técnicas de medicina e temor do ano mil.
	Opção Não Respondida
	estímulo dos senhores feudais e ampliação do comércio interno.
	Opção Não Respondida
	nova leva de invasores que atacavam os campos e aumento da produção.
	
	
	 Questão número 9.9a Questão (Ref.: 202203091019)
	No século X e XI, observamos a presença de uma série de mudanças na Europa Ocidental. Trata-se do período do feudalismo clássico, mas também dos projetos universalistas, eclesiásticos e nobiliárquicos. Entre as principais característica deste projeto podemos citar:
	
	
	Opção Não Respondida
	Que durante a Idade Média Central só podemos falar em um projeto universalista eclesiástico, a partir das reformas gregorianas e dos concílio lateranenses.
	Opção Marcada
	O discurso eclesiástico sobre as duas espadas de Deus. Ambas importantes, uma nas mão do Imperador ou rei, outra na mão dos bispos ou do Papa, mas hierarquizadas afirmando o poder da fé diante do poder secular
	Opção Não Respondida
	Podemos citar como projeto universalista a busca da Igreja em reestabelecer um Império na Europa Ocidental. Primeiro foram os Carolíngios e na Idade Média Central o Sacro Império, até ser estabelecida a unificação eclesiástica e o Império Bizantino tornar-se a representação do Império Universal na terra.
	Opção Não Respondida
	A busca do controle absoluto das mentes estabelecido pela Igreja, uma vez que cria sistemas para que todos busquem somente a salvação, aceitando as mazelas deste mundo e transformando seu poder em único durante a Idade Média Central
	Opção Não Respondida
	Não podemos falar da existência de um projeto Universalista Medieval, neste período. A Igreja controlava as terras e era uma das instituições mais ricas do período, não tendo para tal um enbasamento filosófico ou político.
	
	
	 Questão número 10.10a Questão (Ref.: 202203156214)
	O século XIV, na Idade Média, corresponde a uma fase em que o feudalismo já estava enfrentando sérios problemas, que impunham mudanças. Não fez parte dessa fase de crise do feudalismo o(a):
	
	
	Opção Marcada
	política oficial explicita de contenção da produção agrícola e do crescimento demográfico
	Opção Não Respondida
	aumento da mortalidade provocada pela Grande Fome, que produziu a miséria no campo;
	Opção Não Respondida
	escassez da mão-de-obra servil, devido a epidemias como a "Peste Negra", doença que dizimou grande parcela da população;
	Opção Não Respondida
	desorganização da produção causada pela incidência de guerras, como a Guerra dos Cem Anos;
	Opção Não Respondida
	eclosão de revoltas camponesas desencadeadas pela situação de empobrecimento do homem do campo;

Continue navegando