Buscar

AVALIAÇÃO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Durante a década de 1930, o capitalismo mundial passou por profundas transformações, que foram ainda mais intensas com o final da Segunda Guerra Mundial. Estas transformações foram inspiradas nas ideias do economista britânico John Maynard Keynes. Levando em conta o contexto socioeconômico, após a década de 1930, assinale a alternativa CORRETA:
A) O Estado assumiu a responsabilidade de estimular a Demanda Agregada e, dessa forma, garantir emprego e renda para parcelas crescentes da população.
B) As alterações do papel Estado a partir da década de 1930 promoveu, no Brasil, um processo acelerado da produção agrícola.
C) A principal consequência desse conjunto de transformações foi o crescimento do liberalismo econômico conduzido pelos Estados.
D) Umas das consequências positiva destas transformações foi o crescimento superior dos gastos públicos, quando comparado ao dos recursos arrecadados.
2- O mercantilismo foi uma doutrina econômica que surgiu entre o fim da Idade Média e a época de triunfo do Laissez-Faire, portanto, entre 1500 e 1770, época de expansão comercial e marítima de nações europeias.Sobre o mercantilismo, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os mercantilistas defenderam que a economia funcionasse livre de qualquer intervenção, submetida apenas aos mecanismos de mercado, isto é, às leis da oferta e procura.
B) A fim de aumentar o estoque de metais preciosos, defendiam um maior estímulo ao comércio exterior por meio de uma balança comercial favorável.
C) Os mercantilistas consideravam que a riqueza de uma nação provinha da acumulação de metais preciosos: ouro e prata. Estes teriam origem, em grande parte, no comércio externo, mais precisamente, nos saldos que um país acumulava metais preciosos recorrente das trocas comerciais de bens com outros países.
D) Podemos apresentar como representantes do Mercantilismo: Jean-Baptiste Colbert (1619-1683) e Sir William Petty (1623-1687). A grande preocupação destes pensadores era entender como tornar uma nação mais rica.
3- São problemas econômicos fundamentais, com os quais a teoria econômica se depara.A que o exposto se refere?
A) A alocação de recursos produtivos, com a finalidade de produção, e a distribuição de renda para os indivíduos.
B) A alocação de recursos escassos, com a finalidade de produção, e a distribuição de bens e serviços para os indivíduos.
C) O crescimento econômico e a distribuição de bens e serviços no mercado.
D) O crescimento econômico e a distribuição de renda para os indivíduos.
4- Quando se diz que um bem é escasso, significa dizer que ele é raro no mercado, mas precisamos entender o que são os bens e serviços em uma economia. Por “bem” pode-se entender que é tudo aquilo que permite satisfazer determinada necessidade humana. Só faz sentido um “bem” ser procurado se ele satisfazer as necessidades, ou seja, porque ele é útil. Em economia, como são classificados os bens?
A) Bens livres e bens escassos.
B) Bens livres e bens econômicos. 
C) Bens livres e bens eficientes.
D) Bens lentos e bens econômicos.
5- Quando se fala em “fluxo circular da renda de uma economia”, parece soar estranho de início, mas trata-se de algo simples. O primeiro e mais simples fluxo real da economia consiste em uma economia hipoteticamente simples e composta apenas por dois agentes.Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses dois agentes:
A) As empresas e os consumidores.
B) As famílias e as empresas.
C) O governo e as famílias.
D) Os consumidores e os governos.
6- Toda economia opera segundo um conjunto de normas e regras, leis e regulamentos, e por isso é chamado de “sistema econômico”. De maneira geral, os sistemas econômicos podem ser classificados em dois grandes grupos: o sistema socialista ou de economia planificada; e o sistema capitalista ou de economia de mercado. Assinale a alternativa CORRETA que demonstra quantos problemas básicos apresentam-se nas economias planificadas ou socialistas:
A) Apresentam-se quatro problemas básicos.
B) Apresentam-se cinco problemas básicos.
C) Apresentam-se dois problemas básicos.
D) Apresentam-se três problemas básicos.
7- Os agentes econômicos são pessoas, empresas e governo que transacionam entre si dentro de um mesmo mercado. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao governo:
A) Desempenha papel fundamental na economia de qualquer nação. Em sociedades capitalistas, como é o caso da maior parte do mundo, o estado emerge justamente para corrigir as falhas do mercado.
B) No âmbito da ciência econômica, é o termo utilizado para designar uma unidade produtiva que é responsável pela produção e comercialização de bens e serviço.
C) É o termo utilizado em economia para expressar as relações comerciais e de troca entre as diferentes nações. 
D) Refere-se a todos os indivíduos que exercem o papel de consumidores de bens e serviços, com a finalidade de atender as suas necessidades.
8- A organização das atividades econômicas acontece de diferentes maneiras, conforme a orientação político-econômica da cada território. Embora os países tenham assumido uma organização mista e própria, assume-se como exemplo os extremos das economias de mercado e das economias centralmente planificadas. Com relação ao funcionamento de uma economia de mercado, assinale a alternativa CORRETA:
A) Uma parte do fluxo real da economia refere-se à demanda das empresas por trabalho no mercado de fatores de produção e à demanda pelas famílias de bens e serviços.
B) No mercado de fatores de produção, as empresas disponibilizam a força de trabalho produzindo o fluxo real das economias capitalistas.
C) No fluxo monetário estão presentes os pagamentos dos bens e serviços pelas empresas, bem como a remuneração dos fatores de produção pelas famílias e indivíduos.
D) As famílias são responsáveis por unir os bens de capital e produzir mercadorias e serviços considerados úteis e necessários para o conjunto da sociedade.
9- Os agentes econômicos são todas as pessoas, empresas e governo que transacionam entre si dentro de um mesmo mercado. Sobre as famílias, assinale a alternativa CORRETA:
A) Termo utilizado em economia para expressar as relações comerciais e de troca entre as diferentes nações.
B) Todos os indivíduos que exercem o papel de consumidores de bens e serviços, com a finalidade de atender as suas necessidades.
C) Desempenha um papel fundamental na economia de qualquer nação.
D) Termo utilizado para designar uma unidade produtiva que é responsável pela produção e comercialização de bens e serviços.
10- Nessa economia, as questões econômicas são resolvidas por um órgão central, no qual predomina a propriedade pública dos meios de produção, que são os bens de capital, os recursos naturais, bancos, prédios etc .Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a denominação desse conceito de economia mencionada:
A) Economia Capitalista.
B) Economia Planificada.
C) Economia Mista.
D) Economia de Mercado.

Continue navegando