Buscar

Direitos da Personalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direitos da Personalidade
Conceito: atinentes à condição à dignidade.
Características
Indisponibilidade – absoluta ou relativa – art. 11: estes direitos são indisponíveis, no sentido de que se não pode dispor da sua honra, da sua dignidade, sua imagem. A pessoa não pode transferir para outro, se alienar, se dispor da sua honra, sua liberdade, sua dignidade. Segundo art. 11 os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis. Contudo, a imagem, por exemplo, pode ser cedida, mas há limitação (para edição especifica de uma revista, mas não o uso indeterminado). 
Caráter absoluto: erga omnis. Significa que os direitos da personalidade se impõem a todos, todos devem respeitar os direitos da personalidade do outro. 
Imprescritibilidade: prescrição é a perda do direito de ação para efetivar determinado direito. Art. 189. Os direitos têm prazos para serem exercidos. Na violação do direito de alguém, nasce a pretensão de agir, e há um prazo para agir, que sucumbirá pela prescrição. Os direitos da personalidade não prescrevem, pode ate não exercitar, mas não há prazo para exercer. Contudo, se alguém sofre um dano moral, por exemplo, possui um prazo de três anos para agir, ou seja, os danos têm prescrição, mas não os direitos.
Extrapatrimonialidade (valores existenciais): dizem respeito a valores existenciais do ser humano, não insuscetíveis de apreciação econômica. A honra, a imagem, a dignidade não tem preço. Os valores não têm preço, mas o dano é passível de indenização.
Vitaliciedade: os valores, os direitos da personalidade, são vitalícios, acompanham o individuo desde que nasce até sua morte.
Classificação
Direito à integridade física:
Direito a proteção jurídica do corpo morto ou vivo – tecidos, órgãos. Art. 948 CC – indenizações.
Disposição do próprio corpo – Lei 9434/97; art. 14 CC
Doação em vida – partes destacáveis/renováveis, solidariedade, consentimento expresso.
Doação post mortem – fila (Lei 9.434/97; art. 2º), morte encefálica – altruísmo (não tem escolha). A morte se materializa com a morte encefálica.
Transexual – Res. 1652/02 – mudança de sexo.
- maior. O paciente deve ser maior.
- diagnostico. Havendo necessidade médica se permite a mudança de sexo. Deve haver um diagnostico para que haja indicação para tal tipo de cirurgia.
Autonomia do paciente
- art. 15 CC
- respeito a liberdade; ninguém pode ser submetido a tratamento ou cirurgia. Deve haver liberdade quanto ao tratamento a ser seguido.
- maiores capazes
- consentimento informado; o profissional apenas orienta, agindo em conjunto com o paciente que é esclarecido de todos os riscos, limitações e funcionamento do tratamento. 
Gestação em útero alheio – Res. 1358/92
- entre parentes ate 2º grau. Deve se efetuar entre parentes de ate segundo grau e somente para pessoas que não podem gestar.
-gratuidade. O procedimento deve ser gratuito.
Direito à integridade psíquica ou moral
- honra liberdade, imagem, vida privada e nome.
Direito à honra
Objetiva – reputação, como a sociedade vê o individuo pela sua reputação. Difamação, por exemplo, ataca a boa fama.
Subjetiva – visão pessoal do indivíduo, autoestima. Injuria, por exemplo, violação da honra subjetiva.
Proteção penal e civil – a honra é protegida pela legislação penal, calúnia (imputa-se um crime a alguém no caso de não ser verdade: “Fulano é pedófilo”), injúria, difamação. No direito civil se protege a honra de forma indenizatória.
Direito à liberdade
Ausência de impedimentos
Liberdade física e de pensamento
Direito à vida privada 
- intimidade, segredo; é flexibilizado dependendo do individuo.
- correspondência, sigilos bancário, telefônico. Para um cidadão comum o direito ao segredo se reflete nos sigilos.
Direito ao nome
Nome civil e direito à identificação
 Características: 
- absoluto, vale contra todos na sociedade. (erga omnes)
- indisponível, não se pode dispor, alienar ou vender – para pessoas físicas.
- exclusivo, apenas para pessoas jurídicas.
- imprescritível, pode não ser usado, mas não prescreve, não se perde o direito de usar o nome pelo fato de não usá-lo. 
- inexpropriavel, não pode ser desapropriado, tomado pelo estado.
 - imutabilidade relativa, o nome é imutável, contudo, em algumas situações pode haver alteração, por exemplo, se causar constrangimento ao portador do nome.
- matéria de ordem publica (registro), Lei 6015/73, são normas de ordem publica que regulam os registros da identificação. 
 Elementos: prenome, que pode ser simples ou composto, sobrenome, que também pode ser simples ou composto e agnome, para identificar sua origem, geração, indicado por “filho”ou “neto”.
 Principio da inalterabilidade relativa e hipóteses de alteração: 
- exposição ao ridículo, erro gráfico, inclusão de apelido, adoção, homonímia embaraçosa, grafia em idioma estrangeiro, transexuais são possibilidades para troca do prenome, bem como o art. 56 Lei 6015/73 – pode-se trocar o prenome dos 18 aos 19 anos sem justificativa
- adoção, casamento, divorcio, inclusão, união estável, anulação/ nulidade de casamento, cônjuge/companheiro viúvo (pode retirar o nome do falecido – não há lei, apenas jurisprudência) são possibilidades para troca de sobrenome.
Direito à integridade intelectual
(proteção aos elementos criativo, inteligência humana, liberdade pensamento, direito ao invento)
Direito autoral – Lei 9610/98
Direitos patrimoniais (art. 28) – transmissão inter vivas ou causa mortis, cessão onerosa, ganhos, duração de 70 anos – art. 41. Os direitos patrimoniais do autor estão vinculados com a possibilidade de ganhos com a obra. Os direitos patrimoniais podem ser transmitidos entre vivos, contratualmente, e para os herdeiros do autor ou terceiros que ele tenha legado o direito de explorar a obrar e auferir ganhos com a mesma. Passados 70 anos a obra cai em domínio publico e não se deve pagar mais nada ao autor para ser explorada.
Direitos morais (art. 24) não há cessão, paternidade, ineditismo, integridade, modificação. O autor possui direitos morais/extra patrimoniais, que não são passiveis de cessão. O autor tem o direito de ter seu nome ligado à obra, direito ao ineditismo, que a obra não seja copiada, direito a integridade da obra no sentido de ela não ser sem sua autorização fracionada, deve ser mantida integra como foi concebida e ainda direito de modificar a obra, tem ainda o direito de retirar a obra de circulação.

Outros materiais