Buscar

Prova 2 ASPECTOS DO DIREITO CONSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1	A Constituição Federal de 1988 consolida a separação dos Poderes, independentes e harmônicos entre si: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. 
Com base nessa premissa, assinale a alternativa INCORRETA:
A	As restrições prescritas ao exercício das competências constitucionais conferidas ao Poder Executivo, incluída a definição de políticas públicas, importam em contrariedade ao princípio da independência e harmonia entre os Poderes.
B	Compreende-se na esfera de autonomia dos Estados a anistia de infrações disciplinares de seus respectivos servidores, podendo concedê-la à assembleia constituinte local.
C	O exercício da função regulamentar e da função regimental decorrem de delegação de função legislativa; envolvem, portanto, derrogação do princípio da divisão dos Poderes.
D	Na Constituição Brasileira de 1824, havia previsão de quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário (que na época era chamado Poder Judicial) e o Moderador.
2	A respeito do instituto da Intervenção, é correto afirmar que a União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma excessão:
A	Garantir o livre exercício de qualquer um dos poderes nas unidades da Federação.
B	Garantir aplicabilidade dos direitos sociais e livre iniciativa.
C	Garantir a solução pacífica dos conflitos.
D	Garantir a autodeterminação dos povos.
3	Podemos dizer que, desde o início do processo de afirmação do constitucionalismo moderno no século XVIII até os dias de hoje, toda e qualquer Constituição do mundo, seja qual for o seu tipo, liberal, social ou socialista, contém sempre como conteúdo de suas normas estes dois elementos: normas de organização e funcionamento do Estado, distribuição de competências e, portanto, limitação do poder do Estado e normas que declaram e, posteriormente, protegem e garantem os direitos fundamentais da pessoa humana. Segundo o entendimento de Baracho (1986) sobre o constitucionalismo moderno, assinale a alternativa CORRETA : FONTE: BARACHO, José de Oliveira. Teoria geral do constitucionalismo. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 23, n. 91, 1986.
A	Uma Constituição rígida, protegida contra as arbitrariedades do poder, ou seja, cujos procedimentos de reforma sejam especiais e dificultados.
B	Uma parte da Constituição é dedicada à transcrição de direitos fundamentais básicos da minoria dos cidadãos contra o arbítrio do Estado.
C	Uma Constituição normalmente escrita, de forma a ser certa, definitiva e inacessível, de modo que a minoria possa exercer seus direitos.
D	Uma parte da Constituição não é destinada à organização racional do poder, tendo como princípio fundamental a divisão de poderes ou de funções, de modo a limitar a atuação do poder do Estado.
4	A Constituição Federal de 1988, ao arrolar os direitos fundamentais no seu Título II que estão inseridos a partir do artigo 5º até ao 17, são classificados em grupos distintos. Sobre a classificação dos direitos fundamentais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Direitos individuais e coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito coletivo, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. ( ) Apenas direito individual, direitos sociais, sem direitos à nacionalidade, sem direitos políticos e direitos relacionados à existência, organização e não participação em partidos políticos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
A	F - F - V - V.
B	V - F - F - F.
C	V - F - V - F.
D	F - V - F - V.
5	Os direitos de terceira geração dedicam-se aos princípios da solidariedade e da fraternidade. São atribuídos genericamente a todas as formações sociais, protegendo interesses de titularidade coletiva ou difusa. Sobre os exemplos de direito de terceira geração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. 
( ) A defesa do consumidor, a paz, a autodeterminação dos povos, o patrimônio comum da humanidade, o progresso e desenvolvimento. 
( ) Esses direitos representam os meios de defesa das liberdades do indivíduo a partir da exigência da não ingerência abusiva dos Poderes Públicos na esfera privada do indivíduo. 
( ) Os direitos de terceira geração identificam-se com "as liberdades positivas, reais ou concretas, e acentuam o princípio da igualdade entre os homens (igualdade material). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A	F - F - V - V.
B	V - F - V - F.
C	F - V - F - V.
D	V - V - F - F.
6	O Estado de Direito é básico e muito importante para o desenvolvimento das sociedades. É dado como fundamento de aparelhamento da coletividade politicamente organizada. Atualmente, a concepção de "Estado de Direito" é indissociável do conceito de "Estado Democrático". Acerca desta temática, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os poderes públicos devem ser exercidos por representantes do povo, visando assegurar a todos uma igualdade formal. ( ) O Estado Democrático de Direito pode ser percebido em qualquer Estado que tem como objetivo a garantia e o respeito das liberdades civis. Nesses Estados, o primordial é o respeito pelos direitos humanos e pelas garantias fundamentais. ( ) No Estado Democrático de Direito apresenta-se um Estado onde consideram-se e se respeitam os direitos humanos e as garantias fundamentais. ( ) Os valores constitucionais são providos diretamente da dignidade humana, tais como o direito à vida, à intimidade, à honra e à imagem. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A	F - V - V - V.
B	V - F - V - F.
C	F - V - F - V.
D	V - F - V - V.
7	Os direitos fundamentais do cidadão, previstos nas constituições, constituem um processo que busca uma igualdade cada vez maior entre os homens. A Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 5º, tratou dos direitos e garantias fundamentais.
Diante dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:
A	Os direitos sociais apenas foram reconhecidos depois da 2º Guerra Mundial, no caso brasileiro, na Constituição de 1946.
B	Os direitos fundamentais encontram seu apogeu no Império Romano, com a edição de várias leis que protegiam o cidadão romano.
C	É na Inglaterra que surgem as principais manifestações referentes ao reconhecimento de direitos que vão incorporar as constituições do final do século XVIII.
D	As constituições que surgem depois da 1ª Guerra Mundial são as que passaram a reconhecer os direitos individuais do cidadão.
8	A Constituição estuda a estrutura e o funcionamento do Estado no intuito de viabilizar as estruturas fundamentais.
Desse modo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta seus principais temas: 
A	Nem todos os poderes públicos são subordinados à Constituição, somente o Poder Legislativo.
B	Quando se fala em administração privada, o aparelho estatal, ou seja, o conjunto formado por um governo e seus agentes administrativos, regulado por um ordenamento jurídico, possui foco.
C	Pode-se entender direito público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses particulares, porém, não pode ser classificado como um ramo do direito constitucional. 
D	É competência do direito público determinar a subordinação entre o público e o privado.
9	A Constituição é uma ordenação fundamental no sentido quantitativo, quando não libera nada. Portanto, para tudo tem, à disposição, ou um mandamento ou uma proibição.  De acordo com o conceito ideal que se identifica fundamentalmente com ospostulados políticos-liberais, considerando como elementos materiais caracterizadores e distintivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 (    ) A Constituição deve consagrar um sistema de garantias da liberdade (esta essencialmente concebida no sentido do reconhecimento de direitos individuais e da participação dos cidadãos nos atos do poder legislativo através do parlamento).
 (    ) A Constituição contém o princípio da divisão de poderes, no sentido de garantia orgânica contra os abusos dos poderes estatais.
 (    ) A Constituição deve ser escrita (documento escrito).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A	V - F - V.
B	V - V - V.
C	F - F - F.
D	F - V - V.
10	Os direitos políticos cuidam das regras que disciplinam as formas de atuação da soberania popular, permitindo ao indivíduo o exercício concreto da liberdade de participação nos negócios políticos do Estado, conferindo os atributos da cidadania. 
Sobre os direitos políticos, assinale a alternativa INCORRETA:
A	A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular.
B	A cidadania é o status de nacional acrescido dos direitos políticos, isto é, de poder participar do processo governamental, tanto de forma ativa quanto passiva. É cidadania ativa aquela que age em eleger seus governantes, e passiva aquela em que também se pode ser escolhido.
C	Da suspensão de direitos políticos – efeito da condenação criminal transitada em julgado –, resulta, por si mesma, a perda do mandato eletivo ou do cargo do agente político, inclusive no caso de parlamentar, – à exceção dos membros do poder legislativo, por exemplo.
D	A cláusula tutelar inscrita no Art. 14, caput, da Constituição tem por destinatário específico e exclusivo o eleitor comum, no exercício das prerrogativas inerentes ao status activae civitatis. Essa norma de garantia não se aplica, todavia, ao membro do Poder Legislativo nos procedimentos de votação parlamentar, em cujo âmbito predomina, como regra, o postulado da deliberação ostensiva ou aberta.

Continue navegando