Buscar

AOL4 literatura infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Literatura Infantil 
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
Nota final
10/10
Pergunta 1
/1
Há toda uma série de projetos de letramento literário voltados para o uso das literaturas infantis. Isso tem como base o uso da literatura infantil para o ensino da leitura ao utilizar textos que se debruçam sobre o imaginário da criança como forma de desenvolvimento cognitivo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiologia da biblioteca infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As literaturas infantis são fundamentais para o ensino da leitura, motivo pelo qual são recorrentes em projetos escolares.
II. ( ) O livro infantil se alimenta da realidade da criança, usando imagens, palavras e construções, o que favorece sua utilização.
III. ( ) A literatura infantil está no mesmo patamar da literatura “adulta” quando o critério é captar a atenção da criança.
IV. ( ) Projetos escolares em bibliotecas que usam obras infantis ocasionalmente abordam temas comuns a textos de outras faixas etárias.
V. ( ) A biblioteca pode desenvolver projetos, independente de considerar o tipo de público-leitor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, V, F.
Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Ouvir os contos de fada e incorporar as imagens que ele apresenta pode ser comparado a espalhar sementes onde só algumas ficarão implantadas na mente da criança. Algumas ficarão trabalhando em sua mente de imediato dependendo o nível de interesse que os contos causam na criança, e o resultado da absolvição do conteúdo e o processo de compreensão do mesmo”.
Fonte: BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007, p. 189.
Há estudos que abordam a importância de desenvolver projetos de leitura nas escolas, considerando o potencial desse espaço em aglutinar os diferentes perfis sociais nos quais as crianças estão inseridas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre leitura e formação, essa afirmação apresenta certa lógica, porque é possível afirmar que, nos dias atuais:
a escola tem o potencial de fomentar esses projetos literários em conjunto a outras atividades formativas.
Pergunta 3
/1
Diferente de um espaço para acúmulo de livros, a biblioteca, cuja palavra vem do grego “biblíon” (livro) e “theka” (caixa), significando o móvel ou lugar onde guardam-se os livros, vai acumulando diversas funções ao longo de suas existências, de modo a influenciar o ambiente ao seu redor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a função formadora, ordene as etapas a seguir de acordo com a sequência que aborda as possibilidades da biblioteca escolar em detrimento da sua função formadora:
( ) Atuação do educador.
( ) Planejamento curricular.
( ) Função cultural. 
( ) Função educativa.
( ) Formação ativa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
2, 4, 3, 1, 5.
Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“O domínio da leitura por si só é gratificante e leva a criança a produzir seus próprios textos com prazer. Aos poucos o pequeno leitor descobre um diálogo com a escrita que lhe abre os horizontes do mundo, as possibilidades de expressão; nesse momento, ocorre uma consciência intuitiva de que há o que buscar e encontrar na literatura.”
Fonte: YUNES, E; PONDÉ, G. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: FTD, 1996, p. 137.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre a natureza da leitura em ambientes escolares, é correto afirmar que:
o contato com a leitura, seja no ambiente familiar ou na escola, potencializa o desenvolvimento do estudante.
Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento recente da literatura juvenil, assim como seu propósito de atrair a atenção de um público adolescente, conduziu, sem dúvida, à introdução de temas com pouca ou nenhuma tradição na ficção infantil e juvenil [...] à abordagem de temas sociais próprios da sociedade moderna.”
Fonte: COLOMER, T. A Formação do Leitor Literário. Trad. Laura Sandroni. São Paulo: Global, p. 283.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As narrativas infantis contemporâneas buscam se reinventar em prol de um novo perfil de leitor.
II. ( ) A abordagem de temas com pouca relação na tradição da literatura infantil é um dos motivos de termos livros infantis sob temática racial.
III. ( ) As novas estratégias utilizadas pelos autores de literaturas infantis consideram um público habituado à prática da leitura.
IV. ( ) Uma literatura que dialoga com novas questões morais é uma característica típica de uma sociedade moderna.
V. ( ) Embora aborde temas contemporâneos, o termo infantil passa a ressignificar os mesmos elementos dos contos clássicos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, V, F, F, V.
Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“[...] ler uma narrativa literária (como ninguém precisa ensinar, mas cada leitor vai descobrindo à medida que se envolve) é um fenômeno de outra espécie. Muito mais sutil e delicioso. Vai muito além de juntar letras, formar sílabas, compor palavras e frases, decifrar seu significado de acordo com o dicionário. É um transporte para o outro universo, onde o leitor se transforma em parte da vida de um outro, e passa a ser alguém que ele não é no mundo cotidiano.”
Fonte: MACHADO, A. M. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, p. 77.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre processos lúdicos, pode-se afirmar que:
as estratégias escolares para o desenvolvimento de hábitos de leituras são prejudicadas pelo uso de metodologias enrijecidas. 
Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“Se é verdade que leitura, antes de mais nada, é processo de interlocução; se é verdade, como aliás já apontamos, que o imaginário pessoal e coletivo se desenvolve a partir do convívio com o grupo social e por força das experiências prévias de mundo de cada um; se é verdade também que a necessidade de ficção é um imperativo categórico para todos os indivíduos, por que então não atentar para essas dimensões todas que a leitura pode ajudar a construir, ao se propor um trabalho da escola nessa área?”
Fonte: ROCCO, M. T. F. A importância da leitura na sociedade contemporânea e o papel da escola nesse contexto. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/lei_a.php?t=002>. Acesso em: 14 out. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre literatura e amadurecimento, é correto afirmar que:
projetos que utilizem a literatura infantil em sala de aula podem implementar nas crianças a dimensão plena do texto literário.
Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“É a criança principalmente que, dentro e fora da escola, passa a ser objeto de maiores cuidados, em virtude, de um lado, do papel potencial que desempenha no mercado consumidor; de outro, porque sua sadia formação intelectual e afetiva é uma das preocupações centrais da sociedade de maneira geral, da família e da escola em particular.”
Fonte: Zilberman, R. A literatura e o ensino da leitura. São Paulo: Contexto, 1988, p. 16.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre o papel da família, da escola e da sociedade na promoção da leitura é correto afirmar que:
o processo de formação de leituras deve ser revisto sob a ótica de diversos atores sociais.
Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“As atividades de contação de histórias oferecem aos alunos momentos prazerosos, chamando a atenção para o interesse de novas leituras, além de proporcionar uma ocupação sadia das horas vagas, enriquecimento do vocabulário, facilidade de expressão, aperfeiçoamento da linguagem e da capacidade de atenção, adquirindo novos conhecimentos e orientação do pensamento.”
Fonte: SOUSA, M. J.; CAVALCANTE, S. C.; BERNARDINO, M. C. R. A importância da leituraescolar como crescimento de formação de leitores. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES, Rio de Janeiro. UNIRIO, 2009. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado a fisiologia da biblioteca infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento de uma biblioteca infantil envolve a concepção de estratégias que visam preparar o leitor para o deleite do texto literário.
II. Dentre uma das metas, a organização de uma biblioteca infantil deve visar o desenvolvimento da competência interpretativa de quem lê.
III. Uma das metas da biblioteca infantil é desconstruir o ensino da literatura da historiografia literária.
IV. Cabe à biblioteca escolar estruturar didaticamente o texto durante o processo de acessibilidade à literatura infantil.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
Pergunta 10
/1
É fato que as bibliotecas escolares possuem suas concernentes responsabilidades, pois não podem depender somente da proatividade dos professores para desenvolver suas atividades de leitura em prol dos alunos. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fisiologia da biblioteca infantil, é correto afirmar que:
a organização da leitura em momentos, como o horário da leitura, tem o potencial de despertar a capacidade crítica do estudante.

Continue navegando