Buscar

Programa FCHS: Investimento em Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Folha de Redação <Rn>
Aluno: Filipe Emídio Tôrres______________________ Matrícula:09/0113748___________
Turma:AA____________ Data: 01/12/2009_________ Disciplina: Introdução à Engenharia 
Está redação tem como objetivo apresentar o entendimento do documento FCHS(Programa de Formação de Capital Humano em Software) na visão do aluno e demonstrar conhecimento dos assuntos relatados em aula. O problema em questão é a escassez de profissionais capacitados no ramo de software na indústria nacional. Está é de maneira crescente e tem projeções para vários anos. Pois tal indústria é forte mundialmente e diferentemente acontece aqui. Portanto o governo federal resolveu agir tendo em vista o aumento e qualificação de pessoas nesta área.
Existem quatro frentes de ação do para aumentar e qualificar o trabalho tomadas pelo governo para elevar e melhorar tal mão-de-obra: a reeducação, a reciclagem, a formação e a atração. A reeducação pega profissionais da área de exatas (como engenheiros, administradores e matemáticos) e regulam de acordo com o requerido para a área de informática. A reciclagem viabiliza profissionais da informática formados. A formação cria novas mentes capacitadas com graduações, pós-graduações e cursos técnicos. Já a atração quer difundir o mercado do software para estudantes talentosos, para que criem interesse. Além dessas quatro é importante formar parcerias e fazer um trabalho com todas essas frentes bem integradas. 
Tudo isso está relacionado a um grande investimento, que sem sombra de dúvidas trará um bom rendimento para nosso país no futuro. Um objetivo bem claro é adequar o teor cursos, ou seja, no nosso caso de universidades, criarem uma base de matérias chaves do curso de engenharia de software. Essa base de tal modo que todos os cursos que se prezem seguem-na a risca. Esse conteúdo deve seguir a demanda de empresas voltadas para tais fins. 
O programa foi dividido em cinco módulos subdivididos em três tipos. O primeiro tipo é o finalísticos, ele tem como componentes dois módulos. O primeiro módulo consiste na formação e o segundo na reciclagem e reeducação. O de primeiro deles tem objetivos de médio e longo prazo visando formar especialistas, mestres e doutores e outro é de curto prazo. 
O segundo tipo é o intermediário que também tem dois módulos. A atração de talentos que objetiva aumentar a demanda do curso em médio prazo e criar uma boa imagem da profissão em longo prazo. E também pretende a formação de parcerias para facilitar e expandir o trabalho.
Então o ultimo tipo chamado de estruturantes tem apenas um módulo que é a gestão integrada que é nada mais do que fazer todas as ações em conjuntos para um maior aproveitamento, tanto em relação a economizar tempo quanto em investimentos, maximizando os objetivos. Além de monitorar e gerar novos projetos.
O ciclo de vida do programa consiste de cinco fases numa duração de 6 anos, iniciando em 2006 até 2012. As cinco fases são: implementação, desenvolvimento, revisão, desenvolvimento revisado e término.
O orçamento total do programa é de mais de 470 milhões de reais. O salário bruto médio de um profissional da área é de 4mil reais. Líquido esse valor caí para 3179reais. Conclui-se com esses dados que é extremamente rentável para o Brasil tal investimento, pois trás muito mais lucro do que investimento. O lucro é de aproximadamente de 55% em apenas um ano do término do programa, ou seja, em 2013.
Como resultante do programa é esperado além da qualificação e aumento do número, tanto do corpo docente como de graduados, a promoção e incentivo na área, como prêmios e competições tendo como objetivo atrair mais talentos.
�PAGE �
�PAGE �1�

Outros materiais